23/05/2017

Feira: Micareta teve diminuição de 6,8% em furtos e roubos

 

A Micareta de Feira de Santana 2017 teve redução significativa na maioria das ocorrências registradas, em comparação ao ano anterior. Os dados são reflexo do trabalho dos cerca de 8 mil profissionais da segurança pública que atuaram na folia, entre policias militares, civis, peritos e bombeiros.

Houve uma diminuição de 20,8% do número de pessoas conduzidas e presas. O mesmo aconteceu com os crimes contra o patrimônio (roubo e furto), que tiveram redução de 6,8%. Apenas duas apreensões de arma branca e arma de fogo foram registrados neste ano, 50% a menos que em 2016.

Foram lavrados 274 termos circunstanciados de ocorrências (TCO), 7.7% a menos. De quinta-feira até a madrugada de segunda foram apreendidas 124 porções de cocaína, 89 de maconha, 34 pedras de crack, sete frascos de lança-perfume e seis comprimidos de ecstasy.

Cresceram apenas os números de brigas no circuito: 38 contra 21 em 2016. Um homicídio foi registrado na festa e o autor, um adolescente, foi apreendido. Seis tentativas também foram contabilizadas.

Prefeito agradece pelo trabalho da PM durante a Micareta de Feira 2017

O prefeito José Ronaldo participou do almoço de confraternização promovido pela Polícia Militar (PM), neste domingo (21), no Espaço Folia, no Circuito Maneca Ferreira, na Presidente Dutra. 

Na oportunidade, o gestor municipal  agradeceu o apoio e a presença da PM na festa.

"Sem os órgãos de segurança seria  impossível a realização da Micareta, que está prestes a completar  80 anos".

José Ronaldo falou com relação a superação do Governo Municipal em fazer a festa acontecer em meio ao período de crise.

"Estou muito feliz com a realização da Micareta e que o clima de tranquilidade permaneça até os últimos minutos", finalizou, destacando ainda a presença do Ministério Público no Circuito Maneca Ferreira.

O evento marcou também a despedida do coronel Adelmário Xavier, comandante do Comando de Policiamento Regional Leste. Ele encerra sua carreira neste ano.                       

Prestigiaram o evento os secretários municipais Antônio Carlos Borges Júnior (Desenvolvimento Econômico), Paulo Aquino (Governo) e Pedro Boaventura (Trânsito), além de autoridades militares e civis.

Micareta de Feira se consagra para o folião "pipoca"

Com uma programação toda especial valorizando o folião “pipoca” com atrações de destaque no cenário nacional, a Micareta de Feira de Santana se consolida como o maior Carnaval fora de época do país e reafirmando sua identidade de também ser a mais democrática.

A grade de shows agrada todas as idades e gostos, com a diversidade de gêneros musicais, com canções interpretadas por artistas da terra que estão tentando trilhar o caminho do sucesso, a partir da poderosa vitrine da Micareta, como também as feras consagradas nos mais diversos ritmos, desde a sofrência, o axé, o romantismo até o reggae e o MPB. Uma mistura que torna esta festa impar e bastante agradável.

Com o fortalecimento do folião “pipoca”, a Prefeitura trouxe neste sábado, 20, artistas consagrados como Pablo e toda sua sofrência romântica que vem encantando os baianos, o reggae de Edson Gomes, um dos maiores expoentes deste ritmo musical no Brasil; muito pagode e o axé da Banda Eva, uma das mais queridas do país.

Para o folião “pipoca”, a festa nunca esteve tão democrática. Acabou o corredor dos camarotes e reduziu bastante o número de blocos, mas sem perder a qualidade da participação de grandes atrações, garantidas pela Prefeitura de Feira de Santana.

Pequenos blocos esbanjaram orgulho e alegria no Circuito Maneca Ferreira

Se engana quem pensa que a Micareta de Feira se faz apenas dos grandes blocos. Pra festa funcionar, só depende de um fator: da alegria livre em todos os aspectos de cada folião. E foi isso que ficou estampado nas faces de cada um dos idosos que marcou presença no Bloco Baile Andante do professor Saulo Rangel.

O Bloco foi formado majoritariamente por pessoas da terceira idade, mas, novamente, se engana quem pensa que a festa deles foi fraca. Muito pelo contrário! Eles esbanjaram muito molejo, alegria, energia, simpatia e estilo. De camisas próprias do bloco a fantasias super extravagantes.

