16/05/2017

Canudos: Prefeitura divulga programação dos festejos juninos

 

A Prefeitura de Canudos, através da secretaria municipal de cultura, divulgou a programação das comemorações juninas de 2017. Inteiramente gratuitos, os festejos acontecerão nos dias 10, 12 e 13 do próximo mês e serão realizados pela Prefeitura Municipal de Canudos, com apoio do Governo federal, através do Ministério do Turismo, e do Governo do Estado, através da Bahiatursa.

Abrindo a grande programação, será realizada a já tradicional Cavalgada de Canudos, no dia 10, que em sua XVII edição, contará com missa e desfile de vaqueiros, competição, corrida e shows. Já nos dias 12 e 13 de junho, os festejos de Santo Antônio tomarão conta da cidade com o Arraiá do Conselheiro, que terá atrações como Solange Almeida,Marcos e Belutti, Banda Cavaleiros, Danniel Vieira, Zezinho da Ema, Bião de Canudos e muito mais.

Segundo o secretário de cultura, Rubenilson Macedo, os tradicionais festejos juninos de Canudos irão incentivar a tradição cultural e o turismo local. "O prefeito Genário Rabelo e nossa secretaria de cultura buscaram recursos junto ao governo do estado e ao governo federal, que prontamente nos apoiaram, para realizar uma das melhores festas que o nosso município já teve. Reunimos esforços e estamos nos empenhando para proporcionar à comunidade eventos com infraestrutura e segurança de qualidade que vão gerar renda e fortalecer o nosso turismo", disse.

Glória: Prefeitura começa a divulgar grade de atrações da Trezena de Santo Antônio

Época do ano mais esperada nas cidades do interior nordestino, os Festejos Juninos animam o mês de junho com muito forró, quadrilha, comidas típicas, e o maior arrasta-pé. Há, também, a homenagem aos santos católicos, que emprestam seus nomes para as festividades.

Em Glória, a Festa de Santo Antônio, na sede do município, é um dos eventos mais tradicionais e populares da região. Recebendo turistas vindos dos mais diversos lugares para dançar o arrasta-pé com atrações que vão desde grupos regionais até atrações de grande porte nacional, (Samyra Show já é uma das atrações nacional confirmada), contando, ainda, com as diversas manifestações populares que representam a raiz do município.

A tradicional Trezena de Santo Antônio, padroeiro do município, acontecerá entre os dias 02 a 13 de junho. E sua programação começa, agora, a ser divulgada.

Recuperação da BA-381, entre Filadélfia e Cansanção, vai começar no segundo semestre

Os 78 km de extensão entre Filadélfia - Entroncamento da BR407 - Itiúba - Cansanção e Contornos vão passar por recuperação e pavimentação no segundo semestre deste ano.  A obra que está em fase de licitação na Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) vai beneficiar mais de 170 mil habitantes das cidades de Filadélfia, Itiúba, Cansanção, Queimadas e Monte Santo e ajudar no escoamento da produção agrícola e pecuária.

Também na região de Senhor do Bonfim está em andamento a pavimentação de 17,50 km de extensão entre o entroncamento da BR.407 -  Senhor do Bonfim e Quicé. "A obra está com mais de 70% de conclusão e vai beneficiar mais de 125 mil moradores dos municípios de Senhor do Bonfim, Itiúba e Andorinha", disse Saulo Pontes, superintendente de Infraestrutura de Transporte. Nessa região, além da agricultura e da pecuária, há uma grande movimentação por conta da mineração.

Mais obras

Está em fase de projeto a construção da ponte sobre o Rio Itapicuru Mirim, que vai fazer a ligação entre Itiúba e Filadélfia, na BA-381. São 98,00 m de extensão que vão beneficiar mais de 91.800 habitantes das cidades de Filadélfia, Itiuba e Cansanção. A expectativa é de que circulem mais de 740 veículos pelo local.

