18/05/2017

Poções: Barragem de Morrinhos está secando

 

A crise hídrica que se instalou em Poções parece não ter dia e hora para acabar. A cada dia o problema se agrava, mas nenhuma autoridade ou cidadão comum toma alguma providência para resolver a grave situação da falta d’água na barragem de Morrinhos. O problema se iniciou com os desmatamentos para plantações e criação de gado. Sem estudos, os fazendeiros e produtores derrubaram todos os tipos de árvores em diferentes áreas. O pior ainda é que ninguém nunca promoveu um reflorestamento na região.

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa), que durante décadas explora a barragem, também nada faz para resolver a situação. Apenas é promovido o racionamento de água, mas isso vai da cabeça de cada um, tendo em vista que poucas são as pessoas conscientes. Vale ressaltar que todos os meses a Embasa fatura milhões, mas nunca investiu 1 centavo naquele que é considerado o maior reservatório de água da região.

Outro grave problema que tem chamado a atenção da população está relacionado a um mega produtor de tomate que se instalou na região da Barragem Sol Nascente e está represando a água ilegalmente e mudando o curso das nascentes para encher sua barragem particular. No local, um pivô molha as plantações derramando milhões de litros de água. Com tantos problemas e nenhuma providência por parte de TODOS, o problema insiste em se agravar e a barragem de Morrinhos segue secando, aos olhos da população que perde seu maior patrimônio.

Festa do Divino 2017 de Poções será de 26 de maio a 04 de junho

A Prefeitura Municipal de Poções segue preparando a maior festa de largo do interior da Bahia, a Festa do Divino. Confira algumas das atrações que estão confirmadas pela administração “Governando para o Povo”.

Thaeme e Thiago, Pablo, Padre Juarez, Thaine e Thainá, Kart Love, Madeirada do Arrocha, Cangaia, Lordão, Katrina, Maria Vai Com As Outras, Edgar Mão Branca, Farra da Diva, Turma da Bregadeira e Artistas Locais.

A Festa do Divino carrega uma tradição de 139 anos e é uma das principais festas populares do Brasil.

Além de oferecer alegria e lazer para milhares de pessoas de varias cidades da Bahia e do Brasil, a festa fomenta a economia local com centenas de barraqueiros e ambulantes.

Durante a festa a rede hoteleira da cidade e de cidades fica 100% lotada, pois é esse o período que cidade recebe vários turistas do Brasil e até do exterior.

Neste ano de 2017 a festa acontecerá de 26 de maio à 04 de junho. Portanto, prepare seu coração que a alegria vai tomar conta de Poções.

Jequié: Fábrica de calçados demite mais de 500 funcionários

A indústria de calçados Ramarim do Nordeste, com sede no município de Jequié, instalou-se na Cidade Sol no ano de 1998 e emprega centenas de pessoas direta e indiretamente. A indústria representa uma considerável fatia da economia local. Entretanto, as últimas notícias têm deixado comerciantes ainda mais preocupados.

Um possível fechamento de uma fábrica desse porte no município representaria um impacto econômico altamente negativo que poderia levar a cidade e distritos circunvizinhos à situação de calamidade pública econômica. Na terça (16) ganharam repercussão em toda a região do Médio Rio de Contas, informações de que a Ramarim de Jequié, dispensou nos últimos dias aproximadamente 500 trabalhadores.

A empresa alegou a necessidade da redução de custos decorrência da retração das vendas de sua linha de produtos, além do fim da concessão da isenção de impostos. As informações não confirmadas ainda pela administração da empresa, dão conta de que o processo de dispensas nos últimos meses, já atingiu cerca de 700 operários. Com informações do Marcos Frahm.

O clima entre os trabalhadores é de apreensão em vista de que, correm rumores de que no próximo mês de junho novas demissões irão ocorrer mais pessoas sejam demitidas. Com duas unidades independentes de produção de calçados femininos instaladas em Jequié, as empresas do mesmo grupo, Ramarim e Confortfex, são consideradas as maiores empregadoras de mão de obra do município e região. A empresa já chegou a ter um contingente de 6.000 operários número que estaria em torno de 3.000 trabalhadores no momento atual.

Reunião debateu requalificação do Distrito Industrial de Jequié

Dirigentes de 16 empresas instaladas na área do Distrito Industrial de Jequié, estiveram reunidos no auditório da empresa Inbahia, retomando as discussões acerca das obras de requalificação da estrutura física da área, que foram iniciadas pelo governo estadual e, posteriormente interrompidas. No final da reunião ficou definido o agendamento de uma audiência com o prefeito  Sergio da Gameleira, às 17h30 de terça-feira, 23, para discutir com ele, as proposições em curso, relacionadas ao Distrito Industrial.

Rastreamento do Câncer de Mama começa em Pindobaçu e Tanque Novo

Pindobaçu (centro norte) e Tanque Novo (centro sul) recebem, a partir desta sexta-feira (19), o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que disponibiliza mamografias para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, proporcionando o seu acesso às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. A meta é atender 2.132 mulheres, nos dois municípios, dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde.

Em Tanque Novo, a unidade móvel estará estacionada, até o próximo dia 26, na Praça Bento Carneiro (Praça da Biblioteca). Em Pindobaçu, na Praça Pedro Luís (Centro), até 27. Para serem atendidas, as mulheres devem levar o RG, Cartão do SUS e comprovante de residência. O atendimento será feito das 7 às 18h.

O Saúde sem Fronteiras tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, oferecendo exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.  Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes.

São João de Ibirataia promete ser o melhor da região

Para a realização do primeiro São João de sua gestão, a Prefeita de Ibirataia, Ana Cléia Leal, gastará menos que em 2016, quando foram gastos mais de 300 mil reais, segundo informa a atual administração. A festa deste ano atenderá às exigências do Tribunal de Contas dos Municípios – TCM e promete ser uma das melhores do sul da Bahia em nível de atrações.

Até o momento já foram divulgadas a participação de grandes bandas, a exemplo de Calcinha Preta, A Vingadora, Bonde do Forró, Canários do Reino, Caviar com Rapadura e Sem Retoque. A confirmação da realização do São João deixou o município em clima de festa, aumentando a expectativa dos comerciantes que esperam um crescimento de 30% a 40% nas vendas, já que o período junino torna o comércio mais atraente e aquece a economia local. “Eu acho muito legal. Esse é mais um estímulo para as vendas”, disse o comerciante Deraldo Bispo.

O São João 2017 em Ibirataia será um dos mais baratos quando comparado a outros realizados por gestões anteriores, assegura o governo atual. Para a realização dos festejos juninos deste ano a prefeitura terá apoio do Governo de Estado através da BahiaTursa. “Vamos fazer um São João com responsabilidade ao dinheiro público, sabemos que o país está atravessando uma grave crise econômica, por isso estaremos fazendo um São João dentro das condições financeiras do município e que trará com certeza benefícios para a economia local”, salientou a prefeita Ana Cléia.

 

Fonte: Portal Poções/Infosaj//Ascom Sesab/Noticias de Ubatã/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!