18/04/2017

“III Paisagem Sonora” em Cachoeira e Santo Amaro, 25 de abril

 

As cidades históricas de Santo Amaro e Cachoeira, no Recôncavo baiano, recebem, de 25 de abril a 1º de maio, o evento III Paisagem Sonora – Mostra Internacional de Arte Eletrônica do Recôncavo da Bahia. Com a participação de artistas, produtores e pesquisadores que utilizam o vídeo, a música, a arte eletrônica e outras expressões artísticas, a mostra propõe um diálogo com os cenários das cidades de Santo Amaro e Cachoeira com intervenções audiovisuais, exibições e performances em espaços abertos e em equipamentos culturais.

Pela primeira vez o evento acontece também na cidade de Santo Amaro. As duas primeiras edições (2013 e 2015) ficaram concentradas em Cachoeira. Santo Amaro abre a mostra no dia 25 de abril (terça-feira) com oficinas em torno da cultura hip-hop (breaking, discotecagem para rap e grafitagem) com o objetivo fortalecer a cena hip-hop da cidade. O DJ Jarrão, que faz a oficina de discotecagem em Santo Amaro, apresenta-se em Cachoeira na sexta, na noite de rap, em que sobem ao palco também um grupo de Santo Amaro, o UPP (Unidos pela Periferia) e um grupo de Muritiba, o Conceito Articulado.

O músico cachoeirano Mateus Aleluia, artista remanescente de “Os Tincoãs”, um dos mais importantes grupos vocais dos anos 1970, fará o show lançamento do novo álbum, Fogueira Doce, na Bahia durante o Paisagem Sonora. O show, inédito na Bahia, foi apresentado apenas no Rio de Janeiro em fevereiro deste ano. Acontecerá no Teatro Dona Canô (Santo Amaro), no dia 27 de abril (quinta-feira), às 20h30. A abertura terá também alabês e o Coletivo Novos Cachoeiranos. Neste mesmo dia, acontece a mesa Paisagens, atores e rede, com a participação dos pesquisadores André Lemos (UFBA) e Simone Sá (UFF), e do artista multimídia Brian Mackern (Montevideo.ETC), no Teatro Dona Canô, a partir das 19 horas. Antes tem a performance Subaé Espetáculo, com os artistas Maciej Rozalski e Tiago Lins.

Na sexta (28/4), o Paisagem se desloca para Cachoeira e o rap toma conta da cidade com Arielly Oliveira (AL), Vitor Pirralho (AL). O DJ Tahira (SP) fecha a noite com afrojazz, funk, soul e brasilidades. Pirralho é um nome de peso no cenário musical nacional e criou um jeito próprio de rimar e fazer poesia. A cantora e compositora Arielly, outra atração da noite, é uma das revelações do rap de Alagoas, autora de suas próprias canções, recentemente lançou o EP Negra Soul, onde a MC alagoana reúne toda sua vivência como mulher negra periférica e mãe.  DJ Tahira, nome forte da cena eletrônica internacional, tem mais de 20 anos de picapes e é um dos DJs mais ativos dentro e fora do país.

No sábado (29/4), o Cine Theatro Cachoeirano é palco das apresentações de Carlos Blanco (Espanha), Lia Lordelo (Salvador), Livia Nery (Salvador) e Iara Rennó (São Paulo). EA cantora e atriz Lia Lordelo leva para o Paisagem o show  TorquatáLia, um  mergulho no  universo poético de Torquato Neto. A paulista Iara Rennó traz para o palco o repertório dos seus dois ousados álbuns, Arco e Flecha. E tem também o flamenco do violonista espanhol Carlos Blanco. A noite de sábado se encerra em uma das praças da cidade como o Coletivo Xaréu, o DJ BigBross (Salvador), o coletivo Na Tora Baile System (Cachoeira) e o DJ Dolores (Recife).

No dia 28/4 (sexta-feira), em Cachoeira, está confirmada a exposição 12°48’S 38°38’W – Logbook/Bahia de Todos os Santos, com o artista Brian Mackern e participação do DJ alagoano/baiano Angelis Sanctus. O uruguaio Brian Mackern desenvolve projetos artísticos digitais e híbridos em rede. Mackern é músico, compositor e criador de estruturas e ambientes autogenerativos e reativos audiovisuais. A noite também terá a Sound Light performance Marimo, com Gilberto Monte, e o grupo multimídia mineiro 4zero4. No Cine Theatro Cachoeirano, a partir das 19 horas. Na Praça Teixeira de Freitas acontece a mostra Visualidades Contemporâneas: Corpo-Imagem, com a curadoria de Danillo Barata, e Flash, com curadoria do holandês Tom van Vliet. As duas mostras também acontecem no sábado (29/4), e domingo (30/4), sempre às 19 horas.

