24/09/2016

Agenda esportiva têm eventos em Salvador e no interior

 

Quatro eventos esportivos com apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), prometem agitar este final de semana na capital e no interior. O município de Senhor do Bonfim, localizado no Centro Norte baiano, vai receber, no sábado (24) e domingo (25), a 3ª edição do Pró Bike de Mountain Bike – XCM. Em Santo Antônio de Jesus acontecerão as finas dos Jogos da Amizade e em Salvador vai rolar as finais da 4ª Copa Matatu de Futsal e da 3ª Copa Cosme de Farias.

A 3ª edição do Pró Bike de Mountain Bike começa no sábado, às 18h, quando será realizado o congresso técnico na Praça Nova. Já no domingo, no mesmo local, a partir das 8h, será dada a largada para os mais de 300 ciclistas que vão disputar a prova. A competição, realizada pela Federação Baiana de Ciclismo, soma pontos para o ranking estadual e nacional nas categorias Pró 70 quilômetros – elite feminino, sub 30, máster de 30 a 59 anos – e o Light, com 30 quilômetros para os iniciantes.

Jogos da Amizade

Também no fim de semana, no município de Santo Antônio de Jesus serão realizadas as finais dos Jogos da Amizade – evento criado com o intuito de promover o esporte nas cidades do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá, mobilizando esportistas locais, sobretudo no que tange ao preparo físico –, nas modalidades de futsal, vôlei e basquete.

A cerimônia de abertura acontece no sábado, no Ginásio de Esporte Valdemar Pinto, a partir das 20h, no entanto, as competições terão início mais cedo, às 14h, local onde serão disputadas as partidas de futsal e basquete. Os jogos de vôlei serão realizados no ginásio do IFBA. O torneio é organizado pela Associação de Desenvolvimento Comunitário da Cidadania e do Artesanato do Município de Santo Antônio de Jesus (Adecoarte).

Futebol

Em Salvador, no bairro de Matatu de Brotas, serão disputadas as finas da 4ª Copa Matatu de Futsal e da 3ª Copa Cosme de Farias. A programação começa no sábado, com a disputada da final entre a equipe de Esperança e Jauá, a partir das 16h, no campo de futebol no Vale do Matatu. Já no domingo, a bola vai rolar para final de futsal, quando as equipes de Araçatuba e Nike FC vão duelar pelo título, a partir das 9h30, na quadra do bairro.

As competições são realizadas pela Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDP) e têm como objetivo o estímulo à prática do esporte, além de impulsionar setores como comércio e serviços nos bairros sedes dos jogos.

Somados os eventos desde final de semana, o Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), está investido cerca de R$186 mil, aplicados em infraestrutura, material promocional, material gráfico e premiação.

Atividades movimentam sábado de alunos de projetos

Um campeonato de karatê, uma competição de natação e uma regata prometem agitar o sábado (24) de alunos/atletas de dois projetos que recebem o apoio e a supervisão do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Do Projeto Esporte, Lazer e Inclusão Social, dois eventos – natação, seguida de uma regata – serão realizados, a partir de 07h, na Avenida Beira Mar, no bairro da Ribeira, com o intuito de confraternizar os envolvidos.

Do Projeto Esporte, Lazer e Inclusão Social do Nordeste de Amaralina (Elisna), alunos do karatê seguem para o município de Feira de Santana, onde vão disputar a 2ª Copa Panthers de Karatê Olímpico – Troféu Vilobaldo Moraes Pedreira. O evento – que é organizado pelo Instituto Panthers de Artes Marciais – será realizado no Ginásio de Esportes do Colégio Municipal Joselito Amorim, a partir de 9h, e será uma oportunidade para revelar novos atletas na modalidade, bem como servirá para os atletas veteranos melhorarem o ritmo para a final do Campeonato Brasileiro que ocorrerá no próximo mês em São Paulo.

Ação social

Os dois projetos atendem a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos com aulas gratuitas. As atividades do Elisna são futebol de campo, boxe, capoeira, judô, natação, karatê e ginástica e acontecem no Nordeste de Amaralina, abrangendo também aos moradores de regiões próximas. No outro projeto – que atua na Península de Itapagipe, Jardim das Margaridas e Subúrbio – as modalidades são futebol, ginástica, capoeira, tae-kwon-do, boxe, natação e remo. Juntos, eles somam 3.850 vagas.

Ambos estão em consonância com as políticas do programa Pacto pela Vida, uma ação que tem por escopo fundamental a promoção da paz social, e, para implementar a execução dos projetos, a Sudesb conta com recursos do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep), originados da Secretaria de Promoção à Igualdade Racial (Sepromi) e em atendimento à aplicação do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa.

