20/05/2017

Lauro de Freitas: Governo lança edital do Hospital Metropolitano

 

O Governo do Estado publicou na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (19) o edital para construção do Hospital Metropolitano, no município de Lauro de Freitas, ao lado da Via Parafuso. O anúncio foi feito nesta manhã pelo governador Rui Costa em suas redes sociais. “Ano que vem a população da Bahia ganha um novo hospital da região metropolitana. É um hospital novo, grande, que vai atender a diversas especialidades e melhorar o atendimento à população baiana. Temos previsão de inaugurar dois novos hospitais neste ano, o da região do cacau, na cidade de Ilhéus, e o hospital da região da Chapada Diamantina", afirmou o governador Rui Costa.

Com o investimento estimado em R$ 150 milhões, a unidade será referência para casos de urgência e emergência, trauma, acidente vascular cerebral (AVC) e contará com 265 leitos, sendo 30 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Um dos destaques do projeto é a Unidade de Atenção ao Acidente Vascular Cerebral (UAVC), que atende pacientes acometidos pelo Acidente Vascular Cerebral (isquêmico, hemorrágico ou ataque isquêmico transitório), na fase aguda, ofertando tratamento trombolítico venoso, reabilitação precoce e investigação etiológica completa.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, o hospital também ofertará serviços de alta complexidade em neurocirurgia. “Teremos equipes, instalações físicas e equipamentos adequados para o diagnóstico de doenças neurológicas e o tratamento neurocirúrgico, além da oferta de leitos de internação, reabilitação e acompanhamento ambulatorial pré e pós a alta hospitalar”, detalha o secretário.

O hospital contará com oito salas de cirurgia e enfermarias nas especialidades de clínica geral, clínica cardiológica, clínica neurológica, cirurgia geral, cirurgia urológica, vascular, gastro e neurológica. Terá ainda setor de imagem e diagnóstico para realização de exames como tomografia, ressonância magnética, ecocargiograma e ultrassom. Um heliponto também será construído para uso nos casos mais urgentes.

A unidade será referência para os municípios de Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz.

Rui discute Ponte Salvador – Itaparica, Fiol e Porto Sul com chineses

O governador Rui Costa dá início à agenda de trabalhos nesta segunda-feira (22) na região do sisal. No primeiro compromisso oficial, às 10h30, no município de Nordestina, consta a visita à empresa Lipari Mineração Ltda. Na oportunidade, Rui visita a mina Braúna, a primeira mina de diamantes da América do Sul, desenvolvida a partir de um depósito de kimberlito, a rocha fonte primária de diamante.

Na terça-feira (23), de volta à capital baiana, Rui recebe no prédio da governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), os representantes da indústria farmacêutica chinesa Fosum Pharma. O assunto em questão são os investimentos ligados a serviços de saúde.

Já na quarta-feira (24), às 14h, também no CAB, o governador recebe Pedro Wongtschowski, membro administrativo da empresa Ultrapar, companhia brasileira que atua nos setores de distribuição de combustíveis e na produção de especialidades químicas. No encontro vão ser discutidos temas como operações regionais, panorama e perspectivas sociais. No mesmo dia, às 15h30, ainda na governadoria, Rui será apresentado a Erik Breye, novo presidente do grupo Invepar, empresa brasileira que atua no segmento de infraestrutura em transportes no Brasil e no exterior, com foco em gestão e operação de rodovias, sistemas de mobilidade urbana e aeroportos.

 Na quinta-feira (25), às 8h30, ainda na sala de reuniões, no CAB, o governador se reúne com os presidentes de consórcios de saúde dos municípios de Irecê, Guanambi, Jequié e Teixeira de Freitas. As discussões estarão voltadas para as especialidades das policlínicas regionais e roteiro dos ônibus que darão acesso aos pacientes. No mesmo dia, às 14h, Rui Costa recebe duas companhias chinesas para tratar de assuntos como a construção da ponte Salvador-Itaparica, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o Complexo Porto Sul.

São João Alagoinhas terá shows de Solange Almeida e Simone e Simaria

O São João de Alagoinhas contará com duas atrações baianas de peso: Solange Almeida, ex-vocalista do Aviões do Forró, que é alagoinhense, e das irmãs Simone e Simaria.

Os shows acontecerão no Parque de Exposições Miguel Fontes nos dias 23 e 24 de junho. Na sexta-feira, 23, Solange comandará o evento. Já no sábado, 24, será a vez de Simone e Simaria.

E não para por aí. Conforme o secretário de comunicação do município, José Lopes, de 12 de junho a 2 de julho, dia em que é comemorado o aniversário da cidade, será realizado no estacionamento do estádio Carneirão, a Vila do Forró, denominada “Santo Antônio da Lagoinha”, com várias atrações locais, sendo duas apresentações por noite. O acesso ao evento também será gratuito.

Entre Rios: Lei proíbe ‘comportamento sexual ostensivo’ em Massarandupió

Uma audiência pública realizada nesta quinta-feira (18), em Entre Rios definiu regras para a praia de naturismo de Massarandupió, distrito do município, que vem sendo palco de uma verdadeira batalha entre a Associação Massarandupiana de Naturismo (Amanat) e as pessoas que vão ao local para fazer sexo, bem como contra as pousadas que supostamente incentivam a prática. O anteprojeto cria normas de conduta para a área naturista e também para as pousadas da cidade.

O artigo 7° assevera que “aos frequentadores é vedado o comportamento sexualmente ostensivo e/ou praticar atos de caráter sexual ou obsceno, além de realizar propostas inconvenientes de conotação sexual”. Já no artigo 9° se lê: “Nenhum estabelecimento, comercial ou não, poderá utilizar, em sua denominação social ou em sua divulgação, os vocábulos ‘naturismo’, ‘naturista’ se não for filiado na Federação Brasileira de Naturismo”.

A lei prevê sanções: advertência, multa de um a dez salários mínimos, suspensão do alvará de funcionamento e/ou licença por um período de 15 dias a 6 meses. “No início, a audiência foi complicada porque as pessoas levaram para o lado pessoal. Mas, no final, conseguimos mostrar para todos a importância de se regulamentar a prática”, declarou ao jornal Correio o procurador do município, Brígido Nunes Neto, que elaborou o projeto a pedido da Amanat.

Rodoviários e empresários não chegam a acordo em nova reunião e greve é mantida

Rodoviários e empresários não chegaram a um acordo durante o último encontro que aconteceu nesta sexta-feira (19), na sede da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT).

Segundo a TV Bahia, uma nova reunião foi agendada para a próxima segunda-feira (22), às 10h, no mesmo local e, caso não cheguem a um acordo, a greve da terça-feira (23) está mantida. Os Ministérios do Trabalho e Público do Trabalho sugeriram um reajuste salarial de 5,5% com 1,51% de ganho real, no entanto, categoria e empresas não aceitaram a proposta.

Os trabalhadores reivindicam um ajuste salarial de 9%, além de plano de saúde pago pela empresa, aumento do vale-refeição, retirada da função dupla (em que o motorista também exerce a função de cobrador) e a contratação de mais mulheres.

 

 

Fonte: Secom Bahia/Bahia Econômica/Bahia Já/Bahia.Ba/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!