21/04/2017

Ciclismo fortalece economia turística de Santa Teresinha

 

Santa Terezinha, no centro norte da Bahia, vai receber a terceira edição da competição de ciclismo Suba100 Challenge, entre sexta-feira (21) e domingo (23). O município se prepara para recepcionar cerca de 600 atletas e um total de dois mil turistas. O cenário é único, caracterizado por ‘inselbergs’, formações rochosas típicas de clima semiárido, também chamadas de ilhas terrestres.

Os ciclistas percorrerão 100 milhas, em dois dias, passando por trilhas, cidades históricas e a Serra da Jiboia, reserva natural de Mata Atlântica. Iniciativa da Federação Baiana de Ciclismo, com o apoio do Governo da Bahia, a competição contribui para movimentar a cadeia produtiva do turismo, com visitantes de elevado poder aquisitivo. “O evento dá visibilidade aos atrativos turísticos daquela região e fortalece a economia local”, comemora o secretário estadual do Turismo, José Alves.

Para os atletas inscritos nas 11 categorias do Suba 100, o desafio de percorrer 100 milhas (164 quilômetros de percurso e 3,3 mil metros de altimetria acumulada em dois dias) terá dois estágios. O primeiro será realizado no sábado ( 22), com saída programada para às 8h, na Praça Ápio Medrado.  Os atletas subirão a Serra dos Neves e Serra da Jiboia, descendo pelo 'Rock Garden' da região da Barragem da Casa Forte. O segundo estágio, com largada no domingo (23), será de 102 quilômetros de pedaladas e 1,3 mil metros de subida acumulada. Nele, os atletas farão o percurso igualmente belo pela Caatinga nas Serras do Boqueirão.

Turismo ecológico

Com organização e cuidado especial com o meio ambiente por onde passam as trilhas, o Suba 100 Challenge vem consolidando Santa Terezinha como um dos melhores destinos para prática de turismo ecológico e de esportes radicais na Bahia, que inclui também outros esportes tais como o treeking, o voo livre e escalada. Nos três dias da competição, haverá dois congressos técnicos na Arena do Atleta, que será montada na Praça Ápio Medrado, além de food trucks, estande de bicicletarias e show ao vivo.

Nova decisão da Justiça determina cassação de prefeito e vice de Poções

A Justiça Eleitoral julgou procedente mais uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) proposta pelo Ministério Público Eleitoral, e determinou a cassação dos mandatos do prefeito do Município de Poções, Leandro Araújo Mascarenhas, e do vice-prefeito Jorge Luiz Santos. A ação foi proposta pela promotora de Justiça Cintia Campos da Silva. Além disso, o juiz eleitoral Álerson do Carmo Mendonça determinou que os mesmos fiquem inelegíveis nos oito anos seguintes ao pleito de 2016.

Segundo a promotora de Justiça Cintia Campos houve captação ilícita de votos e abuso do poder econômico no último pleito por parte dos denunciados. Eles também foram acusados de aliciamento de pessoas mediante pagamento ou promessa de pagamento para a realização de boca de urna no dia das eleições; oferta de benefício financeiro a eleitores para obtenção de voto para os cargos de prefeito e vice-prefeito; e organização de manifestações coletivas, mediante padronização de vestuário, no dia das eleições. A Justiça condenou os denunciados ao pagamento da multa no valor de R$ 20 mil cada um.

Poções: 14ª Expo Poções começou nesta quinta-feira

Começou nesta quinta-feira (20) e vai até o próximo domingo (23) a 14ª Expo Poções. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Poções através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e é realizada no Parque de Exposições Dr. Arthur Francisco de Matos Rolim.

A edição deste ano terá exposição de gado de leite e corte, caprinos e ovinos e os todos poderão participar das dinâmicas do SENAR, do Mini curso da Agrus Consultoria, da 1ª Etapa regional do cavalo de passeio e prova de argolinha, além de um espaço de entretenimento com shows de artistas da terra e uma praça de alimentação.

O objetivo principal da Expo Poções é mostrar o desenvolvimento econômico do setor rural do município, através de produtos, animais ou serviços, pois é a oportunidade para o homem do campo divulgar seus produtos.

