09/05/2017

Feira: Mês do Piano Brasileiro tem início na quarta (10)

 

O Projeto de Extensão Dança-Teatro da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está promovendo o Mês do Piano Brasileiro. O ciclo inicia-se com o diálogo da exposição da artista Graça Ramos com canções brasileiras que são homenagens às mulheres, como Luiza (Tom Jobim), Maria Maria (Milton Nascimento) e Beatriz (Chico Buarque). A apresentação ocorrerá no dia 10 de maio (quarta-feira), às 19 horas, no Museu Regional de Arte, localizado na rua Conselheiro Franco.

O ciclo de eventos é uma ação em parceria com o curso de Licenciatura em Música (LICEMUS) e o Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), através do Museu Regional de Arte, Seminário de Música e das Oficinas de Dança e Atividades Corporais.

No dia 24 de maio, às 18 h, no Teatro do Cuca, pianistas do projeto juntam-se a alunos e professores da Oficina de Piano, pertencentes aos cursos do Seminário de Música do Cuca, executando pérolas da música brasileira, a exemplo de Berimbau (Baden Powel) e Atraente (Chiquinha Gonzaga).

Por fim, no dia 25 de maio, às 18 h, também no Teatro do Cuca, estudantes do curso de Licenciatura em Música da Uefs e pianistas do projeto, executarão mais peças de compositores brasileiros, só que desta vez com destaque para composições de estudantes do LICEMUS. As peças Tentáculos de Sonhos (Júnior Sacramento) e Aboio na Serra (Elisângela da Silva) estarão presentes no repertório. A entrada é gratuita em todas as apresentações.

PAA Leite: SJDHDS promove seminário para Produtores de Agricultura Familiar

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), por meio da Superintendência de Inclusão e Segurança Alimentar (SISA), realiza, nos dias 9 e 10 de maio, o seminário do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Leite. O evento acontece na cidade de Feira de Santana-BA. Com o tema “PAA Leite: Desafios e Caminhos com a Produção Familiar”, o seminário, que será gratuito, acontecerá no auditório da Pousada Central, situada na rua Marechal Deodoro, 398, Centro. Na terça-feira (09), o seminário começa às 9h30 no primeiro dia e  às 8h, na quarta (10) com declarações de colaboradores do PAA.

Entre os participantes estão os órgãos públicos, cooperativas e associações da Agricultura Familiar com usina beneficiadora de leite de vários municípios que vão discutir sobre políticas públicas para cadeias do leite fomentando a participação e o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor leiteiro no PAA, no Estado da Bahia. No decorrer do evento, as instituições conhecerão melhor a produção sustentável da agricultura familiar, a assistência técnica aos agricultores familiares e às usinas, além de como funciona o PAA e como se cadastrar. Também haverá depoimentos de cooperados veteranos no programa falando de suas experiências no PAA.

PAA Leite

O Programa de Aquisição de Alimento, modalidade Leite, proporciona o fortalecimento e desenvolvimento do setor de leite no Estado da Bahia, além de contribuir para o combate à fome e a desnutrição infantil, por meio da distribuição gratuita do produto aos municípios.

Os agricultores familiares e pequenos produtores do ramo de leite, cadastrados no programa, recebem uma renda pela comercialização do produto com o Governo da Bahia, que distribui gratuitamente à gestantes, mulheres em amamentação, idosos e crianças de dois a sete anos, que pertencem às famílias inscritas no CadÚnico, aos Povos Indígenas e Comunidades Remanescentes Quilombolas e às instituições sem fins lucrativos, como creches, escolas, hospitais, maternidades, entre outras.

