10/05/2017

Feira: HIPS promove semana de triagem da Orelhinha e Linguinha

 

O Hospital Inácia Pinto dos Santos – o Hospital da Mulher promove, no período de 22 a 26 deste mês, a Semana de Triagem para os exames da “Orelhinha” e da “Linguinha”. Os testes serão realizados exclusivamente com crianças com idade entre zero e quatro meses de idade, de todas as cidades da região, visando atender aquelas que nasceram em maternidades onde ainda não existem estes exames.

Todos os dois exames são preconizados pelo Ministério da Saúde como obrigatórios pela importância na prevenção de problemas, que podem ser corrigidos se identificados no início. O da orelhinha evita surdez e consequentemente que a criança fique muda, enquanto que o da língua evita problemas com sucção, mastigação e fala.

São exames realizados em poucos minutos por fonoaudiólogos, dentre profissionais altamente capacitados que compõem uma equipe própria da unidade hospitalar. E devem atender diariamente em média 10 bebês inscritos vindos de outras maternidades, além da demanda interna e os retestes.

O cadastro das crianças para serem submetidas aos exames será realizado durante duas semanas, no período de 8 a 19 deste mês, sempre pela manhã. Os pais deverão apresentar registro da criança comprovando terem de 0 a 4 meses. Já os exames deverão ser realizados no período de 22 a 26 deste mês.

A fonoaudióloga Carmem Cunha explica o perfil das crianças que têm acesso ao atendimento no Hospital da Mulher para este serviço durante a campanha. “São bebês que não nasceram no hospital e cujas famílias não possuem poder aquisitivo para pagar pelo exame”, frisou. São exames feitos também pela fonoaudióloga Keyse Barbosa.

O teste da “Orelhinha” já está implantado no Hospital da Mulher há mais de uma década enquanto o da “Linguinha foi implantado em julho de 2015.

HGCA promove Semana de Enfermagem

"Enfermagem, ciência e fé: Promovendo o autocuidado profissional, fortalecendo o espirito e curando o corpo". Este é o tema da Semana de Enfermagem 2017 do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), que será realizada de 12 a 17 próximos, no auditório da unidade. O objetivo será homenagear enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do hospital, com palestras, terapias alternativas, oficinas de auto maquiagem e massoterapia. A data é alusiva ao Dia do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio, e 20 de maio que é o dia do Técnico de Enfermagem.

A abertura oficial está marcada para sexta-feira (12), às 8h, no auditório do HGCA, onde será realizado um café da manhã com apresentação musical e palestra da professora Érica Granjeiro, que tem pós-doutorado em Neurofisiologia pela Universidade de São Paulo (USP). A semana de Enfermagem do HGCA conta com a parceria do Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (SIAST), Núcleo de Gestão do Trabalhador em Saúde (NUGETS), Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Saúde (PGRSS), com o apoio da diretorias Médica, Administrativa e Geral do HGCA.

  • Programação da Semana de Enfermagem do HGCA

12/05/2017

8h - Palestra: Enfermagem, ciência e fé: promovendo o autocuidado profissional, fortalecendo o espírito e curando o corpo, com Érica Granjeiro.

15/05/17

8h- Spa das mãos e pés (Vilma Macêdo)

Oficina de auto maquiagem (Rita Cerqueira)

16/05/17

8h- Limpeza de pele (Vilma Macêdo)

Sorteio de massagem lipo manual (Vilma Macêdo)

Spa dos Pés (Vilma Macêdo)

17/05/17

8h Palestra: Nutrição esportiva, com Graciane Rodrigues Azevedo, Nutricionista Clínica desportiva.

Massagem corporal (Rita Cerqueira)

Secretaria de Saúde é premiada em congresso

A secretária municipal de Saúde de Feira de Santana, Denise Mascarenhas, participou entre os dias 3 e 6 de maio do 5º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Norte e Nordeste, organizado pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS).

O município apresentou três trabalhos que vem sendo desenvolvidos na rede pública de saúde. Hortas Comunitárias: um relato sobre promoção da saúde e bem estar social na Atenção Básica; Repercussões do Programa Mais Médicos em um município do interior baiano: Relato de experiência da gestão. Tendo o trabalho Consultório de Rua sido premiado entre as melhores amostras apresentadas no congresso.

O evento teve como tema “Governança regional na saúde: Desafios para a gestão municipal”, e contou com a presença da secretária de saúde, Denise Mascarenhas, representando Feira de Santana, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, o representante da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), Joaquim Molina, entre outras autoridades.

“É um evento que visa fortalecer as políticas públicas e o reconhecimento de trabalhos que são desenvolvidos com muita responsabilidade pelo município nos mostra que estamos no caminho certo”, disse a secretária Denise Mascarenhas.

Durante o congresso, a secretária de saúde Denise Mascarenhas foi eleita a diretora de articulação regional do COSEMS.

Semana de Conscientização e Prevenção à Anorexia e Bulimia Nervosa é instituída no Município

De iniciativa da vereadora Cintia Machado (PMB), foi aprovado por unanimidade dos presentes, na manhã desta terça-feira (9), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o projeto de lei nº 54/2017 que institui no calendário do Município a Semana de Conscientização e Prevenção à Anorexia e Bulimia Nervosa.

A semana será utilizada para estimular campanhas visando esclarecer a população sobre a importância da prevenção e combate à Anorexia e Bulimia Nervosa, ficando a cargo das secretarias municipais de Educação e Saúde criar programas relativos ao tema, utilizando todos os locais que achem convenientes, além da possibilidade de firmar convênios com instituições filantrópicas da área de saúde.

O período em que ela ocorrerá será determinado pela Secretaria Municipal de Saúde. Dentro da campanha fica autorizada a utilização de mídias que contribuam para a divulgação dos propósitos desta lei, a exemplo de seminários, aulas, palestras, concursos e cartazes. A lei entrará em vigor a partir da data de sua publicação.

Leite do Fome Zero volta a ser distribuído

As famílias vinculadas em uma das 31 associações cadastradas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social começaram a receber o leite do Programa Leite Fome Zero, nesta segunda-feira, 8. Foram distribuídos nos bairros George Américo e Santo Antônio dos Prazeres, no distrito de Humildes e no Dispensário Santana.

A distribuição está sendo feita por etapa. A quantidade do leite, que é adquirido pelo governo do estado, com recursos do governo federal, ainda não é suficiente para atender a todos. O fornecedor alega que é por conta do período de estiagem.

“Está sendo entregue apenas 30% da quantidade prevista”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, cuja pasta é responsável pelo cadastramento das entidades e por fiscalizar a distribuição do alimento.

O benefício é destinado para as gestantes, crianças até sete anos e idosos – com idade a partir de 65 anos. Na Associação de Moradores do Bairro Santo Antônio dos Prazeres (Amosap) 150 famílias receberam o alimento. Foi um litro para cada. Na quinta-feira, 11, elas voltam a receber mais um litro.

A dona de casa Francisca Marques de Oliveira, 65 anos, foi uma das beneficiadas. Segundo ela, esse leite é uma grande ajuda na alimentação. “Dá para fazer um mingau, um bolo ou colocar no café”, diz. Dona Francisca reside com o filho e o marido, que é deficiente visual.

Também moradora do Santo Antônio dos Prazeres, dona Maria de Souza, que reside com o companheiro, disse que estava feliz.  “Alimento é sempre muito bem vindo, principalmente para quem ganha pouco e tem família para alimentar”.

 

 

Fonte: Secom PMFS/Ascom HGCA/Ascom CMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!