07/05/2017

Feira: Esquenta da Micareta tem Charanga de Maragogipe

 

Principal evento pré-micaretesco, o Esquenta vai animar a tarde de domingo, 7, dos foliões feirenses. Está tudo pronto para a grande festa de rua, que vai ser realizada pela quinta vez.

A rua São Domingos, tradicionalmente frequentada pela boemia, mais uma vez será o palco do Esquenta. A concentração será nas imediações da rua Rio São Francisco e o cortejo seguirá sentido avenida Getúlio Vargas.

Já estão confirmadas as presenças de Charanga de Maragogipe, Baile Andante, Unidos Pelo Samba, Bloco de Lu, Futrika com Rixó Elétrico, Bloquinho da Matilde, entre muitos outros que deverão confirmar presenças.

A Afro Axé e Swing Retrô apenas tocarão músicas antigas de axé, entre outros ritmos que animam os foliões. A festa é promovida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Será um evento marcado pela informalidade, visto que não serão permitidas as presenças de blocos comerciais ou trios, mas aqueles formados por amigos ou familiares. É uma festa de adesão.

“O que se pretende é a participação das famílias e crianças, como aconteceu em todas as edições”, afirmou o diretor do Departamento de Eventos, Naron Vasconcelos.

O cortejo da Micareta, formada por rei Momo, rainha e princesas, também participará do Esquenta. A eleição está marcada para ser iniciada às 9h, no Teatro Margarida Ribeiro.

A Secel informa que as atrações ganharão a rua a partir do meio-dia e a festa está prevista para ser encerrada por volta das 19h.

Roberto Mendes faz show no CUCA de Feira de Santana

O cantor, violonista e compositor Roberto Mendes se apresenta em Feira de Santana no dia 13 de maio no teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) a partir das 19h. Antes de sua apresentação musical, o artista participa de um bate-papo que terá como tema "Chula: comportamento traduzido em cancão".

"Vai ser uma conversa sobre a história e origem do samba chula e como ele ainda se configura na atualidade", explica Tércia Souza, aluna do  Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Gestec) da UNEB, que desenvolve pesquisa sobre o Samba de Roda de Pilão, em Tanquinho (BA) e organizadora do evento.

Ela também ressalta o princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. "Esse encontro objetiva promover reflexões sobre a importância de conciliar ações acadêmicas com as demandas da comunidade e assim contribuir para uma formação mais solidária e humana", conclui.

O evento conta ainda com a participação da cantora Maryzelia, conhecida cantora de samba da cidade. Os interessados podem entrar em contato com a organização do evento através do email terciassouza@gmail.com ou pelo telefone (75) 99171-6321. Os ingressos serão vendidos no local.

Momo e rainha da Micareta serão escolhidos neste domingo, no Teatro Margarida Ribeiro

As coroas de rainha e rei Momo da Micareta de Feira de Santana serão disputadas, neste domingo, por belas jovens e robustos rapazes. Tudo como manda a tradição.

O concurso para a formação da corte está marcado para ser iniciado às 9h deste domingo, 7, no Teatro Margarida Ribeiro. As jovens colocadas na segunda e terceira posições serão coroadas princesas.

Depois de eleito, o cortejo seguirá para a rua São Domingos, localizada a cerca de cem metros do teatro, onde o grupo vai se integrar ao Esquenta, principal evento pré-micaretesco.

Os membros da comissão julgadora já foram escolhidos pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e será formada por intelectuais, pessoas da sociedade e gente da imprensa. A tarefa não será das mais fáceis.

Os candidatos participaram de uma votação pela internet, que foi encerrada no final da tarde desta sexta-feira, 5. Os mais  votados ganharão pontos de bonificação que serão adicionados às notas atribuídas pelos jurados.

Os candidatos passaram por intensa preparação. O responsável por deixa-los prontos para o desfile é Edson Batista, que agiu como diretor artístico do evento. “Todos e todas são belos”, destacou.

Neste ano foi registrado recorde no número de inscrição para o concurso de rainha, com 32 candidatas, mais seis para o posto de rei Momo.

O reinado é intenso e curto. Começa na quinta-feira de Micareta e encerrado na madrugada de segunda-feira. A corte terá a responsabilidade de representar a beleza e a alegria do folião feirense.

Seduc lança o Dia do Brincar 2017

No pátio, na sala de aula, em casa, nas ruas, praças ou em qualquer espaço, o mais importante é brincar. Com este objetivo, a Secretaria de Educação lançou na manhã desta sexta-feira, 5, o Dia do Brincar 2017, que será comemorado este ano em 26 de maio (28 é a data dedicada mundialmente ao ato da brincadeira).

O evento de lançamento, que aconteceu no Teatro Margarida Ribeiro, contou com a presença de representantes de escolas públicas municipais, particulares e de diversas instituições de Feira de Santana, que desenvolvem atividades dirigidas às crianças.

Desde 2016 a Seduc desenvolve estratégias de sensibilização em torno de atividades lúdicas que estimulem o ato de brincar, uma vez que a ação é diretamente ligada à aprendizagem das crianças. Como este ano o dia oficial, 28 de maio, cai num domingo, a data foi antecipada para que as escolas e demais instituições possam se envolver efetivamente nas atividades.

“Projetos como este nos deixam muito felizes. É a oportunidade de proporcionar às crianças uma experiência diferente do brincar, é um brincar consciente, com atividades planejadas para estimular o desenvolvimento psicomotor dos alunos, além de promover diversos outros benefícios”, comentou a secretária de Educação, Jayana Ribeiro, durante a abertura do evento.

Aliando música e brincadeiras, Lorena Porto e Cid Fiuza apresentaram aos professores o projeto “Maria Escombone e o Violão Encantado”. “Nosso projeto traz a música como canal de comunicação com as crianças, pelo qual transmitimos diversas mensagens a elas. "Maria Escombone" também traz elementos teatrais, os próprios personagens dos quais nos caracterizamos dão um ar lúdico ao projeto. Com canções autorais e músicas de diversos ritmos e estilos brasileiros, propomos não só o entretenimento, a interação, como também a humanização e o desenvolvimento das crianças”, destaca Lorena Porto, que é atriz e cantora.

O lançamento contou ainda com a palestra da professora Gabriela Ramos de Azevedo, que também é diretora da Catavento Casa de Brincadeiras. Ela abordou o tema “Tempos de brincar: um diálogo sobre os caminhos da brincadeira”.

 

Fonte: Bahia Já/Secom PMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!