20/05/2017

Programação artística gratuita em Guanambi

 

O Território de Identidade Sertão Produtivo, importante celeiro cultural do Estado da Bahia, receberá o fórum de discussão: Desafios e Perspectivas das Artes Cênicas no Interior Baiano: iniciativas públicas e privadas promovido pelo Grupo de Teatro Finos Trapos, no dia 24 maio (quarta-feira), no Auditório da UNEB - Campus XII (416, R. A, 394, Guanambi - BA). O público-alvo destas ações são estudantes de graduação, pós-graduação, educadores, artistas e gestores públicos. Com acesso gratuito e não é necessário fazer inscrição prévia.

O fórum de discussão possui como objetivo, discutir sobre as políticas públicas para as artes, desenvolvidas pela sociedade civil e poder público no município de Guanambi, pensando na articulação de ações junto às demais cidades do Território de Identidade Sertão Produtivo. O intento deste espaço é reunir artistas/educadores, representação da gestão pública (estadual e municipal) e Francisco André membro do grupo Finos Trapos (proponente do projeto). A mediação do fórum será da produtora e educadora Poliana Bicalho.

Os convidados serão Ana Fernandes licenciada em Educação Artística - Habilitação em Música pelo Instituto de Artes da UNESP (1993). Especialista em Planejamento Educacional pela UNIVERSO (1995). Especialista em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas pela ULHT (2005). Atualmente é Professora Assistente da UNEB - Campus XII Guanambi- BA, onde também coordena o Centro de Extensão e Pesquisa Artístico Cultural (CEPAC) e é diretora/fundadora do Grupo Artístico Bem-te-vi Guanambi. E Nando Dias, licenciado em Educação Física pela UNEB, diretor, ator, palhaço e membro fundador da Trupe dos Dobradores de Arte. Trabalha na área do teatro há 15 anos. Esteve gerente de Cultura em Caetité-BA (2015-2016). Há 5 anos é coordenador artístico da Casa Anísio Teixeira e coordena o projeto de Oficinas de Teatro e dança contemporânea para secretaria de Cultura do Município de Igaporã-BA. Ainda teremos a presença de Gabriela Sanddyego representando a Coordenação de Teatro da Funceb, setor responsável pelas políticas culturais da área no Estado. Como representante do poder público municipal, teremos no  fórum de discussão, a secretaria de cultura do município de Guanambi a educadora Maristela de Souza Teixeira Cavalcante.

O projeto prevê ainda, a exposição Varal de Memórias, que retrata momentos de bastidores, espetáculos, ações de formação e projetos executados e idealizados  pelos integrantes do Grupo de Teatro Finos Trapos.  Sendo uma oportunidade para celebrar  a vida, a permanência, os sabores e dissabores deste fazer e os aprendizados. 

Todas as ações do  projeto Curso Alvenarias Cênica ocorrerá de 24 de maio a 18 de junho, na cidade de Guanambi. Este projeto contempla ainda os municípios de  Cachoeira, Alagoinhas, Vitória da Conquista e Senhor do Bonfim. Este projeto conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Uma realização Finos Trapos Produções.

  •  Serviço:

O que: Curso Alvenarias Cênicas – etapa III – Sertão Produtivo

Quando: Maio e Junho de 2017

Quanto: Gratuito (com exceção do espetáculo custo R$ 10,00)

Onde: Curso (aulas), Fórum, Exposição Varal de Memórias – Campus XII – Universidade do Estado da Bahia  (416, R. A, 394, Guanambi - BA) 

Onde: Espetáculo Mós Aí Quê- Centro de Cultura de Guanambi ((Rua Manuel Bandeira, s/n, Centro)

Maiores informações:  www.grupofinostrapos.com.br

Realização: Finos Trapos Produções.

Apoio financeiro: Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Guanambi é o segundo município da Bahia que mais fechou postos de trabalho em abril, diz Caged

De acordo com levantamento realizado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, Guanambi está entre os municípios da Bahia que mais reduziram postos de trabalho no mês de abril: foram cerca de 113.

A cidade perdeu apenas para Simões Filho, que reduziu 324 postos de trabalho.

Segundo a pesquisa, somando todo interior do estado, foram 6.094 posições celetistas (contratados por CLT) em abril.

Na Bahia, além de Salvador, se destacaram Itamaraju e Eunápolis, que criaram 1305 e 1087 postos de trabalho, respectivamente.

Entre os estados nordestinos com saldo negativo, a pior situação é a de Alagoas, com menos 4008 postos de trabalho.

Mortugaba recebe rastreamento do câncer de mama na segunda-feira

A população feminina de 50 a 69 anos do município de Mortugaba poderá, no período de 22 a 27 de maio, realizar mamografia, exame que detecta precocemente o câncer de mama. A iniciativa é da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do programa Saúde sem Fronteiras. No município, 885 mulheres, dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, estão aptas à realização dos exames.

A unidade móvel estará estacionada na Praça Balbino Coelho, nas proximidades do PSF Antônio Guerra. Para serem atendidas, as candidatas à realização do exame devem levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de residência. O atendimento será feito das 7h às 18h.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico, será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

O Saúde sem Fronteiras tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento.

Forte chuva piora as condições de trafegabilidade na BR-430 entre Caetité e Igaporã

Os usuários da BR-430, entre os municípios de Caetité e Igaporã, no sudoeste baiano, estão bastante preocupados com as condições de trafegabilidade da rodovia.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes iniciou as obras de recuperação no trecho, mas as fortes chuvas que caíram na região, na quarta-feira (17), destruíram boa parte do trabalho que havia sido feito.

Imagens registradas por internautas mostram os prejuízos causados.

A rodovia federal não possui acostamento em quase toda a sua extensão e as laterais estão completamente deterioradas. Além disso, há enormes buracos na pista, o que torna o tráfego no local bastante perigoso e propício ao registro de acidentes.

Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora suspende gozo e pagamento de licença prêmio

Na terça-feira (16) foi publicado no Diário Oficial de Livramento de Nossa Senhora o Decreto n° 342/2017, de 16 de maio de 2017, que dispõe sobre a suspensão temporária do gozo e pagamento em pecúnia, de licença prêmio no âmbito do Poder Executivo Municipal.

O prefeito levou em consideração a crise econômica vivenciada no país e as elevadas despesas oriundas do pagamento em pecúnia de licença prêmio não gozadas pelos servidores municipais.

Segundo o decreto, a referida suspensão é válida até o dia 31 de dezembro de 2017. A suspensão do gozo da licença prêmio não se aplica aos servidores públicos que tenham protocolizado o requerimento para aposentadoria voluntária ou estejam há doze meses ou menos de completar os requisitos para aposentadoria compulsória.

O prefeito destacou que a medida visa garantir a adequada prestação de serviços à sociedade livramentense.

 

Fonte: enviada por Poliana Bicalho/Ascom Sesab/Brumado Noticias/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!