14/05/2017

Pesquisa do IBGE aponta crescimento do turismo na Bahia

 

O turismo baiano registrou crescimento de 0,8% em março, na comparação com o mês de fevereiro, revela a Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na sexta-feira (12). Comparando com março de 2016, o desempenho da Bahia em atividades turísticas teve incremento de 4,6%. O estudo contempla índices do Distrito Federal e mais 10 estados (série com ajuste sazonal). A Bahia figura entre os sete estados brasileiros (São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco e Ceará) que tiveram desempenho positivo no turismo em março.

Ao comentar os dados apurados pelo IBGE, o secretário do Turismo da Bahia, José Alves disse que fevereiro é tradicionalmente um bom mês para o setor. Desta vez, março foi ainda melhor para a Bahia, fruto de uma política implementada pelo governo estadual com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e a geração de empregos.

“Intensificamos a promoção da Bahia e estamos presentes em mais de 50 feiras nacionais e internacionais até o final do ano", afirmou o secretário José Alves. "Esta semana também demos um passo importante com a redução da alíquota do ICMS de querosene de aviação de 18% para 12%, a fim de estimular as companhias aéreas à ampliação do número de voos que trazem visitantes para a Bahia”.

A pesquisa

Para o índice de atividades turísticas, entre as unidades da federação pesquisadas, na comparação com fevereiro, as variações positivas foram: São Paulo (5,2%), Paraná (3,6%), Espírito Santo (3,2%), Minas Gerais (3,0%), Pernambuco e Ceará (ambas com 1,3%) e Bahia (0,8%). As variações negativas foram registradas no Distrito Federal (-11,0%), Goiás (-6,3%), Santa Catarina (-2,3%), Rio Grande do Sul (-1,7%), e Rio de Janeiro (-1,1%).

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior (sem ajuste sazonal), as variações positivas foram as seguintes: Minas Gerais (9,1%), Santa Catarina (8,5%), Goiás (7,7%), Bahia (4,6%), Pernambuco (3,0%), Paraná e Ceará (ambas com 2,0%). As variações negativas foram as seguintes: Rio de Janeiro (-15,4%), Distrito Federal (-14,7%), Rio Grande do Sul (-12,1%), Espírito Santo (-9,0%) e São Paulo (-5,9%).

MP-BA sugere ‘solução caseira’ a prefeituras para gastos com festas juninas

Próximo ao período de festas juninas, o radar sobre os gastos das prefeituras fica mais vigilante.

Com a crise financeira, que parece não dar trégua, e a estiagem, que vai para mais um ano de dificuldades, o dilema é: como fazer uma festa que agrade à maioria da população e ao mesmo tempo não provoque uma quebradeira nas contas públicas.

Assim como em outros anos, em 2017 o Ministério Público do Estado (MP-BA) promete atuar na fiscalização dos recursos.

Nos próximos dez dias, o MP-BA deve encaminhar recomendações às prefeituras, cobrando que elas não gastem mais do que podem.

A intenção, segundo o promotor Luciano Ghignone, não é acabar com os festejos, mas realizá-los dentro do que se pode pagar.

“O que se busca não é coibir as festas, mas fazer com que elas ocorram dentro do razoável. Os festejos de São João são tradicionais, tem um valor cultural, e o MP não quer que isso seja desprezado. A questão é que eles venham acontecer e causem prejuízo ao patrimônio público”, diz Ghignone.

Para o promotor, a receita pode sair de uma solução caseira. “Buscar uma programação mais criativa, que abra mão de atrações mais caras, privilegiando atrações locais, com gasto menor. Ou mesmo estabelecer parcerias externas que aliviem o município de custear tudo”, argumenta.

Municípios com decreto de emergência em vigor devem redobrar a preocupação para que serviços essenciais, como os de saúde e educação, não sejam prejudicados.

CachoeiraDoc prorroga inscrições de documentários até 31 de maio

O CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira, que este ano chega à sua oitava edição, prorrogou até o dia 31 de maio as inscrições de filmes.

Para participar, os interessados devem preencher o formulário online e enviar o link do filme pelo site do evento, que acontece entre 4 e 10 de setembro, no Cine Theatro Cachoeirano e no Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, na cidade de Cachoeira.

