26/04/2017

Uauá: Tudo pronto para IX Festival do Umbu

 

A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá – COOPERCUC está organizando o IX Festival do Umbu, que será realizado nos dias 28 e 29 de abril de 2017, na cidade de Uauá – Bahia.

O Festival do Umbu traz nessa edição o tema “Integração dos sistemas produtivos no Semiárido”.

O IX Festival do Umbu tem como característica principal dar visibilidade ao trabalho desenvolvido na região pela COOPERCUC e pelas entidades parceiras no âmbito nacional e internacional, ao mostrar a importância da Agricultura Familiar através das práticas sociais, ambientais, culturais e econômicas, desenvolvidas nas comunidades, além de celebrar os resultados do beneficiamento e comercialização dos produtos oriundos das frutas nativas da caatinga, especialmente o umbu, símbolo cultural e ambiental da região.

Uauá: Estudantes desenvolvem repelente com ervas naturais

O interesse pela iniciação científica aliado à necessidade de proteger a população do Aedes aegypti impulsionaram as estudantes Ingredy Gabrielly Gonçalves dos Santos e Mirella Martins de Souza a desenvolverem o “Natural Repellent”. A pesquisa foi desenvolvida em sala de aula, no âmbito do Projeto Ciência na Escola da Secretaria da Educação do Estado. Com as experiências, as alunas do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, em Uauá, localizado no Núcleo Territorial de Educação de Juazeiro (NTE 10), a 427 quilômetros de Salvador, misturaram diferentes ervas encontradas com facilidade na região. O resultado é um produto fácil e barato, que protege os usuários de picadas do mosquito que também é transmissor da febre amarela.

A estudante Mirella Martins, 16 anos, diz que a ideia foi aumentar as alternativas de proteção, já que o município teve diversos casos das doenças transmitidas pelo mosquito. “Estávamos pensando como podíamos contribuir para diminuir estas enfermidades e, por isto, pesquisamos plantas fáceis de encontrar e decidimos fazer um repelente composto por erva cidreira, capim santo, nim e cravo, além de glicerina para hidratar a pele”, conta.

Mirella explica como fazer o ‘Natural Repellent’

“A gente bate as plantas no liquidificador com um pouco de água. Depois amassamos o cravo e incluímos tudo numa panela com a glicerina. Esquentamos de cinco a dez minutos e esperamos esfriar”, afirma. A estudante ainda fala que o produto foi testado e teve ótimos resultados. “Nossa maior preocupação era que pudesse dar algum tipo de irritação na pele, mas como o uso da glicerina que atua como hidratante conseguimos evitar este problema”, afirmou.

Com a boa repercussão do ‘Natural Repellent’, apresentado na Feira de Ciências da unidade, as estudantes expuseram o projeto na Feira de Iniciação Científica do Sertão do São Francisco, em Juazeiro, e foram selecionadas para a 6ª Feira de Empreendedorismo, Ciência e Inovação da Bahia (FECIBA), que deverá ser realizada no segundo semestre e é promovido pela Secretaria da Educação do Estado.

Senhor do Bonfim: “Guerra de Espadas” será discutida em audiência pública

A fabricação dos artefatos explosivos e a realização da “Guerra de Espadas” no município de Senhor do Bonfim será tema de debate em audiência pública promovida pelo Ministério Público estadual. O evento, aberto a toda sociedade, será realizado na próxima terça-feira, dia 02 de maio, às 14h, no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), localizado na Rua Tomás Guimarães. (campus Senhor do Bonfim).

A audiência pública será conduzida pelo promotor de Justiça Jair Antônio Silva de Lima e discutirá os aspectos jurídicos e socioambientais da “guerra de espadas” realizada no município. Além de representantes do MP, está prevista a presença de autoridades estaduais e municipais no evento.  

Pilão Arcado: Quadrilha dos ‘Laranjas do Sertão’ pode ir para cadeia a qualquer momento

A Polícia Federal está em fase de conclusão das oitivas em coletar o depoimento de todas as pessoas citadas no maior escândalo do sertão baiano que causou um rombo em mais de R$ 20 milhões aos cofres do município de Pilão Arcado. O escândalo foi descoberto em 17 de fevereiro de 2014 pela reportagem da TV Record, na época o fato causou grande impacto no país citando como um dos principais envolvidos o ex-prefeito João Porfírio, o popular Joãozinho (PSD), tendo como parceiro, aliados políticos e comerciantes.

Durante as eleições municipais de outubro de 2016, Joãozinho conseguiu eleger o seu candidato, Afonso Mangueira (PP), denunciado na Justiça Eleitoral por crime de compra de votos, juntamente com mais dois vereadores. O processo ainda não foi concluído, no próximo dia 11 de maio haverá mais outra audiência no fórum local.

Hoje o clima dentro da prefeitura entre pessoas que fazem parte do mesmo grupo político é tenso. Segundo informações, existe troca de farpas, pessoas estranhas na porta da prefeitura quase todos os dias como se fossem ciganos, ninguém atende telefone, e para complicar mais ainda a situação, houve caso de depoente que entrou em contradição durante depoimento na justiça.

Deputado solicita a instalação de uma pista de atletismo para Juazeiro

O deputado Roberto Carlos (PDT) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, uma indicação, destinada ao governador Rui Costa, para que através da Superintendência de Desportos do Estado Bahia – SUDESB, seja realizada a instalação de pista de atletismo e equipamentos, no estádio Adauto Moraes, em Juazeiro.