Jequié: Por descumprimento do PCCR, Sindicado anuncia paralisação de servidores

Os servidores públicos municipais de Jequié paralisarão as suas atividade durante 24 horas, no próximo dia 26.

A paralisação foi aprovada em assembleia geral extraordinária do Sindicato dos Servidores Municipais-Sinserv, realizada na manhã de quarta-feira (19), no plenário da Câmara Municipal de Jequié.

A decisão em ato de descontentamento pelo não cumprimento do Plano de Cargos, Lei 1992/16 – PCCR, encaminhado em janeiro ao prefeito Sérgio da Gameleira, sem uma resposta até o momento.

“A legislação aprovada no ano passado definia o mês de março como referência para o reajuste salarial e a atualização remuneratória dos servidores com base no enquadramento publicado em Diário Oficial. Fato que não ocorreu, descumprindo aquilo que foi referendado entre gestão, sindicato e servidores através da criação da lei do Plano de Cargos”, explica a diretora presidente do Sinserv, Maria Neide Sampaio.

O entendimento da diretora sindical é que se faz necessário estabelecer o diálogo entre as partes , mas até o momento a gestão municipal não manifestou a vontade de responder sobre a questão da implementação do PCCR e também o pagamento da diferença salarial.

No dia 26, os servidores municipais farão uma concentração em frente ao prédio sede da Prefeitura, trajando roupas na cor preta e não havendo avanço nas negociações foi aprovado um indicativo de greve no da 2 de maio, com avaliação sobre a continuações ou não do movimento.

Na assembleia desta quarta a categoria aprovou ainda a participação na Greve Geral que está sendo convocada para o dia 28 deste mês, por entidades sindicais do país.

Sudoeste baiano terá 600 vagas em atividades para Microempreendedor Individual (MEI)

Nos seis dias dedicados ao Microempreendedor Individual (MEI), de 8 a 13 de maio, o Sebrae realiza a 9ª edição da Semana do MEI. Na região Sudoeste do Estado serão cerca de 600 vagas gratuitas distribuídas nos municípios de Vitória da Conquista, Jequié, Brumado, Itapetinga, Ipiaú e Guanambi. Para maiores informações e inscrições, os interessados podem ligar para 0800 5700800 ou entrar em contato com o ponto de atendimento do Sebrae mais próximo.

Em Vitória da Conquista, os empreendedores vão contar com uma programação na sede do Sebrae, na Rua Coronel Gugé, 221, Centro. Serão oferecidas as Oficinas SEI Formar Preço, Qualidade em Serviços – Salão de Beleza, Inovar para Competir, Como Obter Lucro no Negócio e Como Manter um Bom Relacionamento com os Clientes. Haverá ainda a palestra Atendendo Bem para Vender Mais, sempre no horário das 18h às 22h, em que os empreendedores podem conhecer grandes casos de sucesso.

No evento, também é possível se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que deve ser entregue até o dia 31 de maio.

Com orientação empresarial e 9 mil vagas gratuitas em capacitações, palestras, seminários, oficinas e clínicas tecnológicas, ofertadas em 85 municípios baianos, essa edição da Semana do MEI traz como novidade a dedicação de 48% de sua grade de capacitações para temas ligados à inovação. Em toda Bahia, o evento conta com o patrocínio da Caixa e Desenbahia, além da parceria das prefeituras de municípios participantes.

“O MEI está mais avançado na gestão do seu negócio e busca conhecimento para inovar e aumentar a sua competitividade no mercado”, explica Fernanda Gretz, gerente da Unidade de Atendimento Individual, do Sebrae Bahia. Ela conta ainda que a expectativa é de que o evento contabilize até 12 mil atendimentos em todo Estado.

Atualmente, a Bahia conta com mais de 408 mil empresários formalizados como MEI, sendo o quarto Estado no ranking nacional em volume de empreenderes neste perfil, apenas atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

 

Fonte: Ascom Setur/Bahia Já/PoliticosSuldaBahia/JequiéReporter/BlogdaResenhaGeral/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!