16/05/2017

Salvador: Estreia conversa entre cientistas e clientes em bares

 

Epidemiologia do vírus, teoria quântica, filosofia, inovação no jornalismo e efeitos da poluição na Baía de Todos-os-Santos. Esses são assuntos para discutir dentro da universidade, certo? Errado. Esses temas vão deixar os muros das instituições de ensino e serão discutidos em uma mesa de bar. Isso mesmo. A dinâmica faz parte do "Pint of Science", que esse ano acontece pela primeira vez em Salvador.

Além da capital baiana, mais de 100 cidades em 11 países participam do evento simultaneamente entre os dias 15 a 17 deste mês. O festival, criado na Inglaterra, leva a ciência para ser discutida em ambientes mais descontraídos.

Uma das palestrantes, a diretora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Suzana Oliveira Barbosa, disse que os soteropolitanos podem esquecer as palestras típicas das instituições de ensino. "A ideia é que seja mais um bate-papo. É um momento de um diálogo direto, com linguagem simples e nada de vocabulário muito acadêmico. Quanto mais aproxima a ciência da pessoa, melhor", explica ela, que também é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Ufba.

A doutora irá falar sobre jornalismo online na quarta, 17, no RedBurguer N Bar, na Pituba. Já nesta segunda, quando começa o festival, os interessados em filosofia poderão dialogar com o filósofo João Carlos Salles, reitor da Ufba. Ele conversará sobre a questão: “O que é conhecer?”. O encontro será no Barravento, que fica na avenida Oceânica, na Barra.

No mesmo dia, só que no Caranguejo do Porto, quase em frente ao Barravento, Eduardo Mendes, professor do Instituto de Biologia, falará sobre “A história ambiental da Baía de Todos-os-Santos”. Quem for ao RedBurguer N Bar (na rua Alexandre Herculano, 45, na Pituba) poderá se integrar das discussões sobre história e cultura africana. O bate papo será com a professora do curso de História da Ufba, Wlamyra Albuquerque. Também na segunda, ela vai debater sobre “Que negros são esses?”

Não é necessário se inscrever, basta comparecer a um dos locais do festival. Confira a programação completa no site do evento.

Espetáculo faz homenagem a Clara Nunes em Salvador

O Café-Teatro Rubi, do Hotel Sheraton da Bahia, apresenta, na sexta-feira (19) e sábado (20), às 20h30, o espetáculo “Branka Canta Clara”. O show que homenageia a cantora brasileira Clara Nunes e convida o público a viajar entre suas canções.

Clara Nunes é fonte de inspiração para Branka, cantora curitibana que tem mais de 10 anos de carreira. Em 2013, Branka recebeu duas indicações importantes no campo da música. Uma para o Grammy Latino com o seu primeiro álbum exclusivamente de samba, “Barra da Saia”, na categoria “Melhor Álbum de Engenharia de Gravação”; e concorreu com o mesmo trabalho como “Melhor Álbum de Samba” no Prêmio da Música Brasileira.

Clara é mineira e foi a primeira cantora brasileira a vender mais de 100 mil cópias. Em 1972, se firmou no samba com o álbum “Clara Clarice Clara”, nome do sucesso escrito por Caetano Veloso e Capinam.

  • SERVIÇO

Branka Canta Clara

Quando: 19 e 20 de maio (sexta e sábado)

Horário: 20h30

Onde: Café-Teatro Rubi – Sheraton da Bahia Hotel

Quanto: Couvert artístico de R$ 60

Mostra de Cinema e Direitos Humanos começa esta semana em Salvador

Com o apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS), acontece desta quarta-feira (17) ao próximo dia 22, na Sala Walter da Silveira, localizada na Biblioteca Pública do Estado (Barris), em Salvador, a 11ª edição da Mostra de Cinema e Direitos Humanos, que busca promover a cultura e educação em Direitos Humanos.