Segundo o parlamentar, o objetivo é promover o atletismo, que representa o segundo esporte mais praticado no Brasil. “Por meio desta atividade, o que se pretende é garantir inclusão social aos jovens da região que, para praticar atletismo, têm que dividir as ruas, avenidas e até rodovias, com carros e caminhões, num constante risco de vida, diariamente”, disse o deputado Roberto Carlos.

Mesmo com estas dificuldades, atletas de Juazeiro e região têm obtido bons resultados em competições nacionais e até internacionais, a exemplo do maratonista Edson Amaro. É grande também, o número de atletas de escolas estaduais praticantes de atletismo, esporte relativamente barato, embora sem muito apelo popular e, por causa disso, também sem muito apoio, patrocínio.

“Existem ainda, muitas associações e equipes esportivas espalhadas em nossa região, com centenas de praticantes, entre jovens, adultos e até pessoas da terceira idade. A iniciativa trará, ainda, um incremento no combate e prevenção ao uso e ao tráfico de drogas, evitando que jovens sejam recrutados nas comunidades, nas escolas, pela absoluta falta de ocupação”, concluiu o deputado Roberto Carlos.

Fórum de Energias do Sertão vai debater o futuro do setor no Nordeste

Petrolina vai sediar na próxima quinta-feira (27), a partir das 8h15, no auditório do Senai, o I Fórum de Energias do Sertão. O evento, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) em parceria com o Sebrae em Pernambuco, visa debater temas ligados ao setor energético do Nordeste, como segurança, regulamentações e fontes alternativas.

Voltado a micro e pequenos empresários dos setores de alimentos e bebidas, industriais de pequeno, médio e grande porte, além de representantes de agências reguladoras, empresas públicas e privadas, o evento contará com a participação do ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho.

A primeira palestra será ministrada por Carlos Eduardo Senna Figueiredo, que irá abordar o tema “A Indústria e Setor Energético”. Em seguida, micro e pequenos empresários que participarem do Fórum terão a oportunidade de conhecer mais sobre eficiência energética e como buscar consultoria técnica com este objetivo. O consultor do Sebrae Edvaldo Mota apresenta casos de sucesso dessa adequação empresarial nos setores de alimentos, bebidas e agroindústria.

“O objetivo é discutir todas as opções que estão surgindo de fontes alternativas de energia para que as empresas procurem o melhor modelo para cada segmento, adotando energias mais limpas, fontes renováveis e contribuindo para redução de custos. Durante o Fórum, será possível apresentar ferramentas como o Sebraetec, que pode ser utilizado pelos empresários para conseguir essa eficiência”, destaca o gestor do projeto de Cadeia de Alimentos e Bebidas da Unidade do Sebrae no Sertão do São Francisco, Domingos Sávio Guimarães.

A programação traz ainda renomados especialistas do setor que irão abordar durante o Fórum os seguintes temas: “GLP – Aplicações e Oportunidades para o Setor Energético”, “Linhas de Apoio e Fomento a Fontes Alternativas de Energia”, “Oportunidades para a Energia Solar no Semiárido – Tecnologias e Regulamentação”, “Eficiência Energética”, “ Energia Elétrica – Modernização e Sustentabilidade”.

As inscrições para participar do Fórum são gratuitas e podem ser realizadas por meio do telefone (87) 3861-0554 ou pelo e-mail: regionalsaofrancisco@fiep.org.br.

  • Serviço:

I Fórum de Energias do Sertão

Dia 27 de abril, das 08h15 às 18h30

Auditório do Senai Petrolina (Av. Monsenhor Ângelo Sampaio, 267)

Inscrições: (87) 3861-0554 ou regionalsaofrancisco@fiep.org.br

  • Programação

08h15 às 08h55 – Credenciamento

09h00 às 09h05 – Abertura e composição da mesa

09h20 às 10h00 – Palestra “A Indústria e Setor Energético”: CNI (Carlos Eduardo Senna Figueiredo)

10h00 às 10h15 – Break Time

10h15 às 10h45 – Cases de sucesso nos setores de Alimentos, Bebidas e Agroindústria: (SEBRAETEC)

10h45 às 11h00– Projetos de automação energética e edificações inteligentes: (Leandro Oliveira – ADVANTIS)

11h00 às 11h15 – GLP Aplicações e Oportunidades para o Setor Energético (ULTRAGAZ)

11h15 às 11h30 – Linhas de Apoio e Fomento a Fontes Alternativas de Energia: FNE Sol – BNB ( Tomé Neto)

11h30 às 12h00 – Debate / perguntas:

– Mesa: BNB, Ultragaz, Advantis

– Moderação: Tatiana Bruce (FGV Energia)

13h30 às 14h00 – Credenciamento e Network

14h00 às 14h30 – Oportunidades para a Energia Solar no Semiárido – Tecnologias e Regulamentação: CHESF (Alcides Codeceira Neto)

14h30 às 15h00 – Eficiência Energética: (CELPE – Grupo NEOENERGIA)

15h00 às 15h30 – ANEEL (Reive Barros)

15h30 às 16h00 – Debate / perguntas:

– Mesa: CHESF, CELPE, e ANEEL

– Moderação – Tatiana Bruce (FGV Energia)

16h00 às 16h30 – Coffee Break

16h30 às 17h30 – Palestra: Energia Elétrica – Modernização e Sustentabilidade (Adriano Pires – Diretor Fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura – CBIE)

17h30 às 18h00 – Confederação Nacional da Indústria – CNI: ( Humberto Barbato)

18h00 às 18h30 – Setor Energético Brasileiro – Ministério de Minas e Energia – Fernando Coelho Filho

18h30 – Encerramento

 

 

Fonte: Ação Popular/Ascom Educação/Cecom MP/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!