16/05/2017

Feira: Araújo nega ingresso de Zé Ronaldo no PR

 

Presidente do Partido da República (PR) na Bahia, o deputado federal José Carlos Araújo procurou a Tribuna para negar que haja articulação em curso pela filiação do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, que é do DEM de ACM Neto e estaria buscando um partido para se filiar e passar para o time do governador Rui Costa, de acordo com informações de bastidores publicadas neste espaço. Araújo abre as portas do PR para Zé Ronaldo, mas pondera que nunca tratou o assunto com o prefeito da Princesa do Sertão.

“O Partido da República na Bahia está sempre de portas abertas para grandes e importantes quadros da política baiana, como é o caso do atual prefeito da cidade de Feira de Santana, José Ronaldo. Ele será muito bem-vindo ao nosso partido. O prefeito José Ronaldo dignifica qualquer legenda. O PR ficaria honrado. No entanto, não tive nenhuma conversa com José Ronaldo sobre o assunto. Tudo o que soube foi por meio da imprensa”, afirma José Carlos Araújo.

A direção estadual do PR destaca que “continua firme” a aliança firmada em 2016 “com o governador Rui Costa, com o senador Otto Alencar (PSD), com o vice-governador João Leão, e o ex-governador Jaques Wagner”. José Carlos Araújo esclarece que continua “amigo” de Otto Alencar. “Tenho conversado e viajado muito com o senador. Estaremos juntos em 2018. Uma amizade de mais de 40 anos jamais iria ser arranhada por causa de mal entendido partidário. Tudo já foi esclarecido. E sou muito grato ao senador, que sempre me ajudou e tenho certeza que vai continuar me ajudando”, reitera o presidente do PR baiano.

Araújo lembra à Tribuna que assumiu o comando do PR na Bahia num momento em que o partido estava sem rumo definido, inclusive quase compondo com ACM Neto em 2016 na disputa pela Prefeitura de Salvador. “Assumi o partido no mês de março de 2016. Um partido destroçado, com brigas internas, fraco. Fui presidente do PR. Quando saí, deixei o partido com seis deputados federais, cinco deputados estaduais e 43 prefeitos. Para a minha tristeza, nesse meu retorno, encontrei o PR sem nenhum deputado estadual, com dois deputados federais e com apenas nove prefeituras”, diz o deputado.

Ele destaca o retorno da estabilidade entre o PR e Rui. “Em pouco tempo, a situação se reverteu. Reunificado, o partido foi contemplado pelo governador com a Secretaria de Turismo (Setur), atualmente comandada por José Alves Peixoto. Hoje o partido tem três deputados federais e 21 prefeitos, 21 vice-prefeitos e mais de 200 vereadores”.

90 anos do Instituto de Educação Gastão Guimarães será comemorado em Sessão Solene

Foi aprovado por unanimidade, na sessão ordinária  de segunda-feira (15), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o requerimento nº121/2017 que autoriza a realização de uma Sessão Solene no dia 1º de junho de 2017, às 19h30, para comemorar o Aniversário de 90 anos do Instituto de Educação Gastão Guimarães.

A unidade escolar, que foi criada inicialmente como Escola Normal de Feira de Santana, em 1926, no governo estadual de Francisco Marques Calmon, ao longo dos anos formou centenas de educadores, instruindo cursos como o Colégio Nacional, o de Habilitação ao Magistério, o de Técnico em Comércio, o Infantil da Escola de Aplicação Anexa e mais recentemente ensino Fundamental e Médio.

O Gastão Guimarães é uma das maiores instituições públicas da Rede Estadual, com 2.300 alunos matriculados, sob a direção da professora Alfreda Maria Silva Campos Neta Xavier.  Durante a Sessão Solene será proferida uma palestra a respeito da instituição, ministrada pela professora mestra Dulcinea Cerqueira Coutinho Barros.

Câmara discute critérios sobre a cobrança de diferentes taxas em estacionamentos privativos

Na manhã desta segunda-feira (15), na Casa da Cidadania, foi aprovado em primeira discussão e por maioria, com votos contrários dos edis Cíntia Machado (PMB) e Roberto Tourinho (PV) e abstenções de Carlito do Peixe (DEM), José Carneiro (PSDB) e Fabiano da Van (PPS), o projeto de lei nº 16/2017, de autoria do vereador Ewerton Carneiro – Tom (PTN), que dispõe sobre os critérios de diferentes taxas cobradas em estacionamentos privativos para motocicletas e automóveis.

