09/06/2017

Euclides: Folia Sertaneja agita povoados a partir do dia 10

 

Desfile de rainhas e noivos de quadrilhas juninas de Euclides da Cunha marcou a abertura do Folia Sertaneja 2017 - antigo Forró Quentão, concurso de quadrilhas juninas que movimenta os povoados que se mobilizam com seus respectivos grupos representantes. O evento de abertura do Folia Sertaneja foi realizado no dia 26 de maio, na Casa da Cultura de Euclides da Cunha, onde foram apresentadas as quadrilhas juninas que farão parte do concurso deste ano, com seus temas de abordagem nas apresentações públicas.

Neste ano, nove quadrilhas juninas da sede e do interior participam do concurso. São elas: Arriba Saia (povoado de Serra Vermelha), Arroche o Nó (Caimbé), Carcarás do Sertão (bairro Duda Macário), Chamego Sertanejo (povoado de Carnaíba), Fogo no Faxo (povoado de Ruilândia), Fogo no Pé (povoado de Araçás), Forró Folia (povoado Serra Branca), Luar do Sertão (bairro Nova América) e Raízes do Sertão (bairro Populares).

A competição começa já no próximo sábado (10), no povoado de Serra Branca. Logo em seguida, o concurso vai aos povoados de Serra Vermelha, Ruilândia, Araçás, Caimbé e Carnaíba.

A final do concurso acontecerá na cidade de Euclides da Cunha, no dia 25 de junho.

* Confira o calendário oficial Folia Sertaneja 2017:

*10/06 às 20h - Serra Branca

*11/06 às 20h - Serra Vermelha

*14/06 às 20h - Ruilândia

*15/06 às 20h - Araçás

*17/06 às 20h - Caimbé

*18/06 às 20h - Carnaíba

*25/06 às 20h - Euclides da Cunha

Atleta euclidense vai representar a Bahia no Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo

Principal estrela do Fisiculturismo baiano da categoria Wellness, até 1,58 de altura, a euclidense Cléa Santana, de 21 anos, vai representar a Bahia no Campeonato Brasileiro da modalidade que acontece em São Paulo.

Com sete títulos de expressão no currículo, Cléa sagrou-se Campeã Baiana 2017, pela IFBB (International Federation of Bodybuilding and Fitness) no último dia 28 de maio, o que lhe garantiu a vaga no Campeonato Brasileiro que vai acontecer entre os dias 13 e 16 de julho, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo e no Arnold Classic 2018, um dos principais eventos de Fisiculturismo da América do Sul idealizado pelo ator americano Arnold Schwarzenegger.

Estudante de Nutrição, integrante da equipe “A Bruxa do Treino”, Cléa Santana mudou de Euclides da Cunha para Salvador há cerca de 3 anos, atualmente ela é treinada por Felipe Marinho que contribuiu decisivamente com a conquista do estadual desse ano, em 2015 e 2016 ela foi campeã com o treinador Joan Silva que exerceu um importante papel na sua formação atlética.

Secretário de Cultura do Estado promete apoiar projetos culturais para Juazeiro

O Secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Juazeiro, Sérgio Fernandes, acompanhado do Superintendente de Cultura, Maurício Dias, visitou nesta quarta-feira, 08, o Secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal. O encontro aconteceu no gabinete da Secult, em Salvador, e foi articulado pelo Deputado Estadual Roberto Carlos. Após estar inteirado sobre alguns projetos culturais para a cidade de Juazeiro, Jorge Portugal assegurou seu apoio.

“Juazeiro é um berço cultural e merece o apoio do Estado. Estamos trabalhando hoje com projetos que precisam de um olhar mais especial da Secult e temos certeza que a resposta será positiva”, disse o gestor municipal da SECULTE, Sérgio Fernandes.

O Superintendente de Cultura de Juazeiro explicou ao secretário estadual sobre o projeto Bossa Nova. “A prefeitura está resgatando a história de João Gilberto com a Bossa Nova e a nossa orientação é identificar Juazeiro como a Capital Mundial da Bossa Nova, porque foi no nosso município que João nasceu e a Bossa é João. O projeto Casa da Bossa Nova consiste em transformar a casa onde ele nasceu numa escola de música, um memorial, um local para visitação. Além disso, queremos realizar o Festival Internacional da Bossa Nova, mas para isso, precisamos do apoio do Governo do Estado”, explica Maurício.

O Secretário de Cultura do Estado positivou seu apoio. “Juazeiro tem que se apropriar do título, porque a Bossa Nova é a batida do samba criada por João Gilberto e é preciso associar definitivamente a imagem desse filho de Juazeiro à cidade. Então todo nosso esforço será feito para que dê certo, para que venha a Casa da Bossa Nova, também para que venha um grande festival da Bossa Nova. Enfim, tudo aquilo que a gente puder fazer aqui na Secult, faremos. Juazeiro está entre as cidades baianas que são sustentáculos da cultura criativa da Bahia e eu tenho por seus filhos um apreço e respeito muito grande”, afirma Jorge Portugal.

Portugal encaminhou ainda para a Bahiatursa a solicitação da SECULTE para contratação do show dos Novos Baianos no Festival Edésio Santos desse ano, uma forma de homenagear o também Juazeirense Luís Galvão nos seus 80 anos.

Deputado propõe inclusão de alimentos orgânicos nas escolas públicas da Bahia

O coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Marcelino Galo (PT), apresentou projeto de lei nº 22.325/2017, na Assembleia Legislativa, em que propõe tornar obrigatória a inclusão de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação escolar, no Sistema Estadual de Ensino da Bahia. Se aprovado, o projeto prevê a aquisição de alimentos orgânicos por meio de chamada pública de compra. E a prioridade vai ser para alimentos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, conforme Lei Federal nº 11.326/2006. Galo defende a proposição afirmando que a utilização de agrotóxicos de forma indiscriminada tem causado graves problemas ambientais e à saúde pública.

"Pesquisas científicas comprovam os impactos dessas substâncias na vida de trabalhadores rurais, consumidores e demais seres vivos, revelando sua relação com doenças como câncer, disfunções neurológicas e má formação fetal. A Bahia deve atuar em conformidade com a opinião da comunidade científica nacional no sentido de estimular a transição agroecológica e o consumo de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos", argumenta Galo, ressaltando o objetivo de proteger a saúde dos estudantes baianos com a oferta de alimentos livres de veneno nas escolas.  "Temos que assegurar alimentos saudáveis nas escolas públicas e garantir a preservação da saúde dos nossos estudantes", enfatiza o deputado, também autor do projeto de Lei que institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica.

No Brasil, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde, 500 mil pessoas são contaminadas, anualmente, por agrotóxicos. O país é o maior consumidor, contrabandeador e importador desses princípios ativos, inclusive os 14 proibidos em seus países de origem, utilizados indiscriminadamente na produção de alimentos. A Bahia aparece em 7º lugar no ranking nacional de uso de agrotóxicos. O estado concentra 46% dos agroquímicos utilizados na produção de alimentos no nordeste. O uso desses princípios ativos atinge 70% dos alimentos, a exemplo de frutas, verduras e legumes, que registram concentração de resíduos químicos acima do permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Fonte: EuclidesdaCunha.com/PortaldeNoticias/Ascom PMJ/Ascom/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!