08/04/2017

8 de Abril: Dia Mundial de Combate ao Câncer

 

Cerca de 80% dos casos de câncer estão relacionados ao modo de vida. No Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado em 8 de abril, os especialistas chamam atenção para a importância de conscientizar a população para a adoção de hábitos saudáveis. Manter-se no peso adequado, ter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regular, evitar bebidas alcoólicas em excesso, não fumar e tomar sol na medida certa e com protetor solar são algumas das principais recomendações dos especialistas para diminuir a incidência da doença. “Além da adoção de hábitos saudáveis, é fundamental a realização dos exames de rotina dos homens e mulheres”, lembra a oncologista Luciana Landeiro, do NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia), que integra o grupo Oncoclínicas do Brasil.

No próximo sábado pela manhã, especialistas do NOB estarão falando sobre hábitos saudáveis e esclarecendo mitos e verdades relacionados ao câncer nas unidades da academia Alpha Fitness em Vilas do Atlântico, no Shopping Paralela e nos bairros Costa Azul, Pituba, Vila Laura e Caminho das Árvores. O NOB disponibiliza palestras com especialistas para outras instituições que tenham interesse. Informações através do email comunicacao@nob-ba.com.br ou  telefone (71)  4009-7059.

Inúmeros estudos associam a obesidade e o sobrepeso a vários tipos de câncer, dentre eles o de mama, ovário, cólon e reto; próstata, esôfago, pâncreas, rim, corpo do útero, vesícula biliar e fígado.

Já o tabagismo é responsável por cerca de 30% das mortes por câncer, segundo informações do INCA.

Segundo a oncologista Luciana Landeiro, outro fator que contribui para o desenvolvimento da doença é o envelhecimento da população.

 “Com os avanços da medicina, o diagnóstico da doença não é mais uma sentença de morte. Quanto mais cedo for diagnosticado e tratado, maior a chance cura”, esclarece a médica.

Estimativas

De acordo com estimativa do INCA, 596 mil novos casos de câncer devem ser registrados no Brasil em 2017, sendo o câncer de próstata, com 61 mil novos casos, e o de mama, com 58 mil novos casos, considerados os dois tipos de tumores mais frequentes na população brasileira, depois do câncer de pele não melanoma (aproximadamente 180 mil casos novos). Do total de novos casos no país, mais de 107 mil devem acometer pessoas na região Nordeste.

Os tipos de câncer que mais acometem os homens são próstata (28,6%), pulmão (8,1%), intestino (7,8%), estômago (6,0%) e cavidade oral (5,2%). Já dentre as mulheres, os cânceres de mama (28,1%), intestino (8,6%), colo do útero (7,9%), pulmão (5,3%) e estômago (3,7%) são os mais incidentes.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer constitui um grande desafio ao desenvolvimento, comprometendo avanços sociais e econômicos por todo o mundo. Aproximadamente 47% dos casos de câncer e 55% das mortes por câncer ocorrem em regiões menos desenvolvidas do mundo.

Moraes Moreira e Luiz Caldas são destaque do Festival Viver Bem, no Salvador Shopping

Quem se deparar com um show dos cantores Moraes Moreira e Luiz Caldas em pleno estacionamento do Salvador Shopping não precisa estranhar.

É que as estrelas da música baiana fazem parte da programação do II Festival Viver Bem, que reúne música, apresentações infantis e food trucks de hoje a domingo.

Opção para todos os gostos, o evento conta com show da dupla paulista Anna & Saulo, hoje, às 21h, com hits sertanejos e pop rock. Amanhã, às 19h, é a vez do Bailinho de Quinta resgatar marchinhas carnavalescas e de Moraes Moreira cantar clássicos autorais e d’Os Novos Baianos, às 21h. Quem encerra, no domingo, é o pai da axé music, Luiz Caldas, e o grupo Confraria da Música.

  • Serviço:

Salvador Shopping (Estacionamento externo, Piso L1, Caminho das Árvores).

