20/04/2017

Festejos a São Jorge são realizados em Salvador

 

Os devotos de São Jorge em Salvador celebram a festa do santo guerreiro, como é conhecido entre os fiéis, a partir de quinta-feira (20), quando acontecerá a abertura do tríduo, às 19h. A celebração será realizada na paróquia São Jorge, localizada na rua Rosalvo Barbosa Romeu, no bairro Jardim Cruzeiro, na capital baiana.

Os devotos podem acompanhar os festejos ao padroeiro na sexta-feira (21) e no sábado (22), sempre às 19h, na paróquia dedicada a São Jorge. Segundo a arquidiocese de Salvador, a cada noite será abordado um tema: "São Jorge: Testemunho de Esperança" (1ª noite), "São Jorge: Testemunho de Caridade" (2º dia) e "São Jorge: Testemunho de amor" (3º dia).

Já no domingo (23), Dia de São Jorge, a programação conta com uma alvorada às 5h, além de missas às 8h e 13h, ambas presididas seguida pelo padre Clóvis Souza Santos.

A partir das 16h haverá uma caminhada que vai partir do Largo de Roma em direção à matriz da paróquia São Jorge, encerrando com a bênção do Santíssimo Sacramento. Para encerrar os festejos, o bispo auxiliar Dom Gilson Andrade da Silva presidirá a missa solene, às 19h.

São Jorge

Nascido por volta do século III, na Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia, e filho de pais cristãos, Jorge aprendeu a crer em Jesus Cristo como o seu único Salvador. Após a morte do pai, mudou-se para a Palestina com sua mãe, onde foi promovido a capitão do exército romano. Devido a dedicação, aos 23 anos, Jorge já exercia altas funções na corte imperial.

Na época, o imperador Diocleciano planejava mandar matar todos os cristãos. No dia em que o senado confirmaria o decreto imperial, Jorge declarou-se espantado com a decisão e passou a afirmar que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses, e defendeu somente a fé em Jesus Cristo.

Ao ouvi Jorge, o imperador mandou torturá-lo até que ele negasse a fé em Jesus, entretanto ele não fez o que o imperador queria. Insatisfeito com a postura de Jorge, Diocleciano mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303.

2º curso de audiovisual oferecido pelo  B_arco Centro Cultural, em Salvador

Termina nessa sexta-feira, 21 de abril, as inscrições para o curso “Da Concepção à Realização de Programas para TV”, que será realizado, pela primeira vez na Bahia, nos dias 28, 29 e 30 de abril, na sede da Zona de Produção (Rio Vermelho), em Salvador. Para garantir o seu lugar, o interessado deve acessar o link cursos@barco.art.br, ou buscar mais informações ligando para (11) 3081.6986. O curso, ministrado pela diretora do programa Saia Justa do canal GNT, Patrícia Rubano, faz parte da programação do B_arco, um dos Centro Culturais mais conceituados do país.

O objetivo desse curso é definir um panorama sobre este momento especial do mercado audiovisual brasileiro, discutir os caminhos que podem potencializar, ou não, a trajetória de projetos e expor objetivamente todas as etapas da realização de um programa para TV: desde a sua idealização, passando por roteiro, produção e direção, até a sua comercialização.

O projeto é uma parceria do B_arco Centro Cultural com a Zona de Produção, produtora de cinema do diretor baiano  João Gabriel.

·        SOBRE O CURSO

  • Da Concepção à Realização de Programas para TV”

Apresentação:

Se as redes sociais e a internet hoje roubam a atenção do telespectador, é preciso reconhecer que o assunto mais frequente nessas mesmas mídias continua sendo a TV – o reality show, as séries, as novelas. As pessoas continuam gostando de ver TV como um hábito social, familiar.

A corrida pela criação e pela negociação de formatos de TV no mundo tem sido um verdadeiro fenômeno dos últimos anos. Executivos de canais de televisão promovem a troca imediata de programas que não funcionam por outros mais interessantes. Os canais estão o tempo todo procurando um formato “salvador” que resolva o problema da audiência. A televisão brasileira tem investido muito na importação de formatos internacionalmente consagrados. O desenvolvimento local também não ficou de fora com direito a erros e acertos por onde passam.

Pesquisas que buscam qualificar e quantificar os perfis dos telespectadores são incansavelmente elaboradas pelos canais de televisão, sempre em busca de um formato que agrade. Mas será que há uma regra para um formato dar certo? No curso o aluno discutirá essas e outras questões.