A matéria recebeu parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR), porém a maioria dos vereadores entenderam que o projeto é de interesse da população e derrubaram o parecer.

De acordo com o PL, fica posto em vigor que o valor cobrado pela prestação de serviço em estacionamentos às motocicletas deverá ser de 50% do valor praticado para os veículos de passeio, levando-se em consideração que motocicletas ocupam um menor espaço.

Em declaração de voto, o vereador Luiz Augusto de Jesus, Lulinha (DEM) justificou seu voto favorável à matéria. “Votei consciente e votaria de novo por entender que o projeto é bom, disciplina os estacionamentos de Feira de Santana, por entender que não pode uma moto pagar o mesmo valor de um carro, por entender que a população está sendo lesada pelos estacionamentos por cobrar o mesmo valor que um carro ou uma carreta. O projeto não determina o valor que será cobrado, está dizendo que tem que cobrar 50% a menos”, disse.

Também em declaração de voto, o vereador Alberto Nery (PT) comentou que a Casa está fugindo totalmente à regra. "Agora a pouco a CCRJ deu parecer favorável a um pl inconstitucional e os vereadores votaram favorável, com exceção de Cíntia e Tourinho. Mas agora com  parecer contrário votam a favor", observou.

O presidente da CCJR, Isaías de Diogo (PSC), falou em declaração de voto. “Votei a favor da Comissão e depois para satisfazer o ego daqueles colegas que criticaram a Comissão e falaram, espernearam. Como presidente da Comissão votei, mesmo sendo sabendo que era inconstitucional, mesmo sabendo que esse projeto não vai adiante. Tenho plena convicção que o projeto não será sancionado”, declarou.

O vereador José Carneiro (PSDB) pediu maior seriedade dos colegas e criticou o posicionamento de membros da CCJR, que deram parecer contrário, mas votaram a favor do projeto.

Na mesma linha  seguiu o vereador Roberto Tourinho (PV). “Eu não ia mais falar nessa discussão, mas minha fala vai muito parecida com o que disse o vereador José Carneiro. Estamos perdendo a credibilidade da população. Não podemos estar aqui brincando de ser vereador, até porque quem está brincando de ser vereador está sendo muito bem pago para isso”, pontuou.

Internamento devido a asma cai mais de 90 por cento, em Feira

Entre os anos de 2004 e 2016, o número de internações em Feira de Santana devido a crises asmáticas caiu de 418 para 29 – isto em termos anuais. Redução em mais de 90%.

A significativa queda está relacionada ao início das atividades do ProAr, (Programa de Atendimento a Asma e Rinite Alérgica), que atende pacientes no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Leda.

Estudos indicam que 20% das crianças e adolescentes feirenses são asmáticos. As crises são motivos de internação nos períodos de oscilação ou queda brusca da temperatura.

É uma doença que o tratamento adequado, bem como a correta administração do medicamento leva a significativa melhora na qualidade de vida do asmático.

Esta combinação, diz a médica Heli Brandão, mais o conhecimento dos fatores que desencadeiam a crise, bem como seguir as orientações recomendadas, melhoram a vida dos pacientes.

A maior parte dos pacientes que procura o ProAr é formada por crianças. O atendimento é prestado por equipe multidisciplinar. O tratamento é gratuito.

Eles são referenciados pelas unidades de saúde, através da Central de Regulação, da Secretaria de Saúde. Os pacientes devem passar pelo clínico nas unidades de saúde, que vai solicitar a avaliação do pneumologista.

Tratamento de hemodiálise em Feira de Santana será ampliado

Feira de Santana contará em breve com a ampliação da oferta do tratamento de hemodiálise na rede municipal de saúde. Atendendo a um pedido do prefeito José Ronaldo de Carvalho, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou na manhã deste sábado, 13, em visita a cidade, que atenderá a solicitação de ampliação do teto de Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise) do município.

"Vamos atender o credenciamento. Publicaremos a portaria assim que toda a documentação estiver pronta", declarou o ministro durante a solenidade de entrega estrutura do aparelho acelerador linear do Plano de Expansão da Radioterapia no Hospital Dom Pedro de Alcântara.

 

Fonte: Tribuna/Ascom CMFS/Secom PMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!