21/04/2017

12 finalistas disputam 1ª Miss Afro Feira de Santana

 

Doze finalistas disputam o 1º Miss Afro Feira de Santana, no próximo dia 5 de maio, no Mercado de Arte Popular (MAP). O evento será realizado a partir das 19hs, marcado também por apresentações de shows evidenciando a valorização da cultura afro em nosso município.

A promoção é do MovAfro, com apoio do Governo Municipal, através do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), e do bloco afro Império Africano. Reúne jovens representantes de diversas comunidades feirenses.

O coordenador do grupo cultural MovAfro, Val Conceição, explica a importância do concurso. “A iniciativa tem o intuito de estimular o empoderamento, a auto-estima, a auto-aceitação e o enfrentamento ao feminicidio”, revela.

Nesta primeira edição, o Miss Afro contou com 49 concorrentes que disputaram as 12 vagas em duas eliminatórias, realizadas nos dias 24 de maio e 16 de abril.

Sedeso abre inscrição para casamento coletivo na próxima segunda-feira

A inscrição para a 16ª edição do Casamento Coletivo (Projeto Família Cidadã) vai ser aberta no dia 24 e encerrada no dia 9 de junho. A iniciativa é da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Poder Judiciário.

Os interessados devem se dirigir à sede da Sedeso, à rua Leolinda Bacelar, 464, Kalillândia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Podem se inscrever casais em situação de vulnerabilidade econômica, residentes no município por no mínimo um ano, comprovadamente. Devem assinar uma declaração, que será encaminhada ao Cartório Civil. A cerimônia no civil será gratuita para aqueles que se declararem pobres.

Os interessados podem ler o edital que rege a edição do projeto no site www.feiradesantana.ba.gov.br, até o dia 9 de junho, quando as inscrições serão encerradas.

Estudante de Feira de Santana estuda Física Nuclear e  desenvolve pesquisa sobre a matriz energética da Bahia

O estudo da Física Nuclear, Astronomia, Matemática e Bioquímica tem tornado o estudante Rodrigo Damasceno Sampaio, 16, em um pesquisador da matriz energética da Bahia. O interesse do aluno pelo assunto começou em um projeto desenvolvido em sala de aula juntamente com  a colega Evelin Costa, ambos do 2º ano, do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, localizado em Feira de Santana (113 km de Salvador). Pela iniciativa, selecionada para a 6ª Feira de Empreendedorismo, Ciência e Inovação da Bahia (FECIBA), o estudante conquistou uma bolsa de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Intitulado “A matriz energética no Estado da Bahia: análise do potencial nuclear x potencial hidrelétrico”, o projeto tem o objetivo de difundir o conhecimento cientifico sobre os processos de produção (transformação) de energia. Rodrigo Sampaio destaca a relevância do projeto. “A pesquisa é importante devido a necessidade atual de se conhecer formas mais eficientes de exploração da energia e que causem o mínimo de impacto ambiental”, comenta o estudante.

Rodrigo Damasceno pretende aprimorar sua pesquisa a partir de novos estudos sobre energias solar e eólica como fonte de energia para a Bahia, o Nordeste e o Brasil. O jovem pesquisador acrescenta que “o projeto leva a uma discussão sobre as vantagens e desvantagens da exploração dos recursos naturais, seus impactos ambiental e social e como isso afeta diretamente a nossa região”, afirma.

De acordo com o professor de Física e orientador do projeto, André Bastos da Silva, o projeto é de grande alcance social e muito contribui para o processo de ensino e aprendizagem. “Estudar as matrizes energéticas proporciona ao estudante um aprendizado prático de muitos conteúdos de sala de aula. Afinal estamos tratando de várias fontes de energia disponíveis e é essencial conhecê-las fazendo o melhor uso de cada uma delas, sempre levando em consideração a sustentabilidade, os fatores socioambientais, entre outros”, afirma o educador. O professor ainda ressalta que “a Bahia tem um grande potencial energético para hidrelétricas e para a extração de urânio, o que nos coloca em posição central para o desenvolvimento da região e, consequentemente, para o crescimento nacional”.

Defesa Civil e Exército fazem vistoria em caminhões pipas

Foi realizada na tarde desta quarta-feira, 19, uma vistoria nos caminhões da operação carro pipa do Ministério da Integração Nacional e do Exército Brasileiro que estão abastecendo reservatórios de famílias da zona rural de Feira de Santana.

A Defesa Civil e o Exército se integram à força-tarefa para abastecer com água potável áreas não cobertas pela rede de abastecimento regular, levando água para os reservatórios de residências localizadas em comunidades situadas em todos os distritos do município.

