20/05/2017

Irecê: Caravana do Milênio fiscaliza 22 escolas e dez postos de saúde

 

Vinte duas escolas da rede municipal e estadual e dez postos de saúde do município de Irecê foram inspecionados ontem, dia 18, pelo Ministério Público estadual, durante realização de caravana do programa 'Saúde + Educação: transformando o novo milênio'. Com participação de 12 promotores de Justiça, servidores e 65 voluntários, a ação identificou nas unidades de ensino irregularidades como sala de informática inativa, com aparelhos defasados, e falta de atendimento especial para alunos com deficiência; e ausência de enfermeiro, profissional de vacina, recepcionista e serviços gerais, além de presença de apenas um médico em uma das unidades de saúde.

O promotor de Justiça Áviner Rocha Santos, de Irecê, apontou a importância da implementação do programa no município. “É necessário o mínimo de educação e saúde para que as pessoas possam usufruir de sua dignidade. Hoje foi o ponto inicial na luta do MP para uma educação e saúde de maior qualidade, a fim de atender mandamentos constitucionais”, afirmou. Ele explicou que, extrajudicialmente, o MP vai solicitar providências do Poder Público para que os problemas identificados sejam resolvidos, e novas visitas deverão ser realizadas para checar se as medidas foram adotadas.

Participaram da caravana as promotoras de Justiça Anna Karina Omena, gerente do programa, Edna Márcia e Vera Leilane Mota; os promotores de Justiça Adriano Nunes, Alex Bezerra, Antônio Leal, Áviner Santos, Fábio Nunes, Igor Clóvis, José Carlos Rosa, Márcio Bellazi e Rafael Rocha; e o procurador da República Márcio Albuquerque de Castro.

Irecê: vereadores da oposição protocolam pedido de criação de CPI contra gestão Elmo Vaz

Poderemos ter, em breve, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada no município de Irecê. Tudo porquê o grupo de vereadores da oposição pediu ao presidente da Câmara Municipal que seja aberta uma investigação para apurar supostas irregularidades cometidas pela administração pública municipal na contratação de servidores e pagamento de gratificações.

No requerimento de criação da CPI protocolado na diretoria da Câmara no último dia 15 de maio, os vereadores Toinho do Judô (PRB), Consuelo Dourado (PSDB), Espedito Moreira (PTN), José Irisvan de Souza (PSD), Leonardo da Silva (PTN), Margarida Cardoso (PTN) e Valdereis Ferreira (PSD) justificam o pedido de investigação alegando que a prefeitura realizou pagamentos de gratificações em desconformidade com o Decreto 002/2017, que suspendeu "por pelo menos 90 dias as gratificações ou equivalentes dos cargos em comissão e funções de confiança".

Os vereadores da oposição apontam também a existência de "prováveis" irregularidades na contratação de servidores, contudo sem indicar elementos que sirvam como ponto de partida para as investigações caso o pedido seja acatado pelo presidente da casa, o vereador Figueiredo (PSB). Em contato com o Cultura&Realidade, o presidente da Câmara afirmou que vai apreciar o pedido na segunda-feira (22), e então encaminhar para apreciação no plenário.

O líder do governo na Câmara Municipal, Tertuliano Libório (PTB), disse que só quando fizer a leitura do pedido de criação da CPI poderá se manifestar sobre as alegações da oposição, o que deverá acontecer na semana que vem. "Não há o que comentar, pois eu ainda não tive acesso ao documento. Vamos esperar a leitura (do pedido) em plenário para qualquer posicionamento", afirma. 

Prefeitura de Irecê cadastra barracas para o São João 2017, a partir de segunda-feira (22)

A Prefeitura de Irecê, através da Secretaria de Indústria e Comércio, vai dar início ao cadastramento das barracas para o São João 2017, na próxima segunda-feira (22/05). O prazo é até sexta-feira (26/05). Os interessados em montar suas barracas de lanches, drinques, além de parque de diversão, brinquedos infláveis, entre outros, devem se dirigir à própria Secretaria de Indústria e Comércio, no prédio da Prefeitura Atende, localizado na avenida Antônio Carlos Magalhães, 31, Centro, nos horários das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30.

É necessário levar os originais e as cópias dos seguintes documentos: RG (carteira de identidade), CPF, Comprovante de Residência de Irecê atualizado em nome do interessado (em se tratando de imóvel alugado apresentar também o contrato de locação), Cartão da Família de Irecê, Cartão do SUS de Irecê e Foto 3 x 4.

