18/05/2017

Itacaré: Justiça Eleitoral impugna de seis vereadores

 

A Justiça Eleitoral determinou a impugnação de seis vereadores eleitos em Itacaré, anulando os votos recebidos por eles nas eleições municipais do ano passado.

Segundo informações do site Políticos do Sul da Bahia, tiveram os mandatos impugnados Givaldo José Anes Machado (PRB), Hamilton Soares Carriço Neto (PR), Miguel Pereira dos Santos (PTdoB), Milton Ramos da Costa (PSC), José dos Santos Ribeiro (PCdoB) e Hamilton Silva da Paixão (PSDB), que tiveram suas candidaturas registradas pelas coligações “A mudança começa agora”, “Renovar para Itacaré avançar” e “Para defender Itacaré”.

O processo movido pelo PMDB investigava o descumprimento da reserva de 30% para candidaturas femininas, já que duas mulheres teriam concorrido pela aliança PSDB, PCdoB, PV e PSD ao cargo de vereadora somente para cumprir a cota.

O Ministério Público considerou o pedido de impugnação, mantendo o quociente eleitoral e os quocientes partidários, já que no momento da eleição, os votos destinados à coligação ainda eram válidos.

Os seis vereadores podem recorrer da decisão sem se afastarem dos cargos.

Itagimirim: ex-prefeito e ex-secretários são conduzidos para delegacia

Na manhã desta quarta-feira (17), a Polícia Civil cumpriu oito mandados de busca e apreensão e condução coercitiva no município de Itagimirim, no sul da Bahia. A polícia esteve nos municípios de Itagimirim, Itapebi, Santa Cruz Cabrália e zona rural de Belmonte.

Os mandados foram cumpridos na fazenda do ex-prefeito de Itagimirim, Rogério Andrade (PP), na zona rural de Belmonte, e também em uma casa dele município de Santa Cruz Cabrália. A polícia também esteve na casa de ex-secretários.

Foram conduzidos para delegacia de Eunápolis o ex-prefeito de Itagimirim, o atual secretário de Educação, Rafael Amaral, e os ex-secretários Sérgio Murilo Menezes, Rilson Neris Miranda e Wesley José Gonçalves.

Segundo o coordenador da 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior (23ª Coorpin), delegado Moisés Damasceno, a operação foi deflagrada a pedido do Ministério Público Estadual, por meio do promotor de justiça Helber Luiz Batista. “A operação teve o objetivo de apreender documentos, objetos, bens do poder público que teriam sido levados pelo ex-prefeito e pelos ex-secretários”, explicou o Damasceno.

Ainda de acordo com o delegado, são apontadas nas investigações uma série de condutas de improbidade como falta de prestação de contas ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), ausência de portarias de nomeações e de pastas de processos de pagamentos de servidores municipais.

Foram apreendidos vários documentos da prefeitura municipal, como autorizações de pagamentos, entre outros, além de uma cadeira, uma arma de fogo, munições e um armário, que seriam da prefeitura e foram levados pelo ex-gestor municipal e pelos ex-secretários no final do mandato.

Maraú: Recipiente de armazenar substância tóxica é achado em praia

Um recipiente usado pra armazenar uma substância tóxica foi achado em uma praia de Maraú, no sul da Bahia, segundo informou, nesta terça-feira (16), a Secretaria de Meio Ambiente da cidade. O caso ocorreu na Praia da Folha, localizada na Fazenda Lembrança.

Ainda não há informações sobre como o recipiente, que estava vazio, foi parar no local, mas a suspeita do órgão é de que o recipiente, com selo de fabricação da Noruega, tenha sido arrastado pela corrente marítima.

Segundo o coordenador técnico da Secretaria, Jorge Robson, o galão é usado para armazenar uma substância, composta por tetracloroetileno, querosene e nafta, usada para limpeza de cascos de navios. Ele disse que chegou a essa constatação a partir das informações, em inglês, contidas no selo do recipiente.

"É um vasilha que possivelmente foi trazida pelo mar. Deve ter sido de alguma embarcação. Como podemos constatar, trata-se de um produto altamente tóxico, usado para limpar navios. O recipiente estava seco, mas inalava um odor muito forte", destacou.

Robson destacou que o vasilhame foi encaminhado para um galpão e que, depois, será incinerado. Ele ainda disse que não há indícios de impacto ambiental provocado pelo produto.

"Embalamos e levamos para o galpão que fica na fazenda mesmo. A empresa que recolhe o lixo hospitalar na cidade vai ficar responsável por fazer o transporte até o local onde será incinerado. Como estava vazio, não há nenhum indício de dano ambiental, mas vamos monitorar", disse.

Prefeitura prepara a área para construção do estádio e centro de canoagem de Itacaré

A Prefeitura de Itacaré já está realizando a limpeza e nivelamento da área para o início das obras de construção do estádio municipal e o Centro de Treinamento de Canoagem, no bairro da Passagem. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, informou logo após a limpeza da área serão colocadas estacas de cimento para o isolamento da área, implantação do alambrado, drenagem e colocação do gramado. A expectativa é de que o novo estádio seja inaugurado ainda esse ano, como forma de incentivar cada vez mais o esporte no município.

Já o Centro de Canoagem será construído pelo Governo da Bahia, em parceria com a Prefeitura de Itacaré com o objetivo de incentivar o esporte, despertar novos talentos nessa modalidade, projetar a canoagem a nível internacional e garantir o treinamento e a formação de novos atletas. Para a liberação do projeto e a assinatura do convênio com o Governo do Estado, a Prefeitura de Itacaré realizou inicialmente a retiradas algumas ocupações caracterizadas por construções precárias e irregulares que estavam no local. A remoção foi pacífica, já que os ocupantes entenderam que estavam em condições irregulares e a obra beneficiará toda a comunidade.

Na próxima semana o prefeito Antônio de Anízio seguirá para Salvador para assinar junto com o Governo do Estado, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), o convênio para a realização da obra do Centro de Canoagem. A proposta do governador Rui Costa é construir três centros de canoagem na região, o de Itacaré, Ubaitaba e Ubatã. E Itacaré poderá ser o primeiro a ser inaugurado, já que a área está disponível, atende aos critérios técnicos e a Prefeitura vem realizando todos os trâmites necessários para o início imediato das obras.

Em fevereiro desse ano representantes da Prefeitura de Itacaré, da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) visitaram área onde será construído o centro de canoagem no município, no bairro da Passagem, ao lodo do local onde também será construído o estádio municipal. Itacaré foi o primeiro local onde os técnicos do governo do estado realizaram a visita e consideraram a área favorável para a implantação do equipamento. Na oportunidade, participaram da visita o técnico da Sudesb, Luiz Antônio Brantes, e da Saeb, Andrei Beramendi, acompanhados do secretário de Desenvolvimento Urbano, Ademar Sá, e do Secretário de Juventude, Esporte e Cultura, Diego Augusto.

A canoagem de Itacaré tem sido destaque a nível internacional, revelando grandes atletas, a exemplo da canoísta Martinha Ferreira, atleta paraolímpica bicampeã mundial e Valdenice Conceição, a “Netica”, que conquistou recentemente ouro no Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem na cidade de Paipa, na Colômbia. O prefeito Antônio de Anízio espera que com o centro de canoagem vários outros atletas possam conquistar muitas medalhas olímpicas. Além disso, a Prefeitura já está atraindo para o município a realização de eventos internacionais, para que Itacaré seja uma referência mundial na área do esporte.

 

 

Fonte: BN/G1/Ascom PMI/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!