21/05/2017

Feira: Micareta tem como atração muita violência

 

Uma escuridão tomou conta de parte do circuito da Micareta de Feira na madrugada deste sábado (20), próximo ao trecho do cruzamento da Avenida João Durval. O apagão atingiu as lâmpadas dos postes de iluminação pública e de várias barracas.

A falta de luz ocorreu em um momento de chuva, mas a causa ainda não foi identificada. Apesar da escuridão e dos riscos os foliões continuaram a curtir a festa.

Várias pessoas foram baleadas, esfaqueadas e espancadas após o apagão.

Dentre as vítimas atingidas estavam duas mulheres que foram identificadas como Roqueline de Jesus Santos, 30 anos, residente na rua São Domingos, bairro Santa Mônica, baleada no rosto, e Bruna Cristina Aparecida dos Santos, 22 anos, moradora do bairro Liberdade, atingida no braço esquerdo.

Mortes

Por volta das 3h40 morreu na emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), Armando Luiz da Silva Sena, 21 anos, que residia na rua 8 de dezembro, município de Conceição da Feira.

De acordo com familiares, a vítima veio com amigos até Feira de Santana para brincar na micareta e terminou sendo assassinado. ”Ele era uma pessoa boa, nunca se envolveu no mundo do crime. Luiz veio com amigos que foram embora e ele ficou”, informou um familiar.

Já no final desta manhã deste sábado (20), faleceu a segunda vítima fatal da micareta, no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), Roqueline de Jesus Santos, de 30 anos que foi baleada na madrugada no circuito da Micareta no cruzamento das avenidas Presidente Dutra e João Durval Carneiro.

Saldo da violência

Já Anderson Santos Silva, 23 anos, que reside no Parque Panorama foi vítima de golpes de faca no circuito, nas mediações do Centro Cultural Amélio Amorim. Os golpes atingiram o tórax e braço, conforme dados dos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Espancamento

No mesmo local, outra pessoa foi barbaramente espancada: Filipe Santos dos Anjos, 18 anos, morador da Santa Mônica. O jovem foi agredido no rosto e cabeça, conforme boletim médico.

Mais tiros

O adolescente William Barreto Trindade, de 16 anos, residente no Expansão do Feira Nove foi vítima de tiros no tórax. Ainda segundo ocorrência, o fato ocorreu também na madrugada.

Outras duas mulheres moradoras do bairro Tomba, também foram baleadas na madrugada de sábado no sítio da festa. As vítimas foram identificadas como Dione Almeida da Silva, 36 anos, baleada nas nádegas e Darci Almeida da Silva, de 45 anos, atingida na perna.

Todas as vítimas foram socorridas para o Hospital Geral Clériston Andrade(HGCA), onde permaneceram em observação médica.

DOIS PRESOS

As ações ostensivas e investigas das polícias Militar e Civil resultaram em duas prisões na primeira noite da Micareta de Feira de Santana. Entre eles estava, Micael Batista dos Santos, tinha mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Crime de Feira de Santana, pela prática de roubo.

O outro capturado estava sem documentos e foi flagrado vendendo drogas. Dois adolescentes foram apreendidos praticando roubos. Não houve registro de crimes graves contra a vida (homicídio, latrocínio e lesão corporal dolosa).

O número de crimes contra o patrimônio (furtos e roubos) diminuíram 57,1%. Doze casos foram registrados. No ano anterior, 28.

Foram contabilizados ainda cinco casos de lesões corporais leves, decorrentes de brigas. Dois adolescentes foram apreendidos praticando roubos no circuito Maneca Ferreira, na Avenida Presidente Dutra.

A polícia retirou também da festa 119 porções de maconha, 25 de cocaína, cinco comprimidos de ecstasy, dois frascos de lança-perfume e uma pedra de crack.

Adolescentes alcoolizados representam maioria dos atendimentos no posto de saúde do circuito

O posto de saúde montado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, na Rua Adenil Falcão, durante a ‘Micareta de Feira’, foi vistoriado hoje, dia 19, pelos promotores de Justiça Laise de Araújo Carneiro e Tiago Quadros, acompanhados por uma equipe de servidores do Ministério Público estadual.  O espaço conta com 15 leitos, sendo um de reabilitação, e uma equipe composta por um enfermeiro, um médico e dois técnicos no período diurno e dois enfermeiros, dois cirurgiões buco-maxilar, três médicos e quatro técnicos no período noturno. O objetivo da visita foi verificar a estrutura dos locais, o atendimento oferecido aos foliões e se havia necessidade de algum tipo de material imprescindível para garantir a agilidade no socorro dos pacientes. Segundo a supervisora do posto de saúde, Jucilane Ramos da Silva, a maioria dos atendimentos realizados ontem, primeiro dia da festa, foram casos de adolescentes alcoolizados.

