17/05/2017

Evento transforma Ilhéus em centro de tecnologia e inovação

 

O município de Ilhéus, no sul da Bahia, recebe o evento 'Nave de Inovação Bahia Sustentável (Nibs)' entre esta quarta (17) e a próxima sexta-feira (19). Com o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo (Setur) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Bahiathursa), o evento será realizado no Centro de Convenções.

Nos três dias, o Nibs vai apresentar novidades e tendências tecnológicas para diferentes áreas, como a produção de cacau e chocolate, empreendedorismo, e-commerce, maratona hacker, disputa de games e a terceira edição do evento anual 'Google I/O Extended', um dos mais esperados do setor. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Nibs.

Google I/O

Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Nossa Ilhéus promove na cidade o 'Google I/O Extended'. No evento, que será transmitido com tradução simultânea da Califórnia (EUA), serão lançadas as principais novidades da área de tecnologia, além de realizadas palestras, oficinas e bate-papos.

Os trabalhos do Extended acontecem nos três dias do Nibs. Na quarta (17), a partir das 8h, o credenciamento será seguido de abertura oficial e palestra magna com Francesco Farruggia, presidente da Campus Party, às 11h. Na quinta (18), o evento começa às 12h30, com palestra sobre o sistema Android. Na sexta (19), a partir das 13h30, o tema será inteligência artificial.

StartUp e E-commerce

Na quinta (18), a partir das 13h30, será aberto o espaço StartUp e E-Commerce, com palestras que abordarão como pequenos comerciantes podem utilizar a tecnologia como aliada. Sob a coordenação do Sebrae, estarão em pauta a legislação, inovação, tecnologia, planejamento, logística, venda, meios de pagamento e mídias sociais.

Agro

As tecnologias voltadas à melhoria da cadeia produtiva do cacau e chocolate no sul da Bahia serão discutidas no espaço Chocotec, na sexta (19), a partir das 13h30. Serão apresentados equipamentos e produtos voltados ao agronegócio e aos pequenos agricultores, além de abordados casos de sucesso surgidos da união da tecnologia com a lavoura cacaueira

Exposição

O Nibs também vai receber a Nave, uma feira com exposição de produtos do segmento de realidade virtual, softwares, hardwares e inovação tecnológica, durante todos os dias do evento, das 14h às 21h. Será um espaço voltado para profissionais da área, programadores, desenvolvedores e amantes da tecnologia em geral.

No espaço ainda estará disponível o Lounge Interativo, um local dedicado aos competidores que querem conhecer gente nova, trocar ideias, descansar ou até mesmo conhecer potenciais patrocinadores para sua startup ou projeto tecnológico.

Hackaton +MAIS Ilhéus

Durante o Nibs, programadores, TIs, desenvolvedores, empreendedores e designers se reunira~o para criar soluc¸o~es tecnolo´gicas e projetos que facilitem a participac¸a~o cidada~ ou que estimulem a inovac¸a~o local. Os trabalhos terão como tema a problemática de como melhorar a qualidade do servic¸o pu´blico na nossa cidade. O espaço Hackaton funcionará nos três dias.

O evento tem como parceiros o Sebrae, o Instituto Nossa Ilhéus (INI), a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o Costa do Cacau Convention Bureau, a Prefeitura de Ilhéus, a Associação de Turismo de Ilhéus e a Localdata Web. A organização é da MVU Promoções e Eventos.

Ilhéus: Portas de ambulâncias do Samu são amarradas com atadura e cinta

Ambulâncias do Samu de Ilhéus, no litoral sul baiano, foram flagradas com portas amarradas com atadura e cinta. O fato traz riscos a pacientes.

Segundo a TV Santa Cruz, os veículos, que estão parados em um estacionamento do município, estão sucateados e com freios desgastados.

Por conta do problema, moradores de Ilhéus e de outras sete cidades da região estão sem suporte de unidade móvel para chegar a um hospital do município.

Ainda segundo uma emissora, uma denúncia anônima relatou que nenhuma das quatro ambulâncias que atendem Ilhéus, e outros sete municípios da região, está em operação.

Em resposta, a secretaria de saúde de Ilhéus informou que o município deveria ter cinco ambulâncias funcionando, três básicas e duas avançadas.

No entanto, na segunda-feira, só uma estava atendendo.

A titular da pasta, Elizângela Oliveira, admitiu o estado precário dos veículos e declarou que a prefeitura trabalha na compra e manutenção da frota.

Ilhéus: Prefeitura emite Nota Pública sobre matéria do Programa Fantástico

O programa Fantástico, da Rede Globo, deste domingo, exibiu reportagem investigativa a respeito de desvio de recursos públicos na Prefeitura de Ilhéus. A denúncia resultou no desencadeamento da Operação Citrus, em março deste ano, com a prisão de um empresário local e de dois ex-secretários municipais, ambos ligados à gestão passada. As investigações em curso referem-se ao período de 2013 a 2016.

O atual prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre Sousa, que assumiu o cargo em janeiro de 2017, defende a rigorosa investigação dos fatos e a exemplar punição dos culpados. Logo que foi desencadeada a operação, o governo municipal cancelou os contratos com os fornecedores envolvidos, formalizados no governo anterior e prorrogados pela atual gestão durante a transição de governo, a fim de evitar que serviços essenciais, como a merenda escolar, entre outros, sofressem interrupção.

Tal medida gerou alguns transtornos no desempenho da nova administração, que, mesmo assim, decidiu cumprir a recomendação do Ministério Público Estadual, na pessoa do Procurador, doutor Frank Monteiro Ferrari, pela rescisão dos referidos contratos.

O Município de Ilhéus já tinha em curso uma licitação para contratação de novo fornecedor da merenda escolar na rede de ensino. O certame já foi concluído e um novo fornecedor contratado, com preços bem inferiores aos antes praticados, normalizando esse programa educacional.

Por outro lado, as imagens exibidas das péssimas condições de uma escola na região rural do município, mostrada pela reportagem da TV Globo, são fatos que chocam a opinião pública, que passou a conhecer a extensão do descaso que, durante décadas, tomou conta da educação pública em Ilhéus.

Esta triste realidade que encontramos nos envergonham e exigem providências das quais não nos furtaremos em resolver.

Para pôr fim a esta triste realidade, o governo atual decidiu, com recursos próprios, garantir novas e dignas instalações para a referida sala de aula nucleada do Distrito do Japu. Garantimos que descasos semelhantes que perduraram por décadas na educação em Ilhéus serão objeto da nossa dedicação diuturna, num combate incessante a essas mazelas que atingem o futuro de Ilhéus.

Há apenas cinco meses à frente do comando da Prefeitura de Ilhéus, o prefeito Mário Alexandre já solicitou providências à sua equipe de trabalho para que aquelas crianças venham a ter condições dignas de aprendizado e que seu direito constitucional a uma escola de qualidade seja respeitado. Ao mesmo tempo determinou a imediata desativação da sala, com providências que evitem o prejuízo dos estudantes nesse ano escolar, mas estancando o desrespeito com os nossos cidadãos e cidadãs, especialmente quando se trata da educação de nossas crianças.

 

 

Fonte: Secom Bahia/BN/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!