Além, é claro, de proporcionarem a quem lhes assistia, uma linda vista ao contemplá-los e realizarem vários movimentos sincronizados em conjunto sem demonstrar cansaço algum. Apenas felicidade era o que transbordava do grupo.

Outro pequeno gigante nesta última tarde de folia micaretesca foi o Bloco da Capoeira. Com membros completamente vestidos a caráter destilando um pouco da cultura afrodescendente baiana. O grupo, formado por capoeiristas da Associação Ginga Menino, abriu um roda de capoeira no meio do circuito de Micareta e, ali mesmo, com direito a berimbau e cantos tradicionais dessa cultura, gingaram à vontade.

O grupo ainda teve uma baixa numerosa na quantidade de membros presentes hoje. Três ônibus que se deslocariam de outras cidades para participarem do festejo apresentaram problemas e essas pessoas acabaram não podendo comparecer. Mas, mesmo com um grupo pequeno, os capoeiristas fizeram uma bela festa e proporcionaram uma bela homenagem a Mãe Maria Pequena, Mãe de Santo Ialorixá.

SMS realizou 508 testes rápidos de DST na Micareta

O Programa Municipal de DST/HIV/aids realizou 508 testes de doenças sexualmente transmissíveis na Micareta de Feira de Santana. Sendo dois positivos para HIV e nove para sífilis. Não houve casos confirmados de hepatite b e c.

As pessoas submetidas ao exame passaram por aconselhamento, antes e depois da realização dos testes. Os casos positivos serão encaminhados para dar continuidade ao tratamento no Centro de Referência Municipal de DST/HIV/aids.

“A novidade desse ano foi o tratamento imediato dos casos positivos para sífilis. Eles receberam a primeira dose de medicação aqui no posto, e serão encaminhados para dar continuidade ao tratamento ou suspensão a depender do caso”, ressalta a supervisora Joice Azevedo.

Esse ano, dez profissionais estiveram atuando por dia no Posto de Saúde instalado no Circuito Maneca Ferreira. A orientação e distribuição de preservativos foram feitos pelos educadores para os foliões que curtiam a festa.

A supervisora destaca “para as pessoas que desejam realizar o teste em outro momento é só comparecer a sede do programa com documento de identificação e cartão SUS”.

O teste é rápido, conta com uma pequena furada no dedo para coletar o sangue que será examinado. O resultado é obtido em apenas 15 minutos.

Câmara Municipal de Feira não trabalhou nesta segunda-feira

Apesar de contar com uma bancada com 7 vereadores evangélicos, o que da á entender que não devem ter pulado a micareta, até porque a religião que professam não permite que se entreguem a festas deste tipo, a Câmara Municipal de Feira de Santana, mais uma vez demonstra que não está nem aí para os escândalos políticos que pipocam todo o dia e, sem qualquer cerimônia, nesta segunda – feira foi decretado “dia de ócio” para os nossos bravos edis, que apesar de receberem cerca de R$ 25 mil reais, só trabalham 03 manhãs durante a semana, se é que comparecer ao plenário possa ser considerado como trabalho.

Segundo o decreto da Mesa da Câmara, devido à Micareta de Feira de Santana, realizada no período de 18 e 21 de maio de 2017, o presidente da Câmara Municipal, vereador Reinaldo Miranda, Ronny (PHS), decretou, através da portaria nº 319/2017, alteração no expediente da Casa da Cidadania.

Assim, segunda-feira (22) foi decretado ponto facultativo, sendo as atividades retomadas normalmente na terça-feira (23), às 7h30.

Na pauta do próximo dia 23 constam quatro projetos de lei, que serão votados em primeira discussão. Dois deles de autoria do vereador Luiz da Feira (PPL): o primeiro dispõe sobre a criação do bilhete especial do desempregado, para usar gratuitamente o transporte coletivo urbano e o segundo sobre a criação do Dia do Cicloturismo.

Os outros dois PLs são de autoria dos vereadores Edvaldo Lima (PP) e Roberto Tourinho (PV). O de Edvaldo cria mecanismo de inibição da violência contra a mulher no Município. Já o do vereador Tourinho dispõe sobre a impressão em braile das contas de telefone, energia e água para os usuários com deficiência.

 

 

Fonte: Ascom  SSP/Secom PMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!