16/05/2017

Bahia: Gestores municipais aprovam o Mutirão de Cirurgias

 

Cada cirurgia dessa custa, em média, R$ 5 mil. Imagine um município pequeno, como o nosso Lajedão, ter que pagar para os 55 pacientes que trouxemos aqui hoje?". A afirmação é da secretária municipal de Saúde, Wilvania Viana de Souza, ao ressaltar a importância do Mutirão de Cirurgias que o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), realizou no final de semana (13 e 14), em Medeiros Neto, no sul da Bahia, atendendo também à população de Vereda, Ibirapuã e Itanhaém.

A iniciativa está sendo reconhecida pelos gestores municipais que veem no projeto uma oportunidade de diminuírem o tempo de espera dos seus pacientes, como explicou a prefeita de Medeiros Neto, Jadna Paiva Silva. “Ao assumirmos a prefeitura conseguimos fazer 20 cirurgias dessas, porém, ainda temos mais de 50 pessoas na fila, que demandaria tempo para conseguirmos atendê-las, se não fosse o mutirão".

Ela ainda acrescentou que os municípios vizinhos também “são atendidos aqui em nosso hospital e os valores repassados por eles não são suficientes para cobrir os custos”. O secretário da Saúde de Medeiros Neto, Alex Serapião da Silva, fez um balanço positivo da ação no município, ressaltando que a parceria com o Governo do Estado atendeu às expectativas da região.

No domingo, durante o atendimento, a equipe do mutirão homenageou as mães presentes pelo dia dedicado à elas. Quem esteve na unidade móvel curtiu música ao vivo e recebeu flores e bombons em reconhecimento à sua importância e dedicação, a exemplo da secretária de Saúde de Ibirapuã, Andreia Carmona da Silva. Ele acompanhou 70 pessoas do município, levando seu filho de 11 meses, que ainda mama no peito. "Não poderíamos perder essa oportunidade, pois não temos como ofertar esses procedimentos por conta dos poucos recursos".

Dona Maria Alves de Souza, 75 anos, saiu de Itanhaém acompanhando sua filha de 46 anos, que é especial, e há mais de seis anos esperava uma oportunidade para fazer a cirurgia de vesícula. "Graças a Deus, o governador mandou esse atendimento para nós, pois já tentamos em Vitória (ES), mas não conseguimos". Outra mãe e profissional de saúde que destacou a importância da ação foi Jorgina Ribeiro Brandão, 48 . "Trabalho como agente comunitário de saúde há 18 anos e nunca fiz um eletro [exame Eletrocardiograma). Só tive essa oportunidade hoje, através do mutirão.

Mutirão de Cirurgias chega a Teixeira de Freitas nesta terça-feira

Teixeira de Freitas, no sul do estado, recebe o Mutirão de Cirurgias nesta terça-feira (16). A iniciativa do Governo da Bahia, executada por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), visa diminuir a fila de cirurgias eletivas, oferecendo o procedimento para hérnia, vesícula e histerectomia. As cirurgias serão realizadas no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, a partir do dia 10 de junho.

Para agendar os procedimentos cirúrgicos, o paciente será atendido nas unidades móveis do mutirão, que ficarão estacionadas no pátio do Shopping Mix, na Avenida São Paulo, até quinta-feira (18). O atendimento fica disponível das 7h às 17h. A equipe tem capacidade para atender cerca de 200 pessoas por dia.

O paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames laboratoriais indicando a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, ele poderá se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido dos documentos exigidos (cartão do SUS, carteira de identidade e comprovante de residência).

Pacientes que farão procedimento de vesícula, para a realização do exame de ultrassonografia (USG), precisam estar em jejum. Já as pessoas que farão histerectomia devem levar exame preventivo e demais exames já realizados.

Artes ajudam na recuperação de pacientes do Hospital da Mulher

“Era por volta das 23h quando uma paciente entrou no meu quarto. Ela começou a chorar. Estava desesperada. No decorrer da conversa, eu percebi que ela estava muito estressada e precisava relaxar. Peguei um livro de pintar que eu tinha ganhado da psicóloga e dei para ela. Disse para ela pintar e que ela precisa recuperar a saúde. No dia seguinte, antes de fazer qualquer coisa, vi que ela já estava pintando e bem mais calma. Pensei comigo mesmo, ‘olha como dá retorno’”.

O relato é de Clíssia Morgana Ribeiro Veloso, paciente do Hospital da Mulher (HM) Maria Luzia Costa dos Santos, em Salvador, e uma das participantes do projeto de artes realizado pelo Núcleo de Psicologia da unidade. A partir desta história, que aconteceu há cerca de um mês, foi iniciado o projeto ‘Borboletas: Transformação’.

A iniciativa leva para as pacientes, terapia por meio da arte. A equipe de Psicologia disponibiliza desenhos, telas de pintura, tintas, lápis de cor e outros materiais com o propósito de permitir que as mulheres possam utilizar no período que estão internadas no hospital. O resultado desses momentos de pintura, recortes e desenhos será mostrado a partir desta terça-feira (16), em uma exposição montada em um espaço na unidade.

