25/04/2017

Uauá: Festival evidencia a produção apropriada ao Semiárido

 

Nesta sexta-feira (28), a partir das 10h, acontecerá a abertura da 9ª Edição do Festival do Umbu, realizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc). O Festival, que esse ano tem como tema “Integração dos sistemas produtivos no Semiárido”, encerra dia 29 de abril e toda sua programação acontecerá na Praça São João Batista, no centro da cidade de Uauá (BA).

Agricultoras/es, estudantes, expositores/as, organizações parceiras e demais convidados/as irão participar de painéis de discussões, visitação aos stands de comercialização de produtos de diversos grupos do Semiárido, degustação gastronômica, além de  apresentações culturais. Essas atividades acontecerão entre 9h e 21h, sendo sempre encerrada com atrações culturais em palco na referida praça.

As temáticas dos painéis de discussão foram pensadas para dialogar com o tema do festival e com as atividades desenvolvidas pelas comunidades e famílias que acreditaram e passaram a vivenciar na prática a proposta de Convivência com Semiárido. “Mandiocultura: entraves desafios e organização”, “Mercado institucional PAA e PNAE: políticas públicas para a agricultura familiar” e “ Tecnologia de produção para fruticultura de sequeiro”, são alguns dos temas.

De acordo com Denise Cardoso, presidenta da Coopercuc, os painéis tem como objetivo “enriquecer a discussão em torno da diversificação dos sistemas produtivos e também mostrar para as pessoas a importância da agricultura familiar em suas diferentes atividades”. Para dialogar sobre as potencialidades e os desafios da agricultura familiar, o festival contará com participação da Embrapa, Irpaa, Superintendência de Agricultura Familiar – Suaf  entre outros/as parceiros/as.

Ao longo dos dias, haverá também uma vasta programação cultural, com destaque para grupos populares regionais de música, o reisado do grupo Cultura e Diversidade, de Monte Santo (BA), o grupo Brincantes da Rua de Baixo – RDB’, formado por crianças de Curaçá  (BA) e outros artistas locais.  Nos stands de exposição e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar, os/ as visitantes poderão conhecer os saberes e sabores de aproximadamente 40 empreendimentos do Semiárido.

Esse ano, o Festival tem como novidade o Armazém da Agricultura Familiar, espaço que irá apresentar a Central da Caatinga, uma organização que reúne 10 cooperativas que trabalham com produtos de base familiar e com a economia solidária.  A Central desenvolve um trabalho em rede, preocupado com a agregação de valor aos produtos e a preservação do meio ambiente.

A 9ª edição do Festival do Umbu é organizada pela Coopercuc e conta com o apoio do Governo do estado da Bahia, das prefeituras de Uauá, Canudos e Curaçá e de organizações sociais parceiras.

Uauá: Estão abertas inscrições para concursos culturais durante o Festival de Umbú

A 9ª Edição do Festival do Umbu, que acontece nos dias 28 e 29 de abril em Uauá (BA), contará também com concursos culturais, como tem acontecido nas edições anteriores. As inscrições para as categorias Pintura de Tela e Literatura de Cordel são gratuitas e podem ser feitas até o dia 27 de abril via internet ou presencial.

Este ano as obras deverão abordar a "Integração dos sistemas produtivos no Semiárido", tema desta edição do Festival, podendo participar do Concurso Cultural de Pintura em Tela artistas de toda região e do Concurso Cultural de Literatura de Cordel poetas e poetisas de todo território nacional.

Para a realizadora do Festival, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), esses concursos tem como propósito contribuir com a difusão e produção das artes plásticas, fomentando e revelando artistas do Semiárido, bem como potencializar a escrita como ferramenta política e cultural, além de revelar artistas, sobretudo regionais.

A Coordenadora de Cultura do Festival, Geisabel Lima, destaca que "a produção artística no Semiárido também é uma ferramenta crucial para a construção de novos saberes e práticas, bem como o fortalecimento das lutas e da resistência do nosso povo", afirma Geisabel.

É importante lembrar que a/o participante que fizer a inscrição pela internet deverá entregar a obra até às 12h do dia 27 na sede da Coopercuc, uma vez que a homologação da inscrição se dará apenas mediante o cumprimento deste item, conforme consta nos editais.

A premiação será feita em dinheiro, conforme valores estabelecidos para cada colocação, o que pode ser conferido nos editais.

A divulgação do resultado final das obras eleitas pela comissão julgadora em 1º e 2º Lugar acontecerá no dia 29 de Abril às 15h, na Vila da Agricultura Familiar, um dos espaços onde acontece o evento. Maiores informações podem ser encontradas nos editais disponíveis em http://www.coopercuc.com.br/ver/editais/.

Prefeitura de Paulo Afonso anuncia quatro atrações para o São João 2017

A prefeitura de Paulo Afonso anunciou na noite de ontem, dia 21, durante o evento Moto Paulo Afonso, que está sendo realizado neste final de semana, quatro atrações que vão animar o São João e São Pedro 2017 da cidade.

A tradicional festa popular de Paulo Afonso acontece na Avenida Apolônio Sales (Centro) e no Campo do Flamengo (BTN 1) entre o final do mês de junho e início de julho.

As quatro atrações divulgadas de forma pela prefeitura são: Solange Almeida (ex-Aviões), Gabriel Diniz (GD), Jorge de Altinho e Flávio Leandro.

O anúncio aconteceu dentro de um espaço exclusivo, uma espécie de estande instalado no percurso do evento dos motociclistas, com uma gigantesca placa e quatro banners com as imagens dos artistas e a logomarca da prefeitura.

 

 

 

Fonte: O DiáriodaRegião/Ascom Agencia Chocalho/PA4/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!