De sexta a domingo, das 16h às 22h.

Ingresso: um quilo de alimento não-perecível (exceto sal), que será doado para o Gacc (Grupo de Apoio à Criança com Câncer).

Rastreamento do Câncer de Mama chega às regiões de Jacobina e Senhor do Bonfim

Para ampliar e descentralizar o acesso a serviços de saúde em toda a Bahia, o programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama estará, no período de 10 de abril a 5 de maio na Região de Jacobina, visitando cinco municípios, e de 10 de abril a 3 de junho, na Região de Senhor do Bonfim, em sete municípios.

Na Região de Jacobina, são esperadas 5.399 mamografias para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Diariamente, serão ofertadas 140 mamografias. Já na Região de Senhor do Bonfim, 10.929 mamografias devem ser realizadas.

Inicialmente, as unidades móveis estarão estacionadas em: Caldeirão Grande de 10 a 18 de abril, na Praça Castro Alves; Mairi de 10 a 25 de abril, na Praça Juracy Magalhães, em frente à Policlínica; Umburanas de 10 a 18 de abril, na Praça Ribeiro Granja, em frente à Prefeitura Municipal; Caém de 10 a 13 de abril, na Praça Dr. Brotelis, na sede da USB, em frente à Prefeitura Municipal; Campo Formoso, de 10 a 29 de abril, na Praça Herculano Menezes e Senhor do Bonfim de 10 a 29 de abril, na Rua Estádio Municipal, no bairro da Gamboa.

Para ser atendida, a mulher, dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde (50 a 69 anos), deve comparecer ao local, a partir das 7h, levando um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço.

Bell Marques fará show beneficente em prol do Aristides Maltez

O 'Forró Solidário', que tem como objetivo garantir recursos para o Hospital Aristides Maltez, terá um show beneficente do cantor Bell Marques. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 6, pela primeira-dama do estado e presidente das Voluntárias Sociais, Aline Peixoto.

À tarde, ela recebeu o cantor na unidade hospitalar para divulgar o evento, que será realizado neste mês de maio, na Pupileira, em Salvador.

O superintendente da Liga Bahiana contra o Câncer, Humberto Luciano Souza, destacou a importância da ação: “Somos o hospital que mais opera câncer no Brasil pelo SUS [Sistema Único de Saúde] e o evento vai garantir um retorno fantástico à população”, afirmou Humberto, conforme nota da assessoria de comunicação do governo do estado.

Os outros detalhes da festa serão apresentados na próxima segunda, 10, às 14h, no Hospital Aristides Maltez. Além de Bell Marques, outra atração está confirmada, mas só será revelada durante a coletiva.

Dia Mundial da Saúde será celebrado no Parque da Cidade, em Salvador

Atividades gratuitas para todas as idades serão promovidas neste fim de semana no Parque da Cidade, administrado pela Prefeitura por meio da Secretaria Cidade Sustentável (Secis) no Itaigara. Um dos destaques é a programação pelo Dia Mundial da Saúde, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde no domingo (9), das 8h às 12h, no Anfiteatro Dorival Caymmi.

O público poderá participar de caminhada, alongamento e avaliação de fatores de risco, dentre outras ações. A iniciativa visa sensibilizar a população sobre a importância da promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas por meio de hábitos saudáveis.

Também no domingo, outras duas atividades físicas vão trazer mais diversão e qualidade de vida para os cidadãos. A Praça Confúcio será palco da Falun Dafa, que acontece das 8h às 9h30. Na ocasião, a Escola Buda promoverá o sistema avançado de autoconhecimento que exercita com suavidade a mente e o corpo.

Já o grupo Basquete no Parque toma conta da Praça da Capoeira para ensinar o esporte a crianças, jovens e adultos, das 7h às 15h. O projeto tem como intuito promover a inclusão social por meio da prática esportiva.

 

 Fonte: Por Carol Campos - Assessoria de Imprensa/Correio/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!