O São João de Irecê será realizado de 22 a 26 de junho, na Praça Clériston Andrade e no Mercadão, com atrações como Zé Bigode, Claudinho do Acordeon, Jorge e Mateus, Dorgival Dantas, Targino Gondin, Alcimar Monteiro e Marília Mendonça.

Divulgada as atrações do São João antecipado de Ruy Barbosa

O tradição São João antecipado de Ruy Barbosa promete , Foi divulgado nesta quinta-feira(18) grade oficial dos festejos juninos do Município.

Este ano, haverá uma grande presença de artistas e bandas de forró , a programação terá shows de Tayrone, Alcimar Monteiro , Forro Desejo de Mulher, Edson Lima e Banda Gatinha Manhosa,Kevin Diniz,Forró dos Plays,Arregaço , Marquinhos café, 3 marias,Lucas Reis,Murilo Guedes,Chochuse Soares ,Vustir Aragão,Banda Cartola.

Os festejos acontecer de 01 a 13 de junho na praça principal de Ruy Barbosa

Escritor Sacolinha participa de bate-papo em Itaberaba no dia 25 de maio

A UNEB, por meio do Grupo de Estudos Literatura e Periferias (GELPs), do Campus XIII, em Itaberaba, vai realizar um bate-papo com o escritor Sacolinha no dia 25 de maio, às 14h, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, no município.

O evento, que destacará a produção literária do autor e sua atuação artística no contexto das periferias, é gratuito e aberto ao público. Não é necessário inscrição prévia.

A atividade, coordenada pela professora Luciana Moreno, integra um projeto do GELPs que realiza, desde 2014, pesquisas sobre autores brasileiros contemporâneos cujas obras representam os espaços e contextos periféricos.

Anualmente, dois autores são estudados pelo grupo e a cada semestre um deles é convidado para participar de um evento aberto ao público. Já participaram da ação escritores brasileiros como Sérgio Vaz, Fábio Mandingo, Marcelino Freire e Cidinha da Silva.

Nascido em São Paulo e residente em Suzano, Ademiro Alves de Sousa, o Sacolinha, tem 33 anos. É formado em Letras e autor dos romances Graduado em marginalidade (2005) e Estação terminal (2010), dos livros de contos 85 letras e um disparo (2006) e Manteiga de cacau (2012), e publicou em 2013 uma autobiografia intitulada Como a água do rio.

Sacolinha recebeu diversos prêmios pelas obras e projetos, tendo prestado serviços à UNESCO e ao Ministério da Justiça no projeto “Uma janela para o mundo – Leitura nas Prisões” nas Penitenciárias de Segurança Máxima.

Informações: DEDC/Campus XIII – (75) 3251-1710.

Projeto Jacobina Turismo premiará alunos da rede municipal de ensino

A Diretoria Municipal de Turismo de Jacobina está promovendo um concurso entre os alunos da rede municipal de ensino, cujo objetivo é criar uma identidade para todas as ações realizadas pela pasta. O Projeto Jacobina Turismo foi idealizado pelo diretor de Turismo, Geyder Gomes, e envolverá estudantes do 6º ao 9º ano de 11 colégios.

“Em vez de produzirmos uma identidade com a equipe profissional de comunicação, pensamos nesse projeto junto com as escolas municipais. A ideia surgiu para que a gente crie a marca ‘Jacobina Turismo’ para evidenciar toda e qualquer ação relacionada ao turismo do município”, disse Geyder.

Projeto Jacobina Turismo

Acompanhado do secretário da Educação André Sampaio e do coordenador pedagógico Dayvid Sena, Geyder Gomes lançou o desafio para os alunos da Escola Municipal Professora Núbia Mangabeira. Sena comemorou a ação. “Acreditamos que essa iniciativa possui um viés pedagógico e artístico, pois potencializando as habilidades dos estudantes, talvez possamos futuramente adotar e expandir iniciativas artísticas como políticas permanentes para o nosso público estudantil”, destacou Dayvid Sena – Prof. Articulador Pedagógico.

Por sua vez, o secretário da Educação André Sampaio contou que considera o projeto bacana, pois envolve toda a comunidade escolar, incentivando e mobilizando a produtividade, a iniciativa artística e criatividade em rede.

A escola vencedora do concurso será premiada com um notebook e o aluno com um tablet além de outros brindes para os participantes.

 

Fonte: Cecom MP/Cultura&Realidade/Portal da Folia/Ascom PMJ/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!