O III Paisagem Sonora terá participação de Nadine Siegert (Centro Cultural Iwalewa Haus) e Ute Fendler, ambas professoras na Universidade de Bayreuth, na Alemanha. As pesquisadoras alemãs darão um seminário com o tema "Curadoria em Artes Visuais e Performativas". Após o seminário, elas fazem dois inputs: um sobre "Cultura e residências artísticas no Iwalewa Haus"; e outro sobre o "Festival de Cinema Africano (Bayreuth – Alemanha)". Essas ações acontecem em Cachoeira, no dia 28 de abril (sexta-feira), às 14h, no CAHL/UFRB.O evento também abriga um bate papo sobre cenas musicais, a oficina A Escritura dos Sons, poesia e performances, entre elas a de Lívia Mattos com sua Sanfonástica Mulher-Lona, um miniconcerto embalado pelo som da sanfona.

Conexões

Para essa edição do Paisagem Sonora, os curadores e pesquisadores Claudio Manoel Duarte, Danillo Barata e Tatiana Lima tiveram a preocupação em conectar a arte eletrônica com os sons e expressões que compõem a paisagem do Recôncavo da Bahia. Também de trazer para a paisagem de Santo Amaro e Cachoeira sons, experiências e variadas expressões artísticas de outras partes do Brasil e do mundo, para fomentar a ampliação dos horizontes e o intercâmbio entre artistas. A curadoria também deu atenção especial às expressões de mulheres que produzem e refletem sobre a arte. A programação envolve desde segmentos mais pop da arte eletrônica, como as apresentações de rap, até trabalhos mais experimentais.

O Paisagem Sonora é um projeto do Coletivo Xaréu, financiado pelo Edital setorial de Cultura Digital da Secretaria Estadual de Cultura. Tem o apoio da UFRB, Secretaria Municipal de Cultura de Cachoeira e Secretaria Municipal de Cultura de Santo Amaro.

  • SERVIÇO

III Paisagem Sonora - Mostra de Arte Eletrônica do Recôncavo

Dias: 25 de abril a 1º de maio

Local: Santo Amaro e Cachoeira (Bahia – Brasil)

Todas as atrações são gratuitas

www.coletivoxareu.com.br/ #paisagemsonorabahia: live cinema, shows, performances, vídeos, intervenções, live pa, palestras, oficinas, música

Saubara: Defensoria Pública apura o fechamento de via de acesso ao mar

A Defensoria Pública do Estado da Bahia - DPE/BA por meio da atuação em Santo Amaro instaurou Procedimento de Apuração de Dano Coletivo (Padac) na última quarta-feira (12), para apurar fechamento da via de acesso ao mar aos moradores de comunidade pesqueira em Bom Jesus dos Pobres, distrito do município de Saubara, no Recôncavo Baiano, por causa de obras de ampliação em uma loja de construção próxima ao local.

De acordo com os moradores, a via utilizada há mais de 30 anos pela população é a única que não alaga em períodos de chuva e tem largura suficiente para a passagem de carros como ambulância e viaturas policiais, por exemplo. Desde agosto de 2016 a população está impedida de acessar a rua.

A defensora pública Martha Lisiane, autora do Padac, tomou conhecimento do caso em novembro do ano passado após o presidente de associação local, Aurino Sena Carvalho, e moradores comparecem à Defensoria em Santo Amaro relatando o impedimento da via que dá acesso ao mar - Rua Direta do Porto da Canoa. "É uma região de pescadores e marisqueiros que utilizam esse acesso tanto para suas residências quanto para fonte de subsistência", declarou a defensora pública.

Antes de instaurar o Padac, em março deste ano a DPE enviou ofício à Secretaria Municipal de Administração, Finanças e Obras de Saubara solicitando informações das obras e também enviou carta convite ao responsável pela loja de materiais de construção na tentativa de solucionar o conflito extrajudicialmente. A Prefeitura de Saubara respondeu ao ofício informando que vai averiguar o caso.

Agora, o próximo passo é solicitar ao Executivo Municipal uma reunião para tratar da regularidade da obra e da interrupção do acesso da comunidade de Saubara ao Porto da Canoa. Caso seja necessário, a instituição também fará audiência pública e, se as medidas não forem suficientes, ajuizará ação judicial em favor do grupo vulnerável.

 

Fonte: Bahia Já/DiáriodaNoticia/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!