Jogos Escolares: Atletas da Bahia conquistam seis medalhas no segundo dia de competição

Seis medalhas de bronze foram conquistadas por atletas baianos na quinta-feira, 22, segundo dia de competição dos Jogos Escolares da Juventude, faixa etária de 12 a 14 anos. Três medalhas ficaram com a natação, seguida do judô com duas e uma da luta olímpica, modalidade que pela primeira vez garante a um baiano lugar no podium. Com a medalha também de bronze conquistada na quarta-feira, 21, pela atleta de natação Bárbara Gonzaga de Jesus, a Bahia já soma sete medalhas asseguradas na edição deste ano.

A primeira medalha baiana do dia saiu para o judô, na prova meio leve realizada pela manhã, quando a atleta Jaqueline Ribeiro dos Santos, 14 anos, aluna do Colégio Estadual Rafael Oliveira, mostrou superioridade técnica e derrotou a adversária do Distrito Federal. Jaqueline dividiu o podium com jovens atletas do Amazonas (que também conquistou o bronze), Mato Grosso do Sul (prata) e Alagoas (medalha de ouro). Essa é a terceira participação de Jaqueline em edições dos Jogos da Juventude e a segunda vez que conquista medalha: em 2015, também levou o bronze na prova ligeiro (40kg).

A judoca começou a praticar o esporte no Projeto Social Judô Nova União, que funciona no bairro de Cajazeiras, onde mora a atleta. Neste local, ela treina terças e quinta, mas, a partir de 2011, quando passou a também integrar o projeto da Associação Judô Nova União, no bairro do Stiep, o ritmo de treinamentos intensificou, passando a serem feitos também às segundas, quartas e sextas.

Natação

Na parte da tarde, foi a vez de os atletas de natação fazerem bonito na Vila Olímpica. Bárbara Gonzaga de Jesus, aluna do Colégio Salesiano, subiu ao podium pelo segundo dia consecutivo, desta vez para receber o bronze pelo terceiro lugar na prova 100 metros livre. Logo em seguida, foi a vez de Theo Teixeira Esteves também assegurar o bronze na prova 100 metros livre. Estreante nos Jogos Escolares, João Carlos Barros Silva, 14 anos, foi o terceiro atleta baiano de natação a subir no podium na tarde de quinta, conquistando medalha de bronze na prova 50 metros peito.

Além de terem assegurado as medalhas, os três atletas de natação têm em comum o fato de receber apoio financeiro do Governo do Estado: Bárbara e João recebem 600 reais mensais pelo Programa Bolsa Esporte (categoria nacional B), enquanto Theo tem o incentivo do Programa FazAtleta.

Acompanhando o filho João Carlos na competição em João Pessoa, Marilene Mendes de Barros – uma dos 20 familiares de atletas sorteados pela Sudesb para integrar a delegação baiana – estava bastante emocionada pela conquista do seu menino. “Estou muito feliz e emocionada. É maravilhoso estar vivendo essa experiência ao lado de meu filho. E estou aqui graças a essa possibilidade criada pela Sudesb de trazer alguns pais para essa etapa nacional dos Jogos. É uma emoção muito grande ver meu filho e tantas outras crianças vivenciando essa experiência, sabendo que muitos deles estão andando de avião pela primeira vez, estão conhecendo uma hospedagem de hotel, além da oportunidade de se relacionar com outras pessoas e culturas”, observou Marilene.

Judô

O judô e a luta olímpica contemplaram a Bahia com as duas últimas medalhas do dia: o judoca Gabriel da Conceição Ferreira, 13, aluno da Escola Municipal Antonio Carlos Magalhães, conquistou o terceiro lugar na prova super ligeiro, e Leon Santos, 14 anos, deu a primeira medalha ao estado na modalidade Luta Olímpica (essa é a segunda vez que a Bahia traz atleta desse esporte para a etapa nacional – a primeira foi na edição de 2015). Leon, aluno do Colégio Estadual Abílio Cesar Borges e integrante de projeto social financiado pela Sudesb, conquistou o bronze na prova super ligeiro.

Nesta sexta-feira, 23, terceiro e último dia de competição, os atletas baianos voltam a disputar mais medalhas. As meninas da Ginástica Rítmica Alana Barbosa e Lara Louise Medrado estão classificadas para a prova final.

Na natação, atletas disputam provas com chances reais de medalhas, assim como o judô, que participa das provas por equipes no masculino e no feminino. Os meninos e meninas do atletismo, em sua maioria dos municípios de Juazeiro e Jaguarari, voltam às provas de pistas e de lançamento de discos e de dardos, mas pela pontuação obtida nas etapas classificatórias já não disputam mais medalhas.

Principal celeiro de revelação de jovens atletas do país, os Jogos Escolares da Juventude têm organização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), em parceria com Ministério do Esporte e Organizações Globo, recebendo também apoio do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa e patrocínio da Coca-Cola.

 

Fonte: Ascom Sudesb/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!