31/08/2016

Muritiba recebe 3ª etapa dos Jogos da Amizade dias 03 e 04/09

 

Com a promessa de reunir atletas de diversos municípios baianos, a cidade de Muritiba recebe no próximo fim de semana a 3ª etapa dos Jogos da Amizade – evento organizado pela Associação de Desenvolvimento Comunitário da Cidadania e do Artesanato do Município de Santo Antônio de Jesus (Adecoarte) e que conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

O evento estava previsto para acontecer nos últimos dias 20 e 21 de agosto, mas foi transferido para os dias 03 e 04 de setembro. Em sua 5ª edição, os Jogos foram criados com o intuito de promover o esporte nas cidades do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá, mobilizando esportistas locais, sobretudo no que tange ao preparo físico. Durante os dois dias serão realizadas partidas de vôlei, basquete e futsal. A abertura oficial será no sábado, já com diversas disputas, e o domingo será reservado aos jogos finais e à premiação.

Resultados anteriores

Na primeira etapa, realizada em maio em Governador Mangabeira, tanto no futsal masculino, quanto no feminino, Santo Antônio de Jesus ficou com o título e Amargosa com o segundo lugar. No vôlei masculino, o grupo de Muritiba sagrou-se campeão e Governador Mangabeira foi vice. No feminino da mesma modalidade, o primeiro lugar ficou com a equipe de Governador Mangabeira, enquanto o time de Santo Antônio de Jesus ficou em segundo. No basquete masculino, Itatim foi campeão e Salinas vice.

Ainda em maio, dessa vez em Sapeaçu, a segunda etapa teve Santo Antônio de Jesus com o título no vôlei masculino e no feminino, enquanto os meninos de Muritiba e as meninas de Governador Mangabeira ficaram em segundo. No futsal, pelo masculino, o campeão novamente foi Santo Antônio de Jesus e o vice-campeão Sapeaçu. No feminino, Cruz das Almas levou a melhor e Santo Antônio de Jesus ficou em segundo. O basquete não foi realizado nessa etapa, ficando reservado para Mutiriba. A previsão é que a grande final aconteça em setembro, em Santo Antônio de Jesus.

Exposição fotográfica Viagem a Timbuktu segue em cartaz em Cachoeira

Em menos de duas semanas, a exposição “Viagem a Timbuktu – Fotografias de Edmond Fortier – Da costa da Guiné às margens do Saara em 1906”, na Fundação Hansen Bahia, em Cachoeira, já recebeu mais de 600 visitantes. A ação integra a programação do projeto “Cachoeira Agosto de Todos”. Com curadoria da historiadora Daniela Moreau, as fotografias ficarão expostas até 30 de setembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

As mais de 50 fotografias expostas foram produzidas pelo francês Edmond Fortier, um fotógrafo desconhecido que percorreu mais de 5 mil quilômetros registrando a cidade de Timbuktu, Portal do Saara, norte do atual Mali. Fortier viveu a maior parte de sua vida em Dakar, no Senegal e produziu mais de 4 mil imagens da África do Oeste no início do século XX. De maio a junho deste ano a exposição esteve em cartaz na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, conhecida como Biblioteca dos Barris.

A exposição é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Cachoeira, por meio da Secretaria de Cultura, do Acervo África e da Fundação Hansen Bahia.

  • Serviço:

O que: Exposição “Viagem a Timbuktu - Fotografias de Edmond Fortier - Da costa da Guiné às margens do Saara em 1906”              

Em cartaz: Até 30 de setembro de 2016

Onde: Fundação Hansen Bahia - R. Treze de Maio, 197-373, Cachoeira.

Horário: Terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h / Sábados, das 9h às 13h.

Ministério Público proíbe carreatas e buzinaço em Santo Antônio de Jesus

A Lei Eleitoral trouxe significativas mudanças nas regras e valerá par as eleições de 2016 onde pleitearão prefeitos e vereadores. Tais mudanças na legislação irão alterar significativamente a regra do jogo eleitoral para os partidos políticos e candidatos. Dentre as mudanças se diz a respeito às campanhas, comícios e movimentos populares.

Em Santo Antônio de Jesus as carreatas estão proibidas e segundo informação do Promotor Julimar Barreto, o partido poderá ser punido caso haja desobediência. Segundo o jurista em entrevista a uma emissora de rádio, uma comitiva de veículos, hasteando bandeira em buzinaço poderá ser caracterizado como carreata, “grupos padronizados seguindo um roteiro é caracterizado como carreata. Tudo dependerá da interpretação de quem visualizar o evento. É importante ter atenção a esses tipos de manifestação neste período”, alerta o jurista.

Outro grande problema enfrentado no em cidades circunvizinhas é em relação a poluição sonora onde partidários e simpatizantes extrapolam no volume do som com os ‘jingles’ de campanha, “estamos realizando blitzes e caso o veículo esteja cadastrado na justiça eleitoral, o partido será responsabilizado”, disse. Ainda de acordo Barreto, a fiscalização é de responsabilidade da justiça eleitoral no entanto, a Polícia Militar poderá agir para coibir a contravenção de poluição sonora.

 

 

 

Fonte: Ascom Sudesb/Ascom Ipac/Voz da Bahia/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!