Sobre Patricia Rubano:

Patrícia Rubano é jornalista, diretora de TV, documentarista e roteirista. Atualmente é Diretora do programa Saia Justa do canal GNT e está em fase de produção do documentário Tudo é Projeto, sobre o arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Passou por várias produtoras como Mixer, Bossa Nova e Contente onde dirigiu programas e séries.

No GNT dirigiu programas como GNT Fashion, Happy Hour, Vamos Combinar seu Estilo, Confissões do Apocalipse. No National Geographic Channel dirigiu a série documental Tabu. Na Warner criou e dirigiu a série Cultura Pop Brasileira.

Foi diretora de edição e roteirista do programa Casa dos Artistas (1, 2 e  3)  no SBT, Chefe de Pauta do Videoshow na TV Globo-SP e Diretora de programas especiais como Making of dos Acústicos dos Titãs, Rita Lee, Gal Costa, Ano Rock em 1998 na MTV e Chefe de Reportagem do Jornalismo da MTV de 1996 a 97.

  • Cronograma das aulas

DIA 1

APRESENTAÇÃO

INTRODUÇÃO DE CONCEITOS DO AUDIOVISUAL:

TV SERVE PRA QUÊ?

O QUE FALTA NA TV?

PROGRAMACAO SEGMENTADA X GENERICA

ON DEMAND X GRADE

AUDIÊNCIA E QUALIDADE

A TV É REFÉM DO IBOPE?

A AUDIÊNCIA

INTERATIVIDADE

TV EDUCATIVA

NETFLIX

DIA 2

FORMATOS

ROTEIRO

DIREÇÃO, PRODUÇÃO, CRIAÇÃO

DIA 3

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

- Os alunos desenvolverão um projeto de TV obedecendo os seguintes parâmetros:

– apresentação

– formato

– recursos narrativos

– pré roteiro (espelho)

O que é o B_arco?

O B_arco e´ um centro cultural contemporâneo, criado para integrar as diferentes a´reas da cultura. Um espac¸o de pesquisa, reflexão e criação que ha´ 10 anos investe no desenvolvimento do conhecimento em seus mais diversos segmentos. Potencializa as possibilidades de expressão dando suporte a` criação artísticas e intelectual produzida em seus núcleos de pesquisa, e promove o intercambio permanente entre publico, artistas, técnicos e agentes culturais.

Com trabalho reconhecido no universo do audiovisual, artes cênicas, artes visuais e literatura, o centro cultural traz para a Salvador seus consagrados cursos livres, oficinas e master classes para criadores e produtores de todas as áreas culturais, incluindo novas mídias e conteúdo para internet. A programac¸a~o de cursos, workshops e master classes que o B_arco realizará na cidade, tem como objetivo estreitar ainda mais o diálogo com outras regiões, aprofundar o intercâmbio de conhecimentos e experiências culturais e humanas, afim de aprimorar o potencial te´cnico e criativo de todos os envolvidos e dinamizar processos de criac¸a~o e produc¸a~o do audiovisual.

  • Programação Completa dos cursos do B_arco em Salvador

•          Da Concepção à Realização de Programas para TV

Professor: Patrícia Rubano  / Data: 28 a 30 de abril

•          A Direção de Fotografia Cinematográfica

Professor: Lauro Escorel / Data: 15 a 17 de maio

•          Curso de Roteiro de Série de Televisão

Professora: Julia Priolli / Data: 05 a 09 de junho

  • Serviço:

Cursos do B_arco Centro Cultural

Curso 02:  “Da Concepção à Realização de Programas para TV”

Data: 28, 29 e 30 de abril

Horários:

Sexta, das 19h às 23h

Sábado e domingo, das 14h às 18h

Professora: Patrícia Rubano

Local: Zona de Produção | Rua Ilhéus, 258 - Rio Vermelho –

Carga horária total: 12 horas – 3 encontros

Aberto a todos os interessados

Inscrições até 21/4/2017, ou até acabarem as vagas.

Inscrições no site: http://barco.art.br/salvador-ba/

+Informações: 11 3081-6986 e cursos@barco.art.br

Link: http://barco.art.br/da-concepcao-a-realizacao-de-programas-para-tv-salvador-ba/

 

Fonte: G1/MC Comunicação Integrada/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!