A ideia é ampliar os espaços de debate e discussão, por meio da linguagem cinematográfica, disseminando o exercício da solidariedade e do respeito às diversidades. Além de Salvador, a Mostra passará por centros culturais, escolas, instituições públicas e privadas do Distrito Federal e das outras 25 capitais do País. A expectativa é receber um público de 30 mil em todo o Brasil.

Na abertura, nesta quarta, às serão exibidos dois curtas – ‘Depois Que Te Vi’, de Vinícius Saramago, sobre direito das pessoas com deficiência; e ‘De Que Lado Me Olhas’, de Ana Carolina de Azevedo e Helena Sassi, que foca na diversidade sexual e cidadania LGBT. A exibição dos os outros acontecem sempre a partir das 14h.

Nesta edição, 29 filmes – entre curtas, médias e longa-metragens – compõem o circuito principal, que será dividido em três mostras -Panorama, com 17 produções sobre pessoas com deficiência, negros, idosos e população LGBT; Temática, que abordará questões de gênero em sete títulos; e Homenagem, com foco na obra da cineasta Laís Bodansky, com os cinco trabalhos selecionados tendo relevância em discussões sobre igualdade e direitos de oportunidade. A novidade deste ano é a 'Mostrinha', que exibirá oito curta-metragens para o público infanto-juvenil.

Pracatum abre inscrição para curso gratuito de Técnico em Áudio

Estão abertas a partir desta segunda-feira (15) até o dia 19 de maio as inscrições para o processo seletivo dos cursos livres da Pracatum Escola de Música e Tecnologias. Serão oferecidas gratuitamente, aulas para o curso técnico em áudio, com carga horária de 200horas/aula. São, ao todo, 40 vagas, para profissionais, estudantes de música e músicos atuantes no mercado. Os interessados podem comparecer a sede da Associação Pracatum, das 09h às 12h e das 14h às 17h, para preenchimento de formulário de inscrição. Para se inscrever, é necessário cópia da Carteira de Identidade, CPF e Currículo. A seleção acontecerá através de análise de currículo e questionário.

O projeto, que é realizado pela Pracatum Escola de Música e Tecnologias, através do Fundo de Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBa, promoverá a inclusão sócio produtiva dos jovens, habilitando e qualificando profissionais para atuarem na cadeia produtiva da música no que tange seus aspectos técnicos e de produção fonográfica.

O curso técnico oferece estrutura para formar e atualizar profissionais que já trabalhem na área e capacitar novos profissionais, oferecendo um curso diferenciado com aulas teóricas e práticas. Além de desenvolver práticas de operação de som para PA, gravação em estúdio e ao vivo.

As aulas serão ministradas com professores que são, também, profissionais atuantes no mercado musical, e com equipamentos de última geração oferecendo aos alunos a possibilidade de vivenciar um ambiente igual ao que encontrarão no seu futuro profissional, acrescentando à formação dos jovens a lógica de gestão de carreira e ferramentas de trabalho inerentes ao perfil do profissional técnico da cultura para o mercado atual da música, com compromisso ético e social.

A Pracatum Escola de Música e Tecnologias é um eixo da Associação Pracatum Ação Social e utiliza estratégias metodológicas que auxiliam o desenvolvimento musical e cidadão dos alunos, buscando, para além do ensino teórico, desenvolver uma atitude responsável, solidária e cidadã. Fundada em 1999, a Escola traz como foco do seu trabalho o ensino profissionalizante no campo musical. Sendo um espaço de aprendizagem já reconhecido no cenário baiano, já formou cerca de 2 mil jovens, de Salvador e região metropolitana.

  • SERVIÇO

INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS LIVRES DA PRACATUM ESCOLA DE MÚSICA E TECNOLOGIAS

Data: inscrições de 15/05 a 19/05

Local: sede da Associação Pracatum

Informações sobre o curso: 071 3276-4255

Resultado da seleção: 22.05.2017 no site www.pracatum.org.br

Inicio das aulas: 30.05.2017

 

 

Fonte: A Tarde/G1/Ascom SJDHDS/Ascom SecultBa/Municipios Baianos 

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!