04/03/2017

Remanso: Prefeitura divulga as atrações da Micareta de 2017

 

As principais atrações contratadas pela prefeitura de Remanso foram divulgadas durante uma entrevista do prefeito Zé Filho na Rádio Comunitária Zabelê FM, ocorrida na manhã desta sexta-feira (03/03).

Entre as atrações que vão animar a maior festa do município estão: Harmonia do Samba, Duas Medida, Banda X-10, Babado Novo, Seu Maxixe, Cheiro de Amor e Guig Ghetto.

A micareta de Remanso, considerada, a maior festa da cidade será realizada no período de 28 a 30 de abril.

  • Veja as atrações:

28/04 – sexta-feira

Babado Novo

Seu Maxixe

29/04 – sábado

Duas Medida

Banda X-10

Harmonia do Samba

30/04 – domingo

Cheiro de Amor

Guig Ghetto

Remanso e região receberão recursos para obras para aliviar os efeitos da estiagem

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) assegurou R$ 579 mil para 11 municípios do Norte baiano. O valor irá financiar ações que contribuem para o acúmulo de água de chuvas na zona rural das cidades, cuja população convive com os efeitos da estiagem prolongada.

O repasse será aplicado na execução de obras e serviços de engenharia civil para construção, limpeza ou desassoreamento de 40 aguadas. Em alguns municípios, como Mirangaba e Ourolândia, os trabalhos já começaram. Também vão receber a ação comunidades rurais de Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Curaçá, Sento Sé, Remanso, Pilão Arcado, Juazeiro, Glória e Chorrochó.

“Agora é só esperar a chuva”, comemora o produtor familiar Adelício Gomes da Cunha, da fazenda Riacho Branco, em Mirangaba, onde uma aguada já foi concluída. Ele mantém, junto a três filhos, um pequeno rebanho de bovinos e planta mandioca, feijão, milho e capim para forragem.

Os recursos federais investidos na ação são do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por emendas parlamentares; os trabalhos ficam a cargo da 6ª Superintendência Regional, sediada em Juazeiro.

Reservatórios

A ação tem como objetivo melhorar a condição dos reservatórios já existentes e a construção de novos para acumulação de água da chuva – que pode ser utilizada por um período de até um ano, dependendo do índice pluviométrico anual da região.

As aguadas já existentes e as previstas para construção possuem um volume de acumulação que varia entre 7 e 21 metros cúbicos de água. O líquido acumulado é usado na dessedentação animal e em pequenos cultivos, como de hortifrutigranjeiros ou de forragem para sobrevivência de pequenos rebanhos.

No interior dos municípios de Campo Formoso, Curaçá, Glória, Juazeiro, Pilão Arcado e Remanso, a iniciativa vai beneficiar cerca de 20 agricultores familiares em cada um, totalizando algo em torno de 120 famílias.

Em Sento Sé, serão 40 famílias com acesso à água facilitado. Já em Ourolândia, a previsão é de que as aguadas atendam 50 famílias. Nas localidades rurais dos municípios de Chorrochó e Mirangaba, cerca de 60 famílias, em cada um, deverão ser beneficiadas. O maior número de beneficiários está concentrado no município de Campo Alegre de Lourdes: 70 famílias. O prazo para conclusão dos trabalhos em todas as localidades previstas é de dez meses.

Juazeiro: Artistas ocupam CC devido a ‘abandono’ de gestão

Artistas de Juazeiro, no Sertão do São Francisco, ocupam as dependências do Centro de Cultura desde a noite de quinta-feira (2).

Os manifestantes acusam o abandono do equipamento cultural por problemas de gestão, agravado como o não pagamento de funcionários que estão sem salários há cerca de três meses.

“Vamos ocupar o espaço até que o governo do estado nos dê uma resposta concreta. O Centro de Cultura está abandonado e sem segurança”, protestou Elder Ferrari, ator e diretor, e presidente do Conselho Municipal de Cultural.

O grupo teve uma reunião nesta sexta-feira (3), com a participação dos deputados Roberto Carlos (PDT) e Zó (PCdoB), representantes da cidade, como forma de encontrar a solução para o caso.

Dentre os manifestantes, há grupos de teatro e dança que são residentes, ou seja, que dependem do espaço para ensaios.

O problema atinge funcionários de segurança e serviços gerais.

Uma carta, em que os artistas relatam o problema do local, deve ser dirigida à Secretaria de Cultura do Estado (Secult) ainda nesta sexta.

Juazeiro recebe o “Projeto Sarau Ser-Tão da Gente”

A pluralidade é a marca fundamental do nosso território, somos sertanejos, ribeirinhos urbanos e rurais, dessa forma, nossa região apresenta uma gama muito rica de expressões culturais, são poetas, músicos, declamadores, cordelistas, pintores e grupos de expressão popular que produzem arte ao mesmo tempo em que revelam a natureza da identidade de nossa região.

O Sarau Ser-tão da gente é uma festa lítero-musico-visual, composta por artistas, agentes culturais e grupos de diversas expressões simbólicas do Território de Identidade do Sertão do São Francisco, e tem o intuito de contribuir para a valorização, preservação e promoção dos seus traços identitários, através da realização de oficinas (cordel/repente/xilogravura), de bate-papos e mesas temáticas e rodas de mediação onde diversas linguagens culturais dialogam, promovendo uma verdadeira interação entre a arte e a sociedade.

Além das atividades formativas que acontecem nas oficinas de cordel e xilogravura, acontecerão também mesas de debates discutindo temas pertinentes ao desenvolvimento social da região; lançamentos e exposição de livros de autores locais, artesanato, fotografia, recital de poemas e atrações musicais.

  • Oficinas

As oficinas do projeto acontecem em três escolas da região:

Oficina de Xilogravura - Cetep – Juazeiro (03/04 a 07/04)

Oficina de Repente - Escola Família agrícola – Sobradinho (De 27/02 a 05/03)

Oficina de Cordel - Escola Rural de Massaroca – Juazeiro (De 20 a 24 de fevereiro)

  • Saraus e mesas temáticas

(debates, apresentação de artistas, lançamento de livros, performances e shows musicais)

14 de março - Arco da Ponte

31 de março - Parque Lagoa de Calú

21 de abril -   Vaporzinho

O projeto Sarau ser-tão da gente foi aprovado pelo edital setorial de culturas identitárias do governo do estado da Bahia e todas as atividades propostas são gratuitas.

 

Fonte: Remanso Notícias/BN/Ascom Codevasf/Asco Sarau Ser-Tão da Gente/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!