09/05/2017

Feira: Lavagem do Beco da Energia homenageia Adelson Brito

 

Em um ambiente de alegria, artes e homenagens a segunda lavagem do Beco da Energia homenageia o artista feirense, Adelson Brito, e traz grandes atrações das diversas linguagens artísticas para fazer a festa no próximo dia 13 de maio, sábado, a partir das 13 horas. No palco se apresentarão: o grupo afro Pomba de Malê, a banda de reggae The Charlie Roots, o grupo Unidos pelo Samba, o grupo Roça Sound e a participação especial do grupo de samba de roda Quixabeira da Matinha.

De acordo com o idealizador e coordenador do evento, o multiartista, Marcio Punk,  além da boa música e do alto astral de sempre nos eventos do Beco da Energia, o publico vai poder conferir uma exposição com as artes do homenageado, Adelson Brito, através dos manequins, roupas, acessórios, bastões e demais peças que trazem a memória deste artista de grande importância  na cultura feirense e que neste ano de 2017 lamentavelmente se foi acometido por uma pneumonia, deixando um grande legado e uma lacuna nas manifestações culturais de Feira de Santana.

A 2ª lavagem do Beco da Energia é um evento tradicional de Feira de Santana por rememorar e revitalizar a lavagem do Beco do Mocó que tradicionalmente anunciara a chegada da Micareta de Feira.

Este evento tem a realização do Coletivo o Beco é Nosso, com o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer e da Secretaria de Comunicação Social; da Cerveja Proibida; dos sites Blog da Feira, Feirenses, Viva Feira, Terra de Lucas; da Rádio Princesa Fm 96,9; e da Polícia Militar da Bahia.

Estrutura para a Micareta começa a ganhar forma na Dutra

Aos poucos, a estrutura para a Micareta de Feira de Santana está sendo montada no Circuito Maneca Ferreira, que ocupa cerca de 1,8 quilômetro da avenida Presidente Dutra.

A estrutura vai atender a demanda esperada de mais de um milhão de foliões durante os quatro dias da maior festa popular do interior nordestino.

Parte dos toldos onde os comerciantes temporários montarão seus negócios durante a festa, que acontece de 18 a 21, já podem ser vistos num dos lados da avenida.

Operários também estão concentrados na montagem dos grandes camarotes. O vai e vem destes profissionais é intenso e vai aumentar nos próximos dias.

A iluminação especial, com a instalação de centenas de potentes refletores, deverá ser finalizada ainda nesta semana. Ruas transversais também serão devidamente iluminadas.

O motorista que passar pela Presidente Dutra, uma das movimentadas da cidade, deve aumentar a atenção devido ao aumento da presença de veículos e pessoas no local.

Por enquanto, o trabalho desenvolvido pelos operários não está interferindo no dia a dia da avenida. Entretanto, à medida que o serviço avance, as dificuldades começarão a aparecer.

Comércio de Feira funciona em horário especial para Dia das Mães

Em virtude à passagem do Dia das Mães, no próximo domingo, 14, o comércio de Feira de Santana vai funcionar em horário excepcional nesta semana.

As lojas do centro comercial foram autorizadas pela Prefeitura de Feira de Santana a funcionar até as 19h – normalmente fecham uma hora mais cedo.

No sábado, 13, o funcionamento será até as 16h. Os empregadores devem atender o que determina a lei, com relação ao pagamento da jornada adicional.

O decreto assinado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho atende a pedidos feitos por sindicatos de comerciantes e comerciários.

Tradicionalmente, o comércio registra aquecimento nas vendas durantes os dias que antecedem a data, uma das mais festejadas pelas famílias.

Daí a necessidade de se prolongar o horário de funcionamento das lojas, que, assim, podem atender aos retardatários.

O comércio também funciona em horário especial para o Dia dos Namorados, no período junino, Dia dos Pais e no Natal.

Usuários devem comparecer nas unidades de saúde para evitar bloqueio do Bolsa Família

As crianças de zero a sete anos e mulheres com idade entre 14 e 44 anos, beneficiárias do Programa Federal Bolsa Família, devem comparecer a Unidade de Saúde o mais breve possível para realizar acompanhamento de saúde, que consiste na checagem do peso, altura e estado nutricional. Para o atendimento o usuário deve levar o cartão do programa e o cartão do SUS. As famílias que não realizarem esse procedimento podem ter o benefício suspenso.

