27/06/2012

ITABELA: 05 casos de malária em 01 mes

 

Desde o início do mês, cinco moradores de Itabela, no sul da Bahia, contraíram malária. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, nesta quarta-feira (27), que três vítimas estiveram há 20 dias na cidade de Guajará-Mirim, em Rondônia, região de incidência da doença. A procedência dos outros dois casos ainda está sendo investigada.  

O caminhoneiro Edson Andrade e o filho Gabriel, de três anos, foram os primeiros a apresentar os sintomas. A Vigilância Epidemiológica de Itabela acredita que eles contraíram o parasita da malária quando visitaram Guajará-Mirim.  Segundo a TV Bahia, a mãe de Gabriel, a dona de casa Joelma Andrade, também contraiu a doença. "Eu vim de Rondônia fugindo da malária. Já tive malária três vezes e acabei sendo vítima da malária aqui", diz. A Secretaria de Saúde vai pulverizar o bairro Pereirão, onde a família mora. Pessoas que apresentaram os sintomas estão sendo acompanhadas pela Vigilância Sanitária do município.  

"As pessoas podem ficar tranquilas, caso apresente sintomas procure a unidade de saúde mais próxima. E o que podem fazer é usar repelentes, cortinados. É a forma mais provável de se proteger", relata Grazieli Pianioli, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município.  Amostras de sangue de outras pessoas com suspeita da doença foram coletadas. À TV Bahia, o médico infectologista Antônio Bandeira afirmou que há um caso suspeito em Salvador. Trata-se de um caminhoneiro que não mora na cidade e tem quadro de saúde estável.

Fonte: Voz da Bahia

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!