13/01/2017

Juazeiro: Marinha aumenta fiscalização para evitar afogamentos

 

A Marinha intensificou a fiscalização ao longo da margem do Rio São Francisco para evitar afogamentos e outro tipos de acidente durante o verão. Em Juazeiro, na região norte da Bahia, o esquema também conta com apoio do Corpo de Bombeiros, que disponibilizou um efetivo para fiscalizar e orientar os banhistas.

Além dos alertas sobre os perigos de mergulhar sozinhos, ou nadar até regiões mais fundas, os bombeiros também alertam para os problemas que podem ser ocasionados por quem ingere bebida alcoólica, ou muita comida, antes de entrar no rio.

“Não faça essa mistura de bebida com água do rio porque realmente é perigoso. Há pessoas também que se alimentam muito e vão para a água. Se a pessoa tiver um mal súbito no local onde tenha água acima do joelho, certamente ela poderá se sentir mal, e daqui que alguém perceba que ela caiu, pode ser fatal”, explicou o tenente do Corpo de Bombeiros, Leonilton Moreira.

Para quem leva crianças, também existe a preocupação de não deixar que elas fiquem sozinhas na água. A recomendação é de que um adulto sempre esteja acompanhando de perto enquanto as crianças estão na água, regra que é seguida a risca pelo técnico em radiologia Gilmar Guimarães.

“Entrou no rio, a gente tem que ter atenção 200%. Filho a gente tem que ter o máximo de cuidado né? Porque qualquer vacilo a gente está perdido”, disse Gilmar, que acompanhava o filho de três anos na água.

Chesf inicia recuperação do Reservatório de Itaparica

A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) iniciou a recuperação do nível do Reservatório de Itaparica, da Usina de Luiz Gonzaga, em Petrolândia (PE), Sertão de Itaparica, por meio da elevação da vazão de Sobradinho (BA). O objetivo é específico: transferência de água. Até o final do mês de janeiro, a Chesf espera que Itaparica retome o patamar de 10% de seu volume útil (atualmente está em cerca de 6%).

A Companhia esclarece que a redução no nível do reservatório de Itaparica é para garantir a segurança da navegação, conforme solicitação da Prefeitura de Penedo (AL), para a realização da Procissão Fluvial do Glorioso Bom Jesus dos Navegantes, ocorrida no último domingo (8).

Aumento de vazão em Sobradinho muda o cenário abaixo da barragem

Ribeirinhos às margens do Velho Chico, abaixo da barragem de Sobradinho, se surpreenderam com o aumento do nível de água do rio, de ontem para hoje, sem que chuvas torrenciais tenham se concretizado ao longo da calha.

Na ilha do Rodeadouro, como mostram as fotos, as águas tomaram espaços antes destinados às mesas de barracas e cobriram bancos de areias formados ao longo dos meses de estiagem.

O aumento do nível tem uma razão: Para recuperar o nível do reservatório de Itaparica, em Petrolandia (PE), a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) aumentou o nível de vazão na Barragem de Sobradinho. A operação, prevista para este mês de janeiro, pretende aumentar para pelo menos 10% o nível no reservatório em Itaparica. Atualmente o nível nesse reservatório é de 6%.

Em nota a Chesf esclareceu que a operação tem como um dos objetivos, a garantia da navegação na região de Penedo (AL), onde acontece, neste mês, a Procissão do Bom Jesus dos Navegantes.

Festa dos vaqueiros de Curaçá é declarada patrimônio imaterial da Bahia

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou Projeto de Lei de autoria da deputada Fabíola Mansur (PSB), que declara a Festa dos Vaqueiros de Curaçá, no norte do Estado, Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. Curaçá está localizada no Vale do São Francisco, região que se destaca pela produção de diversas manifestações culturais que exteriorizam a força do seu povo. A Festa dos Vaqueiros é uma delas.

A comemoração tem sua origem no ano de 1953, e foi idealizada pelos moradores da cidade com o objetivo de homenagear o centenário do município. A festividade é considerada uma das maiores manifestações culturais do Vale, reunindo centenas de pessoas – entre vaqueiros, homenageados da festa, moradores da região e turistas de todo o Brasil.

A parlamentar comemorou a aprovação do seu projeto. “É importante que a cultura nordestina e baiana seja cada vez mais valorizada. São muitas as manifestações culturais em nosso Estado, no Sertão, no Recôncavo, no Litoral, nos quatro cantos da Bahia. Precisamos valorizá-las, essa cultura não pode se perder. A partir do momento que essa celebração tradicional se torna Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, o governo passa a ter responsabilidade em sua manutenção e na divulgação, ou seja, valorização e fortalecimento da cultura”, ponderou Fabíola.  para conhecer mais sobre o projeto, é só acessar aqui.

O chefe do Executivo, Rui Costa (PT) vetou três pontos do projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa, mantendo apenas os artigos primeiro e quarto.

Foi vetado o parágrafo único que previa: “O Estado arcará, no que couber, com os custos da organização da festa disposta no caput, tendo por escopo alavancar a economia da região”.

O artigo segundo também foi vetado e transferia para o estado a responsabilidade pela “ampla divulgação” do evento.

Em seu artigo terceiro, o projeto estipulava que as despesas da festa seriam arcadas pelo governo estadual, e também foi vetado por Rui Costa.

Glória: Oposição pede cassação de mandado do prefeito recém empossado

O prefeito eleito de Glória, distante 6 KM de Paulo Afonso, David Cavalcanti (PP) mal assumiu e deve enfrentar ainda esta semana novo processo impetrado pelos advogados da oposição no município, encabeçado pelos ex-candidatos a prefeito e vice, respectivamente, José Policarpo e Carlinhos do Brejo. Eles pedem a cassação do mandato e a inelegibilidade do gestor por oito anos.

Para a oposição com base na denúncia flagrada pela própria justiça eleitoral, David teria montado um esquema de compra de votos que lhe garantiu a vitória em outubro. Como toda Glória e até em Marte já se sabe, a justiça apreendeu no dia anterior as eleições R$ 82 mil no interior de um veículo conduzido por dois funcionários da prefeitura. Mesmo com a pre disposição da Justiça Eleitoral de  dar sequencia ao caso, um eleitor da oposição sentencia que: “Com a velocidade da nossa Justiça, o David será reeleito em 2020 e os processos ainda vão estar na gaveta do juiz”.

 

 

Fonte: G1/BlogdoGeraldoJosé/BobCharles.com/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!