Kátia Simões, coordenadora do Setor de Nutrição, da Atenção Básica, salienta que “o recebimento do benefício do programa está atrelado ao cumprimento de compromissos da família com a educação, saúde e assistência social. Por isso, não fique de fora, vá até sua unidade para realizar o acompanhamento e garantir o seu benefício”, destaca.

Ela ressalta que as mulheres que estão gestantes também devem realizar o pré-natal para assegurarem a continuidade do beneficio.

Prefeito autoriza início da construção de um CAPS no Loteamento Modelo, na Mangabeira

Acompanhado da secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, e do diretor de Obras do Departamento de Engenharia da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, José Braga Neto, o prefeito José Ronaldo de Carvalho autorizou, na manhã desta segunda-feira, 8,  o início das obras do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), que atenderá à população do Loteamento Modelo, no bairro Mangabeira.

O CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS), categorizado como referência no tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário e personalizado.

OBJETIVO

O objetivo dos CAPS é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento por uma equipe de multiprofissional, e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos.

Líder do Governo rebate críticas de colega oposicionista

O vereador e líder do governo na Câmara, vereador José Carneiro (PSDB), durante pronunciamento na sessão ordinária desta segunda-feira (08), na Casa da Cidadania, rebateu as críticas do colega José Menezes Santa Rosa – Zé Filé (PROS) quanto à realização do show do cantor Roberto Carlos em Feira de Santana.

Para Carneiro, o colega não tem competência para decidir sobre a realização do evento.  “Ele perdeu a humildade e está com uma arrogância terrível. Quem é Zé Filé? Quem é José Carneiro, para chegar na tribuna e dizer que se não receber uma resposta até quarta-feira não haverá show de Roberto Carlos?”, questionou o líder afirmando que o colega pode cobrar informações, mas não fazer ameaças.

Em aparte Zé Filé destacou que tratou da possibilidade de denúncia. “Eu não cancelarei porque não tenho esse poder, mas com certeza o MP tem”, disse.

Desmentido

Ainda tratando sobre o posicionamento do colega Zé Filé, Carneiro lembrou que o mesmo usou a tribuna para fazer denúncias infundadas sobre as escolas da Rede Municipal. “As diretoras estão preparando nota pública para desmascarar o vereador.  Será encaminhado à Secretaria Municipal de Educação um ofício relatando que não houve falta de merenda escolas nas instituições. Estou falando isso para que o senhor não continue fazendo denúncias vazias. Se o senhor quiser denunciar traga provas que nós responderemos”, aconselhou. 

Segundo Carneiro, se continuar assim, o colega perderá a credibilidade ao realizar denúncias. “O caminho é ter denúncias concretas e denunciar coisas verdadeiras. As denúncias da oposição são importantes porque nos servem de alerta, mas Vossa Excelência se apequena quando as faz de maneira infundada”, criticou.

Em aparte o vereador Cadmiel Pereira (PSC) salientou que é importante a defesa prévia do Governo, levando-se em consideração que as diretoras das escolas municipais são concursadas, portanto não são filiadas a partidos políticos e têm suas responsabilidades. “É importante fazermos denúncias sérias para não cairmos no vazio, já que o prefeito José Ronaldo tem o compromisso de não faltar merenda escolar”, pontuou. 

De volta com a palavra, José Carneiro disse que tinha fotos de geladeiras com merendas enviada às escolas e que se continuasse com denúncias infundadas passaria a não acreditar mais nelas. “Eu continuo acreditando firmemente nos vereadores que utilizam a palavra, falam o que pensam, defendem suas ideias. Ir às escolas é direito de cada vereador, mas não podemos aceitar que denúncias vazias sejam feitas na tribuna da Câmara. Isso não é uma oposição que agrada ao povo, pois não transmite algo que não é verdadeiro”, explicou.

 

Fonte: Secom PMFS/Ascom CMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!