20/05/2017

Municípios podem realizar adesão ao Programa Saúde na Escola

 

Os municípios podem realizar a adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE), até o dia 14 de junho, no endereço egestorab.saude.gov.br. O programa terá duração de 24 meses e vai contemplar as escolas públicas do município, independente da esfera administrativa (estadual, municipal e/ou federal). Para a inscrição, os gestores responsáveis pelas secretarias municipais de educação devem indicar as escolas para a participação seguindo critérios, como as condições de vulnerabilidade dos estudantes.

O coordenador de Educação Ambiental e Saúde, Fabio Barbosa, da Secretaria da Educação do Estado, fala da importância da adesão dos municípios ao programa. “Considerando que a proposta do PSE vem na perspectiva da articulação entre políticas públicas, a adesão do município é o primeiro passo para as práticas de promoção e prevenção de agravos e doenças em crianças, adolescentes, jovens e adultos”, destaca.

Realizando ações há quatro anos, o Colégio Estadual Ypiranga, no 2 de Julho, promove uma série de atividades com os estudantes, junto à unidade de saúde do bairro, que envolvem vacinações, avaliações de saúde bucal e psicológica, além de palestras sobre diversos temas. “No colégio, nós mantemos um Grupo de Trabalho Intersetorial Local (GTIL) que é integrado por professores, alunos e agentes de saúde. Com isso buscamos, por meio de reuniões, perceber as necessidades da comunidade escolar e oferecer serviços focados nesta demanda”, destacou o professor Zulmiro Souza, articulador da Educação Integral na unidade.

Para Fabio, a criação do GTLI nas escolas é uma das ações incentivadas pela Secretaria. “Apesar do PSE seguir uma proposta de 12 ações, como o combate ao mosquito Aedes aegypti e promoção da segurança alimentar e nutricional, temos a consciência que alguns locais têm demandas específicas que podem ser identificadas pelos agentes sociais do local. Por isso, esse trabalho interno pode contribuir para que possamos ser mais eficientes em nossas ações”, afirmou.     

Para a estudante 2º ano, Letícia Silva 16, do Colégio Estadual Ypiranga, o programa vem trazendo diversos benefícios para a comunidade escolar. “Termos essas atividades na escola promovem a saúde dos estudantes de forma regular. Isso é muito importante pois interfere diretamente na condição de aprendizado. Desde o ano passado participo do GTLI e estou bastante motivada para mobilizar os colegas para as atividades que realizamos e vamos realizar durante o ano letivo”, conta.

PSE

O Programa Saúde na Escola é uma política intersetorial, regido pela Portaria Interministerial nº. 1.055, de 25 de abril de 2017, na qual a articulação, principalmente, dos setores da educação e da saúde, é indispensável para efetividade das ações. O objetivo principal é a atenção integral à saúde dos educandos da rede pública, através de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde de forma a empoderá-los para o reconhecimento e, consequentemente, o enfrentamento das situações que os tornam vulneráveis e que possam vir a comprometer o seu pleno desenvolvimento.

Bahia: Inscrições abertas para a 7ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está com inscrições abertas para a 7ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA). Até o próximo dia 31 de maio, gestores, professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual deverão aderir ao evento, que será realizado em 2018, por meio do formulário disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

“A FECIBA é uma das iniciativas, por meio da qual, estamos estimulando os nossos estudantes no estudo das Ciências e no interesse pela pesquisa científica, fazendo com que despertem para suas vocações e revelem suas capacidades criativas. É, sobretudo, um momento em que os alunos apresentam o resultado dos projetos desenvolvidos em sala de aula, orientados pelos professores, que têm relação com os lugares onde eles vivem e que, geralmente, apresentam soluções para problemas vivenciados pelas suas comunidades”, destaca o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

Uma das novidades para a 7ª FECIBA é a premiação com Bolsa de Iniciação Científica Junior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para os 22 primeiros colocados. Uma das etapas da FECIBA é a realização das Feiras Escolares de Ciências, Matemática e Empreendedorismo, que deverão ocorrer de 1º de agosto e 30 de setembro deste ano. Todos os estudantes poderão participar das feiras escolares independente da série, mas só os projetos dos estudantes do Ensino Fundamental e até o 2º ano do Ensino Médio poderão ser submetidos à FECIBA, tendo em vista que a 7ª edição será realizada no próximo ano letivo.

