21/04/2017

Itacaré: Festival Gastronômico realiza oficina para chefs

 

Os preparativos para o IV Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, promovido pela Prefeitura Municipal, já começaram e na próxima terça-feira, dia 25 de abril, acontece no Centro Cultural Porto de Trás a Oficina Gastronômica com os chefs Paulo Pinto e Júnior França. Com o tema "Gastronomia de Raiz", a oficina será realizada das 9 às 12 horas e é destinada aos chefs e cozinheiros dos 30 estabelecimentos inscritos no Festival Gastronômico de Itacaré. São os Sabores de Itacaré tomando forma através dos produtos da agricultura familiar.

De acordo com o secretário de Turismo, Júlio Oliveira, a ideia é orientar os estabelecimentos para elaboração de pratos usando pelo menos dois ingredientes da agricultura familiar local. Como parte das oficinas, será realizada aula teórica apresentando os produtos da agricultura familiar e prática ensinando os chefs e cozinheiros como utilizar e como apresentar o prato participante do Festival em uma das categorias: Prato Principal, Petisco, Lanche, Sobremesa e Drink.

O IV Festival Gastronômico Sabores de Itacaré acontecerá no período de 13 a 23 de julho, atraindo para a cidade milhares de turistas. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, reafirmou que o Festival Gastronômico é um evento importante para a cidade, não somente para atrair turistas durante os dias da festa, mas também para mostrar os produtos e serviços e consolidar o município cada vez mais como um dos principais destinos turísticos da Bahia. Ele também destacou o quanto tem sido importante para a cidade o Festival Gastronômico Sabores de Itacaré e explicou que a ideia é promover os temperos, cheiros e sabores típicos da região, projetando o melhor da gastronomia local e a sua identidade.

O IV Festival Gastronômico Sabores de Itacaré é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, com o patrocínio da Bahiatursa e da Secretaria Estadual de Turismo do Governo da Bahia. O evento conta com o apoio do Sindicato Intermunicipal de Hospedagens e Alimentação de Cairu, Itacaré e Valença(SPHA), do grupo Viva Itacaré e Sebrae, além de vários outros órgãos e segmentos comprometidos com o desenvolvimento da cidade.

Vem aí o 1º Desafio de Mountain Bike de Itacaré

Itacaré sediará no próximo dia 14 de maio, o I desafio Monster MTB, – Mountain Bike, que irá contar com a presença de atletas profissionais e amadores de toda a Bahia.

O desafio de mountain bike terá um percurso de 80 quilômetros, com atletas disputando nas categorias Junior (até 20 anos), Sub 30 (até 30 anos), Master A (de 31 a 39 anos), Master B (Acima de 40), Sport A (para atletas até 39 anos) e Spot B (acima de 40 anos). A largada será às 7 horas da manhã do dia 14, no quilômetro 6. As inscrições são limitadas.

As inscrições já estão abertas até o dia 30 de abril e podem ser feitas através da página no Facebook (Aventura Pedalando em Itacaré), pelo telefone 73-99819-3642, ou no email jorgepintoirl@gmail.com. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura.

A coordenação do evento informa que haverá premiação em dinheiro para todas as categorias até o terceiro lugar e troféus para os primeiros cinco colocados. Também haverá medalhas de participação para os 100 primeiros atletas que concluírem o desafio. A proposta do evento é divulgar e incentivar o esporte, além de garantir uma superação de limites e possibilitar uma grande aventura pedalando em Itacaré

Ilhéus quer sediar evento internacional de futebol de areia

Dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol de Areia (CBFA) e da Soccer World Confederation estiveram reunidos ontem (17), em Ilhéus, com representantes da Prefeitura Municipal. Nereu Maidana e Kalil Sehbe foram recebidos pelo secretário municipal de Turismo e Esporte, Roberto Lobão, e pelo secretário de Infraestrutura, Hermano Fahning. A comitiva realizou uma visita técnica às praias do município e conheceu a estrutura da rede hoteleira local.

A visita põe Ilhéus definitivamente na disputa para ser sede de um torneio internacional da modalidade, com a participação de seleções dos cinco continentes, no período de 3 a 10 de setembro. “Eles ficaram com uma boa impressão da cidade. As chances são grandes de sermos a sede escolhida”, avalia Lobão, acrescentando que apenas duas outras cidades brasileiras disputam a indicação. “Além de ser uma cidade litorânea localizada no centro do País, Ilhéus é carregada de muitas memórias que bem traduzem a nossa história”, destaca Maidana.