A coordenadora do Serviço de Psicologia do HM, Márcia Aquino, explica que o projeto serve de inspiração para que as pacientes permitam liberar toda sua subjetividade, por meio da arte, para resolver conflitos, problemas de comunicação, dificuldades de expressão e muitos outros aspectos psicológicos. “É um movimento junto com os pacientes. Hoje toda a equipe está envolvida. Percebemos uma melhora significativa na recuperação das pacientes”. Ela ainda destaca que a iniciativa ajuda na melhora da autoestima e no emocional. “Elas acabam tirando o foco da doença. A atenção é voltada para a recuperação e para o bem estar”.

A professora de dança, Clíssia Morgana Ribeiro Veloso, em tratamento no hospital, diz que sentir a necessidade de se transformar para que a sua recuperação seja mais rápida. “Eu penso na borboleta, que sai de um casulo transformada. Por isso, dei a sugestão do nome do projeto. Quando eu estou pintando me abasteço de saúde através das cores. Quando você vê as cores no hospital dá outro ânimo”. O nome do projeto foi sugerido por Clíssia por considerar a borboleta um símbolo da transformação, da felicidade, beleza, efemeridade da natureza e da renovação.

Interatividade nos meios digitais é destaque em campanha contra o Aedes

Uma nova campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti foi lançada pelo Governo do Estado, nesta segunda-feira (15). A ação, apresentada para estudantes da rede pública durante evento no Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, no bairro de São Marcos, em Salvador, vai usar as redes sociais, como o Instagram, Facebook e Youtube, para ampliar o alcance da campanha e engajar públicos diversos.

Ao lado dos titulares das pastas estaduais da Educação, Walter Pinheiro, e de Comunicação, André Curvello, o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, ressaltou que “influenciadores digitais e vídeos com um pouco de humor estimulam o compartilhamento da mensagem, que é simples e direta: ou você toma uma atitude ou o mosquito toma conta”.

A campanha também terá anúncios em sites, jornais, revistas, outdoors, busdoors, além da exibição de comerciais nas rádios e tevês de todo o estado. Para ao secretário André Curvello (Secom), apostar na diversidade de linguagens é garantir que a mensagem chegue aos baianos. “Entendemos a importância do tema e tentamos utilizar todas as ferramentas possíveis da comunicação, no sentido de que a gente atinja o maior número de pessoas. Essa é uma campanha complexa, que já começou a ser veiculada em todos os meios ‘off’ e online. Acredito que nunca fizemos uma campanha com tanta força nas redes sociais como esta”.

Lançamento

Com o uso da tecnologia, a apresentação desta segunda-feira mostrou aos estudantes a história do Aedes aegypti e a forma como foi disseminado pelo mundo, bem como as estratégias de combate ao mosquito, que é vetor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. “Em uma única ação utilizamos a interatividade de um vídeo 360°, propusemos uma mini gincana, apresentamos o ciclo de vida do mosquito com o auxílio de microscópios e montamos uma estrutura de mini cinema para exibir dois vídeos educativos”, explicou Fábio Vilas-Boas.

Uma caravana com dois caminhões levando o cinema ao ar livre, os óculos de realidade virtual, microscópio e outras atividades, vai percorrer as escolas estaduais, da capital e do interior, com as ações da campanha. De acordo com o secretário Walter Pinheiro, a ideia é fazer com que as atividades cheguem às 1.300 unidades da rede pública. “Estamos fazendo uma campanha que leva a conscientização e uma série de ações de combate ao mosquito, com a utilização de novas ferramentas. E a campanha encontra nas escolas o ambiente ideal para fazer essas ações florescerem. Queremos que o combate ao mosquito seja debatido dentro das salas de aula, que não seja pontual, mas que faça parte de uma prática de educação e formação”, destacou.

  • A agenda para as próximas visitas da caravana já está pronta. Confira o cronograma:

15 e 16 de maio – Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, na capital.

17 e 18 de maio – Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, na capital.

19 a 26 de maio – Salvador Shopping, na capital.

29 e 30 de maio – Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas, em Camaçari.

1º de junho – Colégio Estadual Polivalente de Camaçari, em Camaçari.

Saúde na Escola

Durante o evento desta segunda-feira, os secretários estaduais da Saúde e Educação também assinaram a adesão ao novo Programa Saúde na Escola, que destina recursos federais para as escolas públicas, sejam elas municipal, estadual ou federal. Nesse sentido, algumas ações são prioritárias, como a visita de profissionais de saúde nas escolas, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti; avaliação de Saúde bucal, e a prevenção ao uso de álcool e outras drogas. A ideia é dar atenção integral à saúde dos estudantes da rede pública através de ações de promoção, prevenção e enfrentamento das situações que podem gerar vulnerabilidade.

 

Fonte: Ascom Sesab/Ascom Educação/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!