25/02/2017

Cidades oferecem programação alternativa ao carnaval

 

O feriado de Carnaval, um dos mais esperados por boa parte dos brasileiros, é também a oportunidade que muitos viajantes procuram para sair da folia e encontrar lugares mais calmos para desfrutar os dias de folga.

Muitas cidades brasileiras oferecem opções de lazer que vão além da folia tradicional dos trios elétricos, do samba e blocos de rua, e atendem a todos os gostos, desde a apreciação às belezas da natureza, a aventuras em trilhas, banhos de cachoeiras, conhecer vinícolas, praias, cidades históricas e um pouco mais da história do País.

  • Conheça alguns destinos:

Chapada Diamantina – Bahia

Localizado no coração da Bahia, o Parque Nacional Chapada Diamantina é uma boa opção para quem gosta de aventuras, com trilhas, cachoeiras, rios, grutas e cânions. A Chapada guarda alguns dos mais belos conjuntos de cachoeiras do Brasil. São centenas de quedas d'água jorrando entre penhascos. A Cachoeira da Fumaça, uma das mais altas do País, com mais de 340 metros de altura, está entre as atrações mais procuradas. A trilha para alcançar o topo da queda d’água tem 6 quilômetros.

A região também se destaca por possuir o maior acervo espeleológico da América do Sul, com cavernas de beleza cênica e grande importância científica.

Lençóis Maranhenses – Maranhão

Caminhar sobre as areias brancas do maior campo de dunas do Brasil, refrescar-se em lagoas de água cristalina e observar o pôr do sol são experiências únicas que o viajante encontra nos Lençóis Maranhenses.

São 155 mil hectares de paisagem deslumbrantes, com dunas de até 40 metros de altura e lagoas de água doce e cristalina. O Parque é considerado uma formação geológica rara no planeta, apresentando um ecossistema único e riquíssimo, com a restinga, o manguezal e um campo de dunas que ocupa 2/3 da área total da unidade. As dunas chegam do litoral adentrando em até 25 Km da costa e as inúmeras e límpidas lagoas se formam no período chuvoso da região.

Pirenópolis – Goiás

A histórica Pirenópolis está entre os destinos favoritos para o feriado de Carnaval do Centro-Oeste. Rodeada pelas serras dos Pireneus, que reúne a fauna e a flora típicas do cerrado brasileiro, além de nascentes, rios e cachoeiras, Pirenópolis também reúne religiosidade e história. O clima bucólico, casarões do século XVIII, igrejas, museus e ruas de paralelepípedos conduzem o turista a uma viagem no tempo dessa cidade que foi tombada como patrimônio histórico.

O visitante também pode fazer turismo rural e conhecer fazendas históricas do século XVIII, que oferecem fartos cafés rurais, caminhadas, cavalgadas, banhos de cachoeiras e esportes de aventura, além de conhecer santuários ecológicos.

Santarém – Pará

Conhecida como Pérola do Tapajós, Santarém é uma agradável cidade paraense, localizada na região central da Amazônia e considerada um santuário natural que atrai visitantes de todas as partes do mundo. É em Santarém que o turista pode presenciar o espetáculo do encontro das águas dos rios Amazonas e Tapajós, que fluem por quilômetros, lado a lado, sem misturar suas águas de cores e densidades diferentes.

Na região, há florestas protegidas, cachoeiras, igarapés, rica fauna e flora, além dos lagos e praias formadas ao longo do Rio Tapajós, que fazem a alegria dos ecoturistas que buscam um contato profundo com a natureza. A praia mais famosa é Alter do Chão, considerada uma das mais belas do mundo, por suas areias brancas, água clara, morna e de um azul transparente.

