27/04/2017

Feira: Micareta confirma 21 blocos no Circuito Maneca Ferreira

 

Além das atrações contratadas pela Prefeitura de Feira de Santana para animar o folião, o desfile dos blocos estão garantidos na Micareta. Entre os dias 18 a 21 de maio, vão desfilar pelo Circuito Maneca Ferreira, na avenida Presidente Dutra, vinte e um blocos – já confirmados. É o que afirma o presidente da Associação de Blocos Micaretescos, Claudio Pereira.

“Assim como as demais edições da Micareta, haverá sim bloco na avenida. Serão animados por atrações do município e do cenário nacional, a exemplo da Banda Lafúria. Outra atração de apelo popular está sendo negociada e poderá vir se apresentar também na Micareta”, afirma.

De acordo com Claudio Pereira já estão confirmadas para subir no trio elétrico a cantora Dilma Ferreira, que vai puxar o Bacalhau na Vara; Pagode do Segredo, no Esponjinha; Mont Zaion que animará os associados do Expresso do Regaee, e o bloco Coco & Cia que vai para a avenida com a banda Conect. No Styllo animará o folião do bloco Vou Beber com No Styllo, assim como a Banda Lafúria.

Já na grade de atrações contratadas pela Prefeitura, que animará o folião sem cordas, incluem Saulo, Pablo, Edson Gomes, Psirico, Timbalada, Harmonia, Cheiro de Amor, Armandinho, Dodô e Osmar. Neste ano, a Micareta completa 80 anos de criada e vai acontecer pela 78ª vez – não foram realizadas durante a 2ª Guerra Mundial e logo depois do Golpe Militar.

Projeto de música instrumental retorna ao Cuca neste domingo

Após alguns meses de pausa, está de volta ao teatro de arena do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca/Uefs) o projeto que traz a música instrumental ao cenário artístico de Feira de Santana. Neste domingo (30), a partir das 17 horas, o público pode conferir a performance de músicos talentosos da já renomada Jam na Cuca.

O final da tarde na área externa do Cuca, espaço aberto e arborizado, proporciona o clima ideal para ouvir clássicos do jazz em sessões livres e sem roteiro, explorando a criatividade dos improvisos e solos musicais de convidados e da banda base da Jam na Cuca, formada por Gilmar Araújo (guitarra), Rogério Ferrer (acordeon), Anderson Silva (contrabaixo) e Adson Junior (bateria).

Os músicos mantêm o mesmo propósito desde 2015, quando iniciaram o projeto: tornar a Jam na Cuca um acontecimento cultural perene, a partir da fidelização de um público crescente.

E tem sido assim, mesmo envolto em outros trabalhos – como participações recentes no Festival Vozes da Terra, Festival da Rádio Educadora FM, Prêmio Caymmi de Música e o Festival de Jazz do Recôncavo – a turma leva adiante o sonho de tocar junto a melhor expressão da música livre.

Sarau Literário do MAP acontece nesta quinta

Poetas, escritores e produtores culturais de Feira de Santana e região têm destino certo nesta quinta-feira, 27, quando participarão do 5º Sarau Literário, no Mercado de Arte Popular. O evento é realizado pelo Espaço Literário da Academia Feirense de Letras. É aberto ao público, apreciadores da literatura e da poesia.

Para o presidente da Academia Feirense de Letras, Emanuel Freitas, estes encontros são uma oportunidade de integração e de divulgação das obras produzidas por escritores e poetas de Feira de Santana. “No próximo mês haverá o lançamento de alguns títulos”, antecipa.

O Sarau Literário já reuniu no MAP vários poetas, como Joelma Morbeck, Maiara Angel e Jean Paul d`Antony. O local também foi palco para lançamento de algumas obras de escritores feirenses, a exemplo do jornalista Jorge Magalhães, que lançou o romance “A República do Mangue” e Dimas Oliveira com “cinema demais”.

Exposição e lançamento

A programação cultural segue com a exposição de terrarios – jardins plantados em vasos, no período de 3 a 13 de maio, no Núcleo de Informações Turísticas. A exposição é da professora e artesã Irenilda.

Já no dia 12, às 19h, haverá o lançamento do romance Bravi, do feirense Gilson Guimarães, que atualmente reside em Salvador. A história, publicada pela editora Aquariana, acompanha a saga de duas famílias europeias, que desembarcam no Brasil antes da Segunda Guerra Mundial, fugindo, uma do fascismo na Itália, e a outra da Guerra Civil Espanhola. Neste contexto, personagens singulares se confundem com importantes acontecimentos ocorridos durante o século.

Feira sediará Festival de Filarmônicas em maio

O Festival de Filarmônicas Princesa do Sertão, promovido pela Fundação Senhor dos Passos, através do Núcleo de Preservação da Memória Feirense, será realizado em maio, na quinta-feira, 4, e na sexta-feira, 5. O evento chega a sua sexta edição.

As filarmônicas participantes se apresentarão nos dois dias do evento, às 19h30, no Palacete Fróes da Motta, sem disputa de concurso e premiação, como nas edições anteriores.

Já está confirmada a participação da Sociedade Filarmônica 25 de Março, sob a regência do maestro Tony Neves e com a participação de alunos da Escola de Música Estevão Moura.

“O festival busca resgatar a cultura das filarmônicas da cidade”, afirma o presidente da Filarmônica 25 de Março, Carlos Brito, que também é secretário municipal de Planejamento.

Roteiro

Na noite de abertura, o lançamento pela Fundação Senhor dos Passos do "Roteiro Cultural do Patrimônio Histórico de Feira de Santana", com indicação dos bens tombados ou não pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac).

O mapa forma um quadrilátero pelo centro da cidade e tem pontos de referência, como o Shopping Popular Feiraguai, Praça Carlos Bahia, Praça Padre Ovídio, Praça Monsenhor Renato Galvão, Monumento ao Caminhoneiro, Praça João Pedreira, Praça da Bandeira, Centro de Abastecimento, Praça 2 de Julho e Praça Dom Pedro II (a do Nordestino).

A peça gráfica vai servir como um roteiro para o turismo de Feira de Santana. Estará disponível em pontos de atração. A ação conta com apoio da Prefeitura de Feira de Santana.

FilteBahia tem inscrições abertas para grupos baianos

O Festival Internacional Latino-Americano de Teatro da Bahia - FilteBahia-2017 está com inscrições abertas até dia 15 de maio para compor a Mostra Oficial do FilteBahia 10 Anos e fazer parte da V Plataforma Internacional Cênica da Bahia, a ser desenvolvida entre os dias 28 de agosto e 06 de setembro de 2017. No presente ano os grupos selecionados terão de produzir a tradução dos textos dos espetáculos para o espanhol, viabilizando assim a legendagem feita pelo festival, para a Plataforma Internacional junto aos programadores internacionais convidados.

O FilteBahia tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, pelo Edital de Eventos Calendarizados.

 

Fonte: Bahia Já/Secom PMFS/SecultBa/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!