19/05/2017

Coletivo Novos Cachoeiranos traz música barroca e jazz

 

O Coletivo Novos Cachoeiranos convida a comunidade para prestigiar o Experimento Afro Jazz Recôncavo, na próxima sexta-feira (19), às 18h, no Anfiteatro do CAHL/UFRB, em Cachoeira. O Coletivo é um projeto coordenado pelo professor Sólon de Albuquerque Mendes, dedicado a Arte e Educação comunitária focado no ensino de Arranjo, Composição Contraponto, Harmonia e Estética. O repertório do grupo é dedicado à produção autoral, misturando elementos da musicalidade do recôncavo, com elementos da vanguarda musical, da música Barroca e do Jazz.

O é realizado a partir de uma parceria entre o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas CECULT/UFRB, Proext e a Sociedade Cultural Orpheica Lira Cyciliana. Conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura da Bahia.

  • SERVIÇO

COLETIVO NOVOS CACHOEIRANOS

Data: sexta-feira (19)

Horário: às 18h

Local: Anfiteatro do CAHL/UFRB – Cachoeira / BA

Valor: Gratuito

Itaparica e Vera Cruz recebem o Mutirão de Cirurgias

Nos dias 24 e 25 de maio, nos municípios de Itaparica e Vera Cruz, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) leva para a população as ações do Mutirão de Cirurgias. Nestes dois dias, começam a ser feitas as consultas pré-operatórias, em unidade móvel que estará estacionada no Espaço CDS Rodovia BA 533, entrada de Ponta de Areia, em Itaparica. A capacidade diária de consultas será de 180 pacientes, começando a partir das 7h e encerrando quando o último paciente for atendido.

As cirurgias começam a ser feitas em junho no Hospital Geral de Itaparica. Durante a ação, serão realizados os seguintes procedimentos cirúrgicos: hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia e colecistectomia.

Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso ele não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente poderá se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido dos documentos exigidos.

Pacientes que farão procedimento de vesícula, para a realização do exame de USG, precisam estar em jejum. Já os pacientes que farão histerectomia, deverão levar exame preventivo. As mulheres que ainda possuem ciclo menstrual devem levar o exame Beta HCG. Todos os pacientes devem levar resultados de exames laboratoriais e outros que tiverem realizado.

Mutirão

Desde o início das atividades, em setembro de 2016, até dezembro do mesmo ano, foram realizadas 3.518 cirurgias. A iniciativa tem por objetivo reduzir a fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). Foram feitos 4.476 atendimentos e agendadas 3.629 cirurgias nas regiões de Ipiaú, Jaguaquara, Jequié, Camaçari, Valença, Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus e Rui Barbosa.

Este ano, o Mutirão de Cirurgias já esteve nas regiões de Santo Antônio de Jesus, Irecê, Alagoinhas, Cruz das Almas, Juazeiro, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. A população de 93 municípios já foi atendida. Para o mês de junho, a Sesab vai levar o Mutirão de Cirurgias para a região de Senhor do Bonfim.

Festival traz excelência da gastronomia a baianos e turistas

Turistas e baianos podem fazer uma ‘farra gastronômica’ até o dia 9 de junho, na capital baiana, com os chefs, cozinheiros e restauraters, desafiando a criatividade em 48 restaurantes da cidade. Trata-se da 10ª Salvador Restaurant Week, evento que visa consolidar a excelência da gastronomia. Em sua 10ª edição, o festival aumenta em 35% o movimento nos restaurantes participantes. A expectativa dos organizadores é de que 90 mil inovadores menus sejam vendidos, no almoço e jantar, entre baianos e turistas.

A programação inclui, até 28 de maio, aulas gratuitas ministradas por renomados chefs, na Praça Central do Salvador Shopping. “É um incentivo às novas experiências para os chefs e amantes da gastronomia, explorando ingredientes poucos conhecidos”, afirma Fernando Reis, realizador da Restaurant Week Brasil.

A primeira edição foi realizada em São Paulo, para prestigiar a gastronomia e o turismo. Hoje, acontece em 15 cidades brasileiras, com a exigência de que o restaurante participante tenha cardápio e preço fechados para almoço e jantar. Realizado duas vezes por ano, o evento incrementa os serviços em um dos segmentos que contribuem para o crescimento econômico.

Bahia presente na 23ª edição da BNT Mercosul

Realizar contatos e parcerias com os agentes de viagens e operadoras, além de capacitação para a promoção de suas 13 zonas turísticas. Com esse propósito o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Bahiatursa), estará presente na 23ª edição da BNT Mercosul, que acontece nos próximo dias 26 e 27, no município de Itajaí, em Santa Catarina.

O evento é considerado uma vitrine para o segmento turístico, e o “espaço da Bahia servirá ainda de apoio aos hoteleiros e empresas de turismo baianas que pretendem divulgar seus produtos e serviços e realizar negócios durante o evento”, como afirma a diretora de Promoções da Bahiatursa, Regina Ahmed. Além disso, “deve fortalecer os destinos baianos para formadores de opinião”.

De acordo com o superintendente Diogo Medrado, “a Bahia é um destino rico em atrativos e produtos. Por isso, é importante que o trade nacional esteja sempre municiado com notícias e informações sobre o estado, possibilitando a geração de mídia espontânea e, consequentemente, o aumento do fluxo turístico”.

A BNT levou mais de seis mil pessoas e cerca de 370 expositores nacionais e internacionais de 20 estados e nove países, em 2017. O evento é o único desse porte e segmento em Santa Catarina. Participam do salão, os principais fornecedores do trade, como destinos, agências de viagem, operadoras de turismo, companhias aéreas, cruzeiros marítimos, serviços de receptivos, dentre outros, que apresentam as suas novidades para as próximas temporadas.

Cine Teatro Solar Boa Vista sedia evento sobre Favela Digital

Smartphones, tablets, notebooks e conexão Wi-Fi. Antes, esses itens faziam parte apenas do cotidiano das classes média e alta, mas agora moradores de comunidades de todo o Brasil têm acesso a esses dispositivos, e é justamente buscando entender essa inserção que a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado vai promover a segunda edição do Papo de Inovação, desta vez, trazendo o tema ‘Favela Digital’. O encontro, aberto ao público, é voltado, principalmente, para estudantes e acontece na próxima sexta (19), a partir das 13h, no Cine Teatro do Solar Boa Vista, localizado no Engenho Velho de Brotas.

Para conduzir essa conversa, duas figuras de peso: Francisco José Pereira de Lima, mais conhecido Preto Zezé das Quadras, e Victor Haggar. O mediador do encontro é o chefe de Gabinete da Secretaria, Rodrigo Hita. Ex-lavador de carros, o cearense Preto Zezé é o atual presidente Global da Central Única das Favelas (CUFA). Ele ainda é rapper, compositor, autor, trabalha com projetos sociais e apresenta o quadro “Talentos da Comunidade”, na afiliada da Rede Globo, no Ceará.

Já Victor Haggar, uma das referências em produção de beats do Brasil, é MC e produtor no meio Hip Hop, oriundo da periferia de São Caetano, em Salvador. Haggar possui CDs lançados e, além de seus próprios trabalhos, produz para outros MCs de todo o país.

•       SERVIÇO

2º Papo de Inovação – Favela Digital

Quando: 19 de maio, às 13h

Onde: Cine Teatro Solar Boa Vista (R. do Trovador, 27 - Engenho Velho de Brotas)

Quanto: Entrada franca

 

 

Fonte: SecultBa/Ascom Sesab,/Ascom Setur/Ascom Bahiatursa/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!