O Decreto 17.499, do Governo do Estado, publicado no Diário Oficial no dia 15 de março de 2017, reconhece a situação de emergência, por estiagem, em Feira de Santana e em outros municípios. O período é de seis meses. O Governo Federal reconheceu a situação de emergência em 106 Municípios, entre eles Feira de Santana através da PORTARIA Nº 39, de 30 março de 2017.

A operação carro-pipa é um instrumento importante nessa situação de emergência sendo fruto do decreto assinado pelo prefeito municipal em agosto de 2016 e referendado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, que encaminhou a demanda do Município de Feira de Santana ao Exercito Brasileiro.

Trânsito na avenida Presidente Dutra volta a normalidade

As duas pistas da avenida Presidente Dutra, no trecho do cruzamento com a avenida João Durval Carneiro, estarão liberadas para o tráfego normal de veículos a partir das 5h da manhã desta quinta-feira (20). A via, sentido centro da cidade, estará liberada após a conclusão de mais uma etapa das obras do túnel que está em construção no local.

O secretário de Gestão e Convênios, Ozeny Moraes, explica que a última etapa nesta fase das obras consistiu na conclusão das vigas de encontro. "É a estrutura que dará sustentação a laje, que tem 700 metros quadrados". Nos últimos dias, homens e máquinas trabalharam ininterruptamente para garantir todas as condições de liberação das duas pistas.

Ele observa que os trabalhos seguem rigorosamente o cronograma estabelecido. Uma nova interdição de uma das vias acontecerá após a Micareta. "Essa intervenção futura será para construção da laje no vão central, com o mesmo formato de trabalho das vigas. Será feito um lado e depois o outro, totalizando 350m² em cada".

Ozeny ressalta ainda que apesar da complexidade da obra, em nenhum momento o tráfego de veículos na Presidente Dutra, uma das principais vias da cidade, será totalmente interrompido.

Prefeitura reinaugura a Escola Monsenhor Jessé no Aviário

Os moradores do bairro Aviário comemoram a reinauguração da Escola Municipal Monsenhor Jessé Torres Cunha,  em solenidade presidida pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, na manhã desta quinta-feira, 20, e que contou com as presenças do vice-prefeito Colbert Martins, o arcebispo metropolitano Dom Zanoni Demettino Castro, secretários municipais,  lideranças políticas e comunitárias.

Inaugurada por José Ronaldo em 20 de fevereiro de 2006, com a presença do então governador Paulo Souto, esta unidade de ensino foi totalmente reconstruída, passando a sua capacidade de cinco para nove salas de aula, das quais,  sete são destinadas ao Ensino Fundamental e duas à Educação Infantil.

Além das novas salas de aula, a escola ganhou também novos espaços como área administrativa completa com diretoria, secretaria e sala de professores, uma quadra poliesportiva, refeitório, cozinha, depósito, área de serviço, sala de recursos, biblioteca, sanitários, parque infantil e um quiosque para recreação.

Há 11 anos atuando na unidade, a diretora Jeovania Sobrinho Alves Batista, que também comemorava idade nova, dirigiu palavras de agradecimento ao prefeito José Ronaldo por ter “ realizado o sonho da comunidade de ver esta escola totalmente nova e equipada”.

A secretária de Educação Jayana Ribeiro ressaltou  o trabalho de excelência que a equipe de professores deste educandário realiza para desenvolver suas competências junto a uma demanda de aproximadamente 400 alunos, “  fruto do trabalho de José Ronaldo, que sempre busca fazer o melhor pela Educação do Município”.

“É um momento de alegria e satisfação,  de transição e de novas mudanças, e a ação do poder político é a maneira mais nobre de exercer a caridade, de exercer a justiça social. Monsenhor Jessé foi alguém que acreditou  sobretudo nos mais pobres, e esta escola haverá de honrar a vida e o ministério deste sacerdote que, como Jesus, passou a vida fazendo o bem”, disse  Don Zanoni Demettino Castro.

Depois de fazer um breve relato acerca do crescimento urbano e demográfico do Aviário, o prefeito José Ronaldo ponderou que, apesar dos avanços alcançados, a comunidade continua cobrando,  e aos governantes cabe ouvir estas cobranças e, na medida do possível, ir atendo às demandas:

“Esta é uma escola que sofreu uma grande transformação e que está completamente nova, e o ex-vereador Tonho Branco foi um instrumento que cobrava pela sua reconstrução, que segue os padrões das 260 escolas que estamos entregando novas ou restauradas, no Município”.

Sobre o homenageado, José Ronaldo classificou monsenhor Jessé Torres como “ um homem santo, humilde e simples, mas que tinha Deus no coração;  um homem que temos que honrar  pela  postura de decência que foi a sua vida”.   

 

Fonte: Secom PMFS/Ascom Eduacação/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!