Programa de Formação e Qualificação de Agentes Culturais abre inscrições

As aulas acontecem nos dias 26/27/28 de maio de 2017. Direcionado a todos os envolvidos com a cultura - artistas, comunicadores, gestores, artesãos, ativistas - o programa vai oferecer cursos gratuitos e presenciais em 16 cidades da Bahia. Com duração de 15 horas, o curso abordará temas como políticas culturais, culturas brasileiras e baianas e organização da cultura. Para participar, basta ter mais de 16 anos e interesse na área da cultura. Como não há seleção, as inscrições terminam conforme a quantidade de vagas, que varia em cada localidade que receberá o curso. Aqueles que participarem em pelo menos 75% das atividades, receberão por e-mail certificado de extensão da UFBA.

Coordenado pelo professor e pesquisador Albino Rubim, o programa se propõe a formar ativistas comprometidos com a efetivação dos direitos culturais e a consolidação das políticas públicas de cultura, voltadas para o fortalecimento da cidadania cultural. É viabilizado por meio de apoio financeiro da Secretaria de Cultura da Bahia através do edital de Formação e Qualificação em Cultura 2016 do Fundo de Cultura da Bahia. Tem apoio institucional da Diretoria de Espaços Culturais, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e da Fundação Pedro Calmon.

Como parte do processo formativo, o curso vai integrar uma atividade artística em sua programação, a imersão cultural. Cada um dos 20 espaços vai receber um artista, comunicador ou movimentador cultural para apresentar o seu trabalho e provocar reflexões no público. A mostra será levada para a sala de aula e integrada às outras atividades didáticas.

Albino Rubim destaca que a imersão cultural é fundamental para a formação de cada participante. “É muito importante que o agente cultural, para ser um ativista, articulador e mobilizador, seja uma pessoa envolvida e encantada com a cultura. Ou seja, deve ser um consumidor e mais que isto um conhecedor da cultura. Um ser aberto sempre a novas fruições culturais. Daí o sentido da inclusão da imersão cultural como momento vital do curso”, avalia o coordenador.

Todas as aulas serão ministradas por professores pesquisadores que integram o CULT – Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da UFBA. Com formação nas áreas de comunicação, produção cultural e ciências sociais, os educadores podem preparar os participantes para atuarem como agentes culturais. Além dos encontros presenciais, os inscritos podem acessar conteúdos complementares na biblioteca do site. Os textos e vídeos encontrados na plataforma digital servem para ajudar o agente cultural a fundamentar as práticas que fazem parte do seu trabalho.

Prefeitura de Juazeiro realiza a 1ª Corrida da Indústria

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, através da Superintendência de Esportes, realiza no dia 28 de maio (domingo) a 1ª Corrida da Indústria, evento integrante da 2ª edição do Circuito Juazeirense de Corrida de Rua.  A prova será disputada na distância de 05 km, com largada ás 08 horas, no SESI Norte.

As inscrições para a Corrida da indústria serão realizadas pelo site: www.cronoschip.com.br ou de forma presencial na loja Arca Sport (Avenida Raul Alves, Centro), até o dia 25 de maio de 2017. O valor da inscrição é de R$ 50,00 (cinqüenta reais). Haverá um limite de 300 inscrições.

A idade mínima para atletas participarem desta corrida é de 14 (quatorze) anos de idade A prova será disputada nos naipes feminino e masculino, nas seguintes categorias: 14 a 17 anos, 18 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos e acima de 50 anos. Também serão premiados os atletas vencedores com deficiência física e industriários.

KIT DE PARTICIPAÇÃO

O atleta devidamente inscrito receberá no dia 27 de maio de 2017 (sábado) o seu kit de participação, composto por camisa (dryfit), número de identificação, chip e medalha (pós prova).  A entrega dos kits da corrida acontecerá no Ginásio de Esportes Aloísio Viana (Rua Bela Vista, Bairro Novo Encontro).

Mais informações pelo fone: 74 3611 1002 (Superintendência de Esportes).

 

Fonte: Ascom Canudos/PANoticias/Ascom Seinfra/SecultBa/Ascom PMJ/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!