Brumadinho – Minas Gerais

O maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo, Inhotim, se encontra em Brumadinho. O Instituto reúne, em um único local, natureza exuberante e um acervo com aproximadamente 500 obras de artistas contemporâneos. As peças são expostas em galerias e espalhadas pelos jardins, que teve o seu projeto inicial inspirado na obra de Burle Marx. O Jardim Botânico possui 4.500 espécies e ocupa uma área de 97 hectares.

Brumadinho também oferece muitas opções para os amantes de esportes radicais. A Serra da Moeda, além de ser muito conhecida por sua beleza cênica e pelas opções de gastronomia, figura entre os melhores locais do País para a prática do voo livre; esporte que proporciona charme e colorido a linda paisagem local.

Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves é um dos principais destinos para os amantes de vinho do País. A cidade, localizada na Serra Gaúcha, é um convite para viajar por casas antigas, restaurantes temáticos e vinícolas, onde o turista pode participar da colheita da uva, aprender sobre o processo de produção da bebida e degustar um bom vinho para aguçar o paladar.

Na região, também é possível fazer o famoso passeio de Maria Fumaça. A animada viagem de duas horas leva à cidade de Carlos Barbosa, com parada em Garibaldi. O embarque acontece durante uma degustação de vinhos e, ao longo do percurso de 23 quilômetros, grupos folclóricos percorrem os vagões cantando e dançando músicas típicas.

Bonito – Mato Grosso do Sul

Bonito figura entre os mais belos destinos do mundo para os amantes de ecoturismo. A cidade oferece opções de mergulho, flutuação em águas cristalinas, banhos de cachoeiras, visitas a grutas e cavernas entre outras aventuras. Boa parte das belezas do lugar se encontra nas entranhas da terra, como as grutas do Lago Azul, São Miguel e Abismo Anhumas.

A queridinha da região é a Gruta do Lago Azul, tombada pelo Iphan e localizada em uma área de preservação ambiental. Após 10 minutos de trilha em meio à vegetação nativa, o viajante chega à escada para descer à gruta em que os encantos vão se mostrando degrau após degrau. O efeito formado pelas estalactites impressiona. Ao fundo (60 metros e 300 degraus abaixo), está o pequeno lago intocável.

Jericoacoara – Ceará

O cenário paradisíaco de Jericoacoara garantiu à praia cearense o posto de destino número um da América do Sul e sua colocação entre os três melhores do mundo.

As atrações locais incluem a prática de esportes radicais nas praias e lagoas da região e também a contemplação de monumentos naturais como a Pedra Furada, principal cartão-postal de Jericoacoara. Há ainda passeios de canoa pelos belos manguezais do Rio Guriú, onde é possível observar cavalos-marinhos.

Angra dos Reis – Rio de Janeiro

A cidade de Angra dos Reis se destaca pela natureza exuberante, praias de água cristalina e areia branca. O destino conta com 365 ilhas e belas praias que podem ser percorridas por meio de passeios de lancha, escuna ou taxi-boat. De Angra também partem barcos para Ilha Grande, a maior ilha da baía, onde não há circulação de carros.

Os amantes da natureza também podem aproveitar para fazer um dos passeios mais requisitados da região, que são as trilhas que levam a cachoeiras e praias reservadas. Dentre as praias imperdíveis estão Lopes Mendes, Saco do Céu e Cachadaço.

Foz do Iguaçu – Paraná

Em Foz do Iguaçu, o visitante pode visitar as Cataratas, que são consideradas uma das “Sete Maravilhas Naturais do Mundo”. O Parque Nacional de Iguaçu, que faz divisa com a Argentina, proporciona aos visitantes no lado brasileiro uma visão privilegiada das quedas, com dimensão panorâmica.

O local tem como principais atrativos as trilhas guiadas para conhecer a biodiversidade local e os passeios de lancha próximo às quedas d'água, além do passeio de helicóptero para contemplar a vista panorâmica das Cataratas do Iguaçu, da Usina Hidrelétrica de Itaipu e do Marco das Três Fronteiras.

 

Fonte: Portal Brasil/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!