Nereu Maidana e Kalil Sehbe ficaram particularmente impressionados com o espaço de areia da praia da avenida Soares Lopes. Além de ser uma área central, o espaço atende as exigências do padrão FIFA (Fédération Internationale de Football Association) para a montagem de uma arena de grande porte. A proposta dos organizadores vai além da realização do evento. “É envolver a cidade, principalmente os estudantes da rede pública local”, explica Lobão. Alunos das 53 escolas municipais vão participar de um concurso para a criação e escolha do mascote da competição.

Para o secretário de Turismo e Esporte, além da divulgação mundial da cidade o legado que a competição quer deixar é de estímulo à prática deste esporte, considerando que Ilhéus possui quase 100 quilômetros de praia. “Um Comitê Organizador local está sendo criado, com o objetivo de cumprir com todas as exigências e formalidades para atender a um evento deste porte”, revela o secretário de Infraestrutura, Hermano Fahning. Entre os mais diversos parceiros deste evento, destacam-se o Ministério dos Esportes, Infraero e Embratur.

Itabuna: Parceria fará avançar Projeto de Requalificação Ambiental

A Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, tem intensificado sua parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime) com o intuito de acelerar o Projeto de Requalificação Ambiental: integrando comunidades.

A proposta do projeto é mudar a realidade dos moradores dos bairros Ferradas, Nova Ferradas, Fernando Gomes e Nova Esperança, no que diz respeito à qualidade de vida e recuperação das áreas degradadas que ficam às margens do rio Jacarezinho. A técnica Social Dulce Marinho, representante da Prefeitura que é responsável pelo acompanhamento do projeto, lembra que várias ações passam pela requalificação da área do entorno do Rio Jacarezinho: reativação de estações de tratamento; limpeza e replantio de árvores, ações de conscientização com a comunidade local.

Dulce Marinho explica ainda o motivo do projeto ter tomado como parâmetro o afluente do rio Cachoeira: o rio Jacarezinho. “Ele faz parte da Bacia do Cachoeira, nasce em Barro Preto, chega em Itabuna passando pela Roça do Povo, onde ele ainda se encontra em uma situação aceitável, mas quando chega no bairro Nova Esperança e circunvizinhos ele começa a receber dejetos de forma muito agressiva, não tem controle de esgotamento sanitário. Esse rio precisa de uma recuperação urgente”, enfatizou.

Ela informa sobe os próximos passos deste projeto que é realizado através de parceria com a UFSB através PROSIS – Pró-Reitoria responsável pela formulação e execução de programas e projetos de sustentabilidade -, e da Unime através do curso de Arquitetura e Urbanismo. “Nessa reunião de hoje discutimos a relação com as diversas secretarias municipais e criação de oficinas junto às comunidades”, finalizou Dulce.

Ilhéus: Câmara cancela contratos de empresas investigadas na operação Citrus

A Câmara de Vereadores de Ilhéus oficializou hoje (20) o cancelamento dos contratos das empresas Andrade Multicompras LTDA e Tayane L. Santos ME. Segundo o Mistério Público do Estado da Bahia, essas são duas das empresas que teriam sido usadas em supostas fraudes a licitações da Câmara e da Prefeitura de Ilhéus.

As empresas forneciam materiais de limpeza e de expediente e prestavam serviços de fotocópia à Câmara. Conforme nota divulgada pela assessoria do Legislativo, as terceirizadas foram notificadas ainda em março, mês da Operação Citrus, mas não se manifestaram.

Segundo o vereador Lukas Paiva (PSB), presidente da Câmara, “é evidente que manter contrato com uma empresa acusada de superfaturar produtos e fraudar processos licitatórios é extremamente temerário ao ente público, especialmente quando, além das acusações, a empresa apresenta dificuldades no cumprimento dos termos do contrato”.

Prefeito de Canavieiras poderá ser cassado pela Justiça Eleitoral

Nesta semana o clima é de grande expectativa em Canavieiras em virtude da ação que investiga crime eleitoral em 2016. A oposição entrou com a ação na justiça eleitoral contra o prefeito Almeida (PPS).

Na ação o prefeito é acusado de abuso de poder econômico durante a eleição municipal e é solicitada a cassação do seu diploma, consequentemente a cassação do mandato.

Muito provavelmente até a próxima quinta-feira o juiz Eduardo Gil Guerreiro, deverá publicar a sua decisão sobre a ação.

 

Fonte: Bahia Já/JornalBahiaOnline/BlogdoGusmão/Politicos do Sul da Bahia/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!