Serão aceitos curtas, médias e longas-metragens finalizados a partir de 2016 e em qualquer formato. O regulamento completo já está disponível no site do festival.

Obras no aeroporto são tema de reunião no Palácio Thomé de Souza

As obras de requalificação do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães foram o mote da reunião realizada nesta quinta-feira (11), no Palácio Thomé de Souza, entre o prefeito ACM Neto e representantes da empresa Vinci Airports – vencedora do leilão federal realizado em março deste ano para operação do terminal em Salvador.

Também estiveram presentes no encontro os secretários Luiz Carreira (Casa Civil), João Roma (Gabinete), Guilherme Bellintani (Desenvolvimento e Urbanismo) e Cláudio Tinoco (Cultura e Turismo), além do superintendente Fabrizzio Muller (Transalvador).

Na ocasião, os gestores municipais conheceram o cronograma de obras de requalificação do aeroporto, além da apresentação da estrutura da empresa que vai administrar o terminal. A Prefeitura se colocou à disposição para auxiliar no que fosse necessário para o andamento das intervenções físicas.

 A iniciativa vai contribuir bastante para a economia e o turismo da capital baiana, que vem sofrendo com a situação precária da estrutura, que recebeu, em 2016, 7,5 milhões de passageiros. “Estamos confiantes porque Salvador terá um aeroporto da importância de sua história”, salientou o prefeito.

Nova administração

A Vinci Airports é uma filial francesa da Vinci Concessions, responsável pela gestão dos aeroportos no mundo. Além de Salvador, outros 35 terminais aeroportuários são administrados pela empresa em seis países: Portugal, França, Japão, República Dominicana, Cambodja e Chile.

Por esses terminais, passaram 132 milhões de passageiros em 2016. As atividades envolvem mais de 200 companhias aéreas e gera cerca de 11 mil empregos.

No Brasil, a Vinci Airports arrematou o aeroporto de Salvador por aproximadamente R$ 660,9 milhões, com prazo de concessão de 30 anos, podendo ser prorrogado por mais cinco.

O montante corresponde a um ágio de 113% em comparação ao valor inicial, que foi de R$ 310 milhões. Dentre as exigências feitas pelo governo federal estão o investimento na ampliação dos terminais de passageiros, dos pátios das aeronaves e das pistas de pouso e decolagem.

O aumento do número de pontes de embarque e dos estacionamentos de veículos também está entre as obras a serem executadas.

15ª Semana de Museus começa dia 16 na Casa do Benin

A Casa do Benin, administrada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) na Rua Padre Agostinho Gomes, 17, Pelourinho, vai promover uma programação especial e gratuita dentro da 15ª Semana Nacional de Museus. As atividades fazem alusão ao Dia Internacional de Museus, celebrado dia 18 de maio.

A abertura oficial será na terça-feira (16), às 18h, com a Exposição Fotográfica Agudás “Os brasileiros no Benin” que traz painéis com fotos e textos de Milton Guran. A visitação acontece de segunda a sexta, das 9h às 17h, até o dia 30 de junho.

No mesmo dia, serão realizadas ainda duas apresentações, a partir das 18h30. Uma delas é o Musical de Cânticos de origem Ewe-Fon entoado pelos Alabés do terreiro Kwe Vodun Zo, a partir das 18h30. A outra atração é a Aula Inaugural de Capoeira, realizada pelo grupo Gangara.

Na quinta-feira (18), a professora Régia Ribeiro ministra a Oficina de Artes Visuais com uma releitura das Tapeçarias Ideográficas do Benin.

A atividade visa inciar as crianças na linguagem das artes visuais. A ação educativa acontece das 14h às 16h. Já a arte gastronômica ganha espaço na sexta-feira (19), das 15h às 17h, com a Oficina de Culinária Beninense. Realizada pela chef de cozinha Ana Célia, a aula trabalhará o doce de goiaba e a cocada.

Mobilização

A Semana Nacional de Museus é um projeto promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e envolve a participação de mais de mil museus em todo país. Os espaços oferecem 3 mil atividades especiais ao público, dentre apresentações musicais, oficinas e palestras. A programação completa poderá ser consultada no site www.guiada programacao. museus.gov.br.

 

 

Fonte: Ascom Setur/BN/Tribuna/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!