04/06/2017

Feira: 4ª Conferência Municipal de Cultura acontece dia 6 de julho

 

Eleição dos novos Conselheiros de Cultura para o biênio 2017 a 2019 e a discussão sobre alterações na Lei 1.972/97que criou o Pro-Cultura/Esporte, são objetivos da 4ª Conferência Municipal de Cultura, que será realizada no dia 6 de julho, no Teatro Margarida Ribeiro, a partir das 14h.

A Conferência será integrada por artistas, agentes e produtores culturais, representações de movimentos relacionados à sua promoção, das culturas populares, desde que credenciadas. As inscrições serão realizadas até o dia 5 de julho, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Secel, à rua Estados Unidos, 37 – Kalilândia.

O candidato deverá indicar qual o segmento que deseja representar, e apresentar documentos que comprovem sua atuação no segmento desejado, ou preencher os seguintes requisitos: Cópia do RG; Cópia do CPF; Idade superior a 21 anos; Comprovar residência no Município há mais de 2 anos; Certidão de antecedentes criminais; Comprovar domicílio eleitoral no Município e adimplência com a Justiça Eleitoral.

Também deverá apresentar currículo com cópias acompanhadas dos comprovantes originais, comprovando atuação a mais de 2 anos no segmento que se propõe a representar, e Registro Profissional nos órgãos ou entidades competentes, que atestem sua atuação; completar e validar toda a documentação mediante preenchimento do Formulário de Inscrição, pessoalmente no momento da inscrição.

Deve preencher e assinar a declaração de não ocupar cargo público na esfera Municipal. Todas as informações fornecidas pelo candidato serão de sua inteira responsabilidade.

Participarão da eleição representantes dos segmentos, de acordo com o Plano Municipal de Cultura: Audovisual; Artes plásticas; Literatura; Cultura popular; Música; Teatro; Identidade e Diversidade Cultural; Representante indicado pela Academia Feirense de Letras. A posse será logo após a eleição.

Encontro de gestores escolares com Seduc nesta segunda-feira, 5

Diretores de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino vão participar nesta segunda-feira, 5, do Encontro de Gestores com a Secretaria Municipal de Educação. A reunião está marcada para as 14:00, no auditório da Escola Municipal Acioly da Silva Araújo, localizada no bairro Muchilla II.

O objetivo do encontro é promover o diálogo entre a Seduc e os gestores escolares, dar informes e discutir os projetos e programas que estão no planejamento da Secretaria Municipal de Educação para o próximo semestre.

Vão ser abordados pela secretária Jayana Ribeiro temas como o novo formato do projeto Escolas em Rede, que neste ano terá foco na aprendizagem dos alunos; os programas Se Liga e Acelera Brasil, que são fruto da parceria com o Instituto Ayrton Senna cujas atividades atingem este ano mais de 2.500 estudantes da Rede Municipal, também estão na pauta.

O planejamento para a segunda edição do Projeto Feira Que Te Quero Ver também será apresentado aos gestores. Horários de aula, atividades complementares, entre outros temas serão abordados.

SAMU realiza simulado no dia 21 para o São João

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizará um simulado com o tema "Transporte de Produtos Perigosos", no dia 21, às 15h, na avenida Noide Cerqueira. O treinamento está dentro do planejamento para a realização dos festejos juninos no município.

Na manhã desta sexta-feira, 2, durante reunião com representantes dos órgãos de saúde e segurança, no auditório do SAMU, foram discutidas a importância e a atuação cada um numa situação de desastre.

"Tratamos o simulado como uma possível ocorrência", afirmou a sargento do Corpo de Bombeiros, Valquíria Soares. Ela é auxiliar do Setor de Planejamento de Operações e Instruções. O objetivo do treinamento é buscar aperfeiçoar e otimizar os recursos humanos e materiais em situações de desastre.

"É preciso entender o papel de cada um dos órgãos para que no dia de uma ocorrência real cada um saiba como atuar", disse a coordenadora do SAMU, Maíza Macedo. De acordo com ela, vão participar do simulado trinta vítimas. "Esse treinamento é uma aula aberta tanto para os órgãos envolvidos quanto para a população", acrescenta.

Além do SAMU e Corpo de Bombeiros, o treinamento terá a participação do Exército, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Superintendência Municipal de Trânsito, além das secretarias municipais de Transportes e Trânsito, Meio Ambiente. A reunião contou com a presença também de representante da Coelba.

Idosos ganharão moderno centro de convivência

Até meados do próximo ano, os idosos de Feira de Santana ganharão um espaço de convivência que vai atender plenamente as suas necessidades de lazer, cultura e esportes.

A licitação que vai definir a empresa que vai construir o novo Centro está marcada para o dia 20 deste mês. O prédio vai ser construído no bairro Muchila.

O secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, disse que o equipamento vai oferecer vários serviços, como cinema, auditório, espaços para dança e massagens.

O Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira vai ganhar uma moderna sede própria. E a determinação da Prefeitura de Feira de Santana é oferecer o que há de melhor para os idosos.

“O futuro Centro de Convivência vai definitivamente colocar Feira de Santana entre os poucos municípios brasileiros que tem os idosos como prioridade”, afirmou o secretário.

Centenas de idosos participam todos os dias das atividades oferecidas pelo Centro. Participam de oficinas, dança de salão, atividades físicas, samba de roda, oficina de memória, grupo de teatro e artesanato.

Também participam de palestras com temas variados, alfabetização, assistência social, visitas domiciliares e passeios culturais. As iniciativas são abertas aos idosos a partir de 60 anos.

Campanha de doação termina com 250 bolsas de sangue e 80 pessoas cadastradas no banco de medula

As mais de 250 bolsas de sangue que foram recolhidas durante os três dias da campanha de doação realizada pela Secretaria de Saúde e a Hemoba, entre terça e quinta-feira, significam um reforço de 25% no estoque do Banco de Sangue local, que se prepara para atender a tradicional demanda do período junino.

No mesmo período, mais de 80 pessoas se cadastraram no banco de medula, espontaneamente. Até o final da tarde pessoas buscavam informações sobre como doar. “Os resultados estiveram bem próximos do esperado”, afirmou a coordenadora do Banco de Sangue da Hemoba, Nilza Azevedo.

Para ela, o reforço no estoque da para atender a demanda dos próximos dias. “Todos nós, servidores e doadores, estamos com a sensação de dever cumprido”. Uma bolsa pode salvar três adultos e até cinco crianças pequenas. “Dizer que doar salva vidas é muito mais do que uma frase de efeito”.

A coordenadora disse ainda que o Banco de Sangue enfrentou problemas de estoque nos últimos anos devido a preventiva suspensão das doações por moradores de Feira de Santana, que enfrentou uma tríplice epidemia - zika, chikungunya, e alguma delas pode ser transmitida pelo sangue.

Alexandro de Souza disse que doou sangue pela primeira vez e que seu exemplo deveria ser seguido por todos aptos a fazer a doação. “É muito mais do que um gesto de solidariedade. A gente fica feliz porque sabe que está contribuindo para que pessoas sejam salvas”.

“Sempre tive vontade de doar e agora surgiu esta oportunidade e eu a aproveitei”, afirmou a jovem Letícia de Castro. Ainda comentou que se todos que estão em boas condições de saúde colaborassem, o problema de baixo estoque enfrentado pelo Bando de Sangue não existiria.

 

 

Fonte: Secom PMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!