O espaço funciona de 12h às 5h da madrugada e conta com duas ambulâncias para transferência dos casos mais graves para alguma unidade da rede hospitalar da cidade. Além disso, existem viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que dão suporte ao local. Além do atendimento médico, o folião conta com testes rápidos de HIV, Hepatite B e C, e Sífilis. “Caso seja detectada a sífilis, os pacientes já saem do posto com as primeiras medicações tomadas”, destacou a supervisora do posto Jucilane Ramos. Essas ações fazem parte do programa DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde, que também está distribuindo preservativos, pílulas do dia seguinte e cartilhas informativas aos foliões. Os promotores de Justiça conheceram ainda a área de depósito, de medicamentos e os espaços para realização de exames das DSTs. O posto de saúde está funcionando desde a quarta-feira, dia 17, e continuará até as 5h da madrugada de segunda-feira, dia 22.

Inspeção no ‘Espaço Criança’ detecta irregularidades na estrutura de funcionamento

Em nova inspeção realizada na tarde de hoje, 19, no ‘Espaço Criança’, os promotores de Justiça constataram irregularidades no fornecimento de alimentação às crianças que são atendidas no local. Localizado no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, na Avenida Presidente Dutra, o espaço funciona como uma unidade de acolhimento temporária para crianças, às quais os conselheiros tutelares não conseguem localizar os familiares, e também para aquelas que estejam em situação de risco. Diante das irregularidades detectadas, o MP oficiou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para que sejam adotadas as providências cabíveis com o objetivo de oferecer um atendimento adequado às crianças em situação de vulnerabilidade. O local funciona 24h com uma equipe formada por conselheiros tutelares, que ficam atentos a casos de denúncias de violações aos direitos das crianças e adolescentes na micareta.

Durante a visita, os conselheiros tutelares relataram que o principal problema se refere à alimentação inadequada, pois em muitos casos as crianças chegam com fome ao local e a única alimentação disponível são biscoitos e sucos industrializados mantidos sem nenhuma refrigeração, além da falta de banheiro. O ‘Espaço Criança’ não funciona como abrigo e atende prioritariamente crianças ‘perdidas’ dos pais ou que tenham sofrido algum tipo de violência. Outro problema verificado pelo MP é a ausência de abrigos para as crianças e adolescentes filhos dos ambulantes que trabalham na micareta, entre outras.

Postos Policiais

Durante a tarde, a equipe do MP também visitou o posto da Policia Civil, localizado no circuito da festa, a fim de verificar como estão sendo conduzidos os registros de ocorrências criminais. O posto avançado recepciona os casos e encaminha para a Central de Flagrante, que também foi visitada pelo Ministério Público. Não foi encontrada nenhuma pessoa detida no local e não foi registrado nenhum auto de prisão em flagrante no dia de hoje. Segundo os promotores de Justiça Laise de Araújo Carneiro e Tiago de Almeida Quadros, não foram identificadas irregularidades nos postos policiais. Eles constataram que existe uma estrutura adequada com delegados, escrivãos e agentes das Polícias Civil e Militar para atender a demanda da festa até o momento.

Pablo, Psirico e a irreverência do Lá Vem Elas animarão o sábado de folia

Tradicionalmente o sábado é considerado  como o dia de maior presença de público na Micareta de Feira de Santana. E uma das atrações mais esperado é o desfile do irreverente bloco  Lá Vem Elas que este ano teve a animação comandada pelo cantor Léo Santana. E como nos anos anteriores o bloco não decepcionou.

Mas como tem sido a principal vertente da Micareta 2017, a maioria das grandes atrações são destinadas ao folião pipoca.

Desfilaram neste sábado no Circuito Maneca Ferreirao dezenas de atrações, com destaque para Pablo; Edson Gomes, um dos grandes ícones do reggae brasileiro; Banda Eva; e Psirico, sob o comando do cantor Márcio Vítor.

Camarotes da imprensa e do Governo são interditados por medida de segurança

Por determinação da comissão especializada formada por engenheiros da Secretaria de Desenvolvimento  Urbano, que fiscaliza as condições das estruturas montadas no circuito Maneca Ferreira, foram interditados os chamados camarotes institucionais, que abrigam a imprensa, a Secretaria de Comunicação e o Governo, incluindo o que é  destinado ao prefeito  municipal.

A medida foi adotada na tarde da sexta (19), após uma nova vistoria feita  nesses espaços pelos engenheiros responsáveis, que preferiram  não expor os frequentadores ao risco de acidentes. A comissão atua durante todo o evento, observando os espaços montados na avenida Presidente  Dutra.

A Procuradoria  Geral do Município vai ingressar com medidas judiciais contra a empresa  que ganhou a licitação  para montagem dessas estruturas.

A ordem do prefeito José Ronaldo é adotar "as mais duras ações  possíveis" para penalizar a empresa. O pagamento que ela receberia por todo o serviço contratado, por exemplo, não deverá ser feito. O objetivo é bani-la de licitações públicas.

 O secretário de Comunicação Social, Valdomiro Silva, lamenta o ocorrido. "Dezenas de profissionais  de imprensa estão  prejudicados, pois não vão  poder usar o espaço  idealizado para eles  com muito carinho e respeito. Mas é melhor que seja assim do que colocar em risco  a vida  dessas pessoas", diz ele.

 

Fonte: Bahia Já/Cecom MP/Secom PMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!