06/05/2017

Conquista: Governo entrega centro de diagnóstico por imagem

 

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) já conta com um centro de diagnóstico por imagem em pleno funcionamento. Na tarde de quinta-feira (4), o governador Rui Costa (PT) inaugurou as instalações.

O centro recebeu R$ 13 milhões em investimentos.

Na ocasião, Rui destacou a modernidade dos equipamentos e outras melhorias que o hospital está recebendo.

“É a maior unidade de diagnóstico por imagem [em funcionamento] da Bahia, com os equipamentos mais modernos e sofisticados que existem no mercado. É um investimento grande, que visa qualificar o atendimento, aumentar o número de procedimentos e salvar vidas. Além disso, eu volto até julho para inaugurar a nova emergência do hospital. E a antiga emergência, após a inauguração da nova, transformaremos imediatamente em 20 novos leitos de UTI”, afirmou.

A unidade é gerida pela concessionária Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD), por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) firmada com o Governo da Bahia. 

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, com a PPP de imagem, os pacientes do interior não vão precisar sair de seus municípios para realizar exames com qualidade, uma vez que os serviços estão sendo implantados em regiões estratégicas, como em Vitória da Conquista, Guanambi, Jequié e Ilhéus.

Brumado: Atendimentos de média complexidade poderão ser realizados no HMPMN até construção da policlínica

Em reunião com prefeitos e secretários de saúde da região de Brumado, realizada no dia 26 de abril, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas falou sobre os detalhes da implantação do Consórcio Público de Saúde.

De acordo com o secretário, entre outras medidas, investirá nos atendimentos de média complexidade, para que estes sejam oferecidos na estrutura do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN), em Brumado, até que sejam levantados recursos para a construção da policlínica regional no município.

"O estado financia uma parte e a outra os municípios consorciados fazem um rateio de acordo com a população", explicou o Vilas-Boas.

Rastreamento do Câncer de Mama chega em Guanambi, Candiba, Caculé e Ibiassucê

A população feminina de 50 a 69 anos dos municípios de Guanambi, Candiba, Caculé e Ibiassucê começará a ser atendida, a partir de segunda-feira (8), pelo programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Com o compromisso de ampliar e descentralizar o acesso a serviços de saúde em toda a Bahia, o programa vai atender a uma parte das mulheres que ainda não teve oportunidade de realizar uma mamografia, exame que diagnostica precocemente casos de câncer de mama.

O atendimento é feito em unidades móveis, totalmente equipadas para dar todo o conforto necessário para as mulheres. O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Locais de atendimento

Em Guanambi, o atendimento começa no dia 8 e prossegue até o dia 24 de maio. A unidade móvel estará estacionada na Praça Henrique Pereira Nonato, nº 90 (Pátio da Prefeitura). A Sesab, através da Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), pactuou o atendimento para 2.100 mulheres que estão na faixa etária de 50 a 69 anos, preconizada pelo Ministério da Saúde. Em Caculé, o atendimento vai até o dia 18 deste mês, para 1.497 mulheres. A unidade móvel estará estacionada na Praça Coração de Jesus, nº 191 - Centro (em frente à Secretaria da Saúde).

Em Candiba, serão 878 mulheres para realizar o exame de mamografia. A unidade móvel estará estacionada na Praça Otílio Teixeira (Praça do Mercado), mais conhecida como a Praça de Eventos, até 13 de maio. Já em Ibiassucê, o atendimento será feito até o dia 11. Serão 638 mulheres e a unidade móvel ficará na Avenida Ana Rebouças Prates, USF Pedrinhas (Fundo do Parque de Exposições).

Para ser atendida, a mulher, dentro da faixa etária de 50 a 69 anos, deve comparecer ao local, a partir das 7h, levando um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. Os exames serão realizados diariamente até as 18h.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Faculdade Maurício de Nassau emite nota sobre falso arquiteto que estava atuando como professor

A Faculdade Maurício de Nassau emitiu nota esclarecendo o caso do falso arquiteto que estava atuando como professor na Instituição. Conforme o comunicado, a Instituição “está colaborando com a Polícia Federal e o Conselho de Arquitetura da Bahia”.

“Assim que os fatos forem apurados e esclarecidos pelos órgãos responsáveis, a Instituição tomará as providências necessárias. A Faculdade Maurício de Nassau reforça que tem compromisso com os direitos educacionais de nossos estudantes”, finalizou a nota.

De acordo com as informações divulgadas, foi a própria Faculdade que fez a denúncia junto ao Conselho, dando início à investigação e à ação criminal na Polícia Federal. O indivíduo se passava por “Arquiteto e Urbanista”, atuando como professor especialista da área. Conforme o Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia, o homem está sendo acusado de cometer os crimes de falsa identidade,  falso material,  falsidade ideológica, estelionato e uso de documento falso.

Jequié: Vereadores da minoria dizem que erros semelhantes ao gestão anterior estão se repetindo

“O descuido da atual administração na elaboração e publicação de atos públicos vem ocorrendo de maneira semelhante ao que acontecia na gestão anterior”.

A avaliação foi feita por vereadores da bancada da minoria na Câmara de Vereadores de Jequié, na sessão desta quarta-feira (3).

De posse de cópia do resumo do instrumento contratual nº 058/2017, publicado no Diário Oficial do Município, o vereador Reges Silva (PT), apontou equívoco verificado na contratação por inexibilidade de licitação,  da empresa Olivaldo Ribeiro de Novaes e Cia Ltda, para o fornecimento de combustível no período de 24 de abril a 24 de junho deste ano, no valor de R$ 131,56 (cento e trinta e hum mil e quinhentos e sessenta reais), onde consta como objeto do contrato, “compra de veículo tipo motocicleta”.

O vereador chamou a atenção para o fato de que erros dessa natureza podem trazer embaraços para a gestão em sua prestação de contas. Já o vereador Joaquim Caires (PMDB), criticou ao envio de correspondência eletrônica aos contribuintes cadastrados, em que consta  “nova versão do SIAM – Sistema Integrado de Arrecadação Municipal do município de Propriá-SE”, quando deveria ter sido substituído por Jequié-BA.

“Esses equívocos do tipo Ctrl–C – Ctrl-V, lembram o ocorrido na gestão passada em relação a taxação de barracas de praia em Jequié, assunto amplamente criticado nesta Casa de Leis”, disse Caires

Irritados, clientes classificam como péssimo o atendimento do Banco do Brasil em Brumado

Após passarem o último feriado prolongado sem dinheiro para saque nos caixas eletrônicos, os clientes da agência do Banco do Brasil de Brumado estão bastante irritados com a falta de manutenção nos terminais.

A agência operou todo o feriado com apenas um caixa para atender a grande demanda local.

São muitas as reclamações diante da precariedade do atendimento após as mudanças internas que vêm afetando as agências de todo o país. A situação já provoca a migração de muitos clientes brumadenses para outros bancos na cidade.

 

Fonte: Brumado Noticias/Ascom Sesab/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!