  • SERVIÇO

O que: Seminário “PAA Leite: Desafios e Caminhos com a Produção Familiar”

Quando: 9 e 10 de maio

Onde: Pousada Central, rua Mal. Deodoro, 398, Centro, Feira de Santana-BA

Quem: Órgãos Públicos, Cooperativas e Associações da Agricultura Familiar com usina beneficiadora de leite

Quanto: Gratuito

Vereador diz que Rui Costa pode ser investigado e colega sai em defesa

No tempo do grande expediente, na sessão ordinária desta segunda-feira (08) na Câmara de Vereadores de Feira de Santana, o vereador Luiz Augusto de Jesus, Lulinha (DEM), repercutiu as críticas feitas pelo colega Carlito do Peixe (DEM) sobre a atual crise política que assola o Brasil. Segundo Lulinha, a investigação Lava Jato chegará ao governador Rui Costa. O presidente do Poder Legislativo feirense, vereador Reinaldo  Miranda, Ronny (PHS), também participou do debate.

“Carlito se expressou bem ao mencionar sobre toda a sujeira que está acontecendo em nosso país. A semana passada, um delator da Operação Lava Jato afirmou que o ex-governador fez acordo com a Odebrecht para ajudar no financiamento da campanha de Rui Costa. Foram R$ 290 milhões envolvidos. A Operação já começa a chegar em Rui Costa. Atenção vereadores do PT. E não tenho dúvidas de que muitos políticos ligados ao PT estão envolvidos no desvio de dinheiro público”, pontuou Lulinha.

Após ouvir atentamente o pronunciamento do colega, o presidente do Poder Legislativo feirense, vereador Reinaldo Miranda, Ronny (PHS) garantiu que o prefeito José Ronaldo de Carvalho e o governador Rui Costa são dois homens públicos de condutas ilibadas.

“Diante do discurso do colega Lulinha  não poderia deixar de subir a esta tribuna e afirmar que sabemos da fase em que nosso país vive, mas se tem dois homens públicos com total transparência de atos são o prefeito José Ronaldo e o governador Rui Costa. Portanto, não deveríamos usar esta tribuna para afirmar que o governador será citado em uma denúncia feita sem provas ou testemunhas. Não sou advogado de Rui Costa, porém sei que é um homem sério e honesto”, defendeu.

Projeto obriga apresentação de vídeo sobre Lei Maria da Penha em escolas públicas

A vereadora Gerusa Sampaio (DEM) é a autora do projeto de lei de nº 53/2017, que dispõe sobre a obrigatoriedade de apresentação de vídeo educativo, contendo conhecimentos básicos sobre a Lei Maria da Penha para alunos das escolas públicas municipais de ensino fundamental. O projeto foi aprovado por unanimidade e em segunda discussão, na manhã desta segunda-feira (08), na Câmara Municipal de Feira de Santana.

O vídeo compreenderá, mais precisamente, o conteúdo referente às noções básicas sobre a Lei 11.340/2006. Ele deverá ser transmitido pelo menos uma vez por ano, devendo obrigatoriamente ser divulgado na semana comemorativa ao dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher.

O PL tem como propósito contribuir para o conhecimento no âmbito das comunidades escolares da Lei nº 11.340/2006, a Lei Maria da Penha, e impulsionar a reflexão crítica entre estudantes, professores e comunidade escolar sobre a violência contra a mulher.

O vídeo será elaborado por profissionais de comunicação e arte dramática. A Secretaria Municipal de Educação deverá promover a distribuição do vídeo, que será alocado em dispositivo compatível com a estrutura das escolas municipais, que se encarregarão de transmiti-lo, visando dar efetividade a Lei.

“Diante do exposto, contamos com o indispensável apoio de nossos nobres pares para a aprovação desta importante propositura”, pediu Gerusa.

A autora ainda destacou que, embora seja simples, a proposta é de grande alcance principalmente para as crianças que precisam ter conhecimento que violência domestica é crime. “Muitas veem isso em suas casas e precisam ter noção de que  é crime e não deve ser reproduzido. É triste a violência contra a mulher em nosso país. Ela se alastra de forma grande. Quando ligamos a televisão é só crime passional”, ressaltou. Para a vereadora, é durante a formação da criança que se leva conhecimentos como este.

 

 

Fonte: Ascom UEFS/Ascom SJDHDS/Ascom CMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!