Na 7ª FECIBA, a modalidade Empreendedorismo também será ampliada, segundo destaca a coordenadora do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado, Shirley Costa. “Com isto, teremos a perspectiva do envolvimento da construção de conhecimentos, a partir dos aspectos econômicos das regiões onde as escolas estão inseridas. A nossa expectativa é que, com isto, iremos atrair muitos novos projetos voltados ao Empreendedorismo”, afirma.

Para isto, a Secretaria da Educação está fazendo parcerias com instituições que trabalham com o Empreendedorismo na Educação, como é o caso do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), para a realização de oficinas e palestras sobre o tema no próprio SEBRAE e durante a 6ª FECIBA, que acontece no segundo semestre deste ano.

Turismo cultural é uma das preferências de visitantes na Bahia

O turismo cultural está entre as preferências dos visitantes na Bahia. É o segmento que atrai cada vez mais o interesse de turistas nacionais e internacionais. A estes amantes da história e da cultura, a Bahia oferece alternativas que tornam as viagens culturais ainda mais completas, com uma programação especial em museus de Salvador.

Até domingo (21/5), baianos e turistas podem curtir a 15ª Semana Nacional de Museus, em diversos centros culturais. O roteiro inclui visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, dentre outras atividades, contribuindo para fortalecer a oitava colocação do Brasil em recursos culturais em um ranking de 141 países.

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a iniciativa comemora o Dia Internacional de Museus, celebrado nesta quinta-feira (18/5), e se junta, como opção de entretenimento, aos diversos atrativos naturais e históricos que a capital baiana oferece.

Três exposições simultâneas entram em cartaz no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), na Avenida Contorno, nesta quinta-feira (18/5). “Elas” expõem recortes do próprio acervo cujo tema é a mulher. A Capela recebe os trabalhos da fotógrafa Rose Nascimento em “Eles por Ela”, no qual o público confere 23 imagens de seis modelos masculinos abordando questões como o nu artístico, beleza e gênero.  Na Galeria dos Novos, fotografias de 58 profissionais e amadores com foco na natureza, na mostra “Natureza que Aflora”. A visitação começa nesta sexta-feira (19/5), das 13h às 17h, gratuitamente.

O Palacete das Artes, na Graça, contempla uma programação com exposições, cinema, bazar de cerâmica e atividades literárias. Com o tema “O Julgamento no Cinema”, o museu exibirá os filmes “12 homens e uma sentença” nesta sexta-feira (19/5), às 17h, e “O Sol é para todos”, na quarta-feira (24/5), às 17h. De 15 a 21, no horário de funcionamento do museu, o bazar de cerâmica, com trabalhos produzidos na sala de oficina em cerâmica do museu.

Na tarde de sábado (20/5) projeto “Sarauzinho Retrô”, com brincadeiras e atividades manuais para entreter as crianças e ajudar no desenvolvimento infantil. O encontro terá a participação do artista plástico Menelaw Sete. O museu, que funciona de terça a sexta-feira, das 13h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h, também apresenta uma série de exposições com temas variados.

Na programação do Museu Geológico da Bahia, no Corredor da Vitória, exposição “Pepita de Fogo: o cangaço e seu tempo colorizados”, até domingo (21/5), das 13 às 17h30; reflexões sobre o tema da semana de museus, às 14h30, nesta quinta-feira (18/5); filme (O aniversário de Pingo), 14h, e show musical (Grupo Infantil de Metais do Programa Neojiba), às 15h30, nesta sexta-feira (19/5). O museu funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e abre neste final de semana.

Com a temática “Objetos representativos das memórias”, o Museu Tempostal, no Pelourinho, exibe vídeo do projeto ‘Você Sabia?’, buscando o aprofundamento na história da cidade a partir do Centro Antigo. A exibição é aberta aos visitantes durante o horário de visitação, de terça a sexta-feira, das 13h às 17h. No fim de semana (20/5 - sábado e 21/5 - domingo), das 13 às 17h.

 

Fonte: Ascom Educação/Ascom Setur/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!