10/06/2017

Conceição do Coité implanta Feira Agroecológica em praça

 

Um espaço de comercialização dos produtos da agricultura familiar acaba de ser inaugurado no município de Conceição do Coité – BA, nesta quinta-feira, 08 de junho. Trata-se da Feira Agroecológica ou feira orgânica, como são conhecidas em alguns lugares.

Durante o ato de lançamento da Feira, a Coordenadora de Finanças da Cooperativa dos Agricultores Familiares e Grupos de Empreendimentos Solidário (COOAFES), Maria Luzia Santana, destacou a importante de o município ter um espaço diferenciado de comercialização para os produtos dos agricultores e ressaltou que esta foi um conquista construída por muitas mãos. “Uma conquista de muitos atores que por mais de 10 anos vem lutando para construir. Uma feira com produtos em transição agroecológica, livre de agrotóxico e que vai dar mais segurança alimentar para a população de Coité. Este é um momento histórico, espero que os agricultores e a sociedade coiteense aproveite o máximo deste espaço”, disse Luzia.

O agricultor Olavo de Jesus, da comunidade de Sambaíba é um dos agricultores que sempre sonhou e lutou para a implantação da feira agroecológica. Ele falou da alegria em ver um sonho se concretizando, “pra gente é muito bom, a gente lutou muito para conquistar isso aqui. Graças a Deus e as entidades hoje nossa feira é uma realidade e a gente espera que os agricultores venham a produzir mais e agregar valor aos nossos produtos para que possamos crescer cada vez mais”, comemora.

Representando o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar – SINTRAF Coité, Maria Eliana reforçou o apoio da entidade aos agricultores. “A gente consegue ver no rosto dos agricultores a expressão de felicidade ao vender seus produtos livres de agrotóxicos. Orgulha-nos muito este momento e estamos aqui para reforçar nosso total apoio a esta feira, conte sempre com o Sindicato”.

A feira é realizada pela Prefeitura municipal através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Economia Solidária e parceira com a COOAFES, SINTRAF Coité, Fundação Apaeb, Movimento de Organização Comunitária – MOC e a FATRES.

A feira funcionará em frente a Secretaria Municipal de Agricultura do município, na praça do Mercado, todas as quintas e sexta-feira. Inicialmente, contará com 20 agricultores previamente selecionados que produzem produtos livres de ofensivos e agrotóxicos. Estas famílias são acompanhadas por técnicos que prestam Assistência Técnica e têm monitoramento do Serviço de Inspeção Municipal – SIM.

Bancada da Anatel será realizada pela 3ª vez em Coité

Neste sábado, 10, será realizada no Colégio Polivalente de Conceição do Coité, a partir das 09h, mais uma bancada da Anatel, para formação de novos radioamadores, solicitada pela ARCCO – Associação de Radioamadores de Coité.

Foram disponibilizados 40 vagas, sendo cinco para a Classe “A”, 20 para a Classe “B” e 15 para Classe “C” todas preenchidas. Para aplicar as provas virão dois Funcionários da Anatel de Salvador. Um agente telegrafista (José Ivan) virá da Anatel de Sergipe para aplicar as provas de Código Moorse(telegrafia).

De acordo com o presidente da ARCCO Mario Silva,há muito tempo atrás, mesmo antes desta revolução tecnológica, com avanços vultosos, principalmente com o surgimento e disseminação da INTERNET, a comunicação pessoal já estava estruturada para quem era adepto do radioamadorismo.

Ainda segundo Mário Silva, Presidente da ARCCO, a Associação vem cumprindo seu papel desde a sua fundação, com das bancadas, aumentou o numero de Radioamadores em Coité, de 16 para 34. “Nestes três anos frente a administração da ARCCO várias conquistas e ações garantiram a credibilidade da entidade, porque todas as nossas ações, nossas prestações de contas fazemos questão de serem publicadas, sim, gostamos de aparecer, porque com isso estamos mostrando transparência e seguindo rigorosamente o estatuto da entidade, ao contrário de muitas entidades ou pessoas, que não gostam de publicidade, para eles, quanto mais escondidos melhor, para praticarem atos ilícitos”, afirmou Mário Silva. Ele disse também que sabe que a cultura do Brasileiro é levar vantagem em tudo, principalmente com o dinheiro publico, mas reforçou que esta cultura está mudando e precisa da conscientização de todos.

O presidente informou ainda que em agosto acontece eleições para nova diretoria da ARCCO, e já informou que não será candidato a reeleição, porque segundo ele, é contra a continuidade de cargo, e deve dar oportunidades a outros mostrarem o seu trabalho.

O radioamadorismo é considerado um hobby, destinado às experimentações de novas opções, em função do avanço tecnológico o radioamadorismo também teve sua transformação, com adaptações de recursos e novos equipamentos para beneficiar os entusiastas. Oficialmente é difundido como um serviço de amadores, com incentivo ao desenvolvimento de conhecimentos técnicos das pessoas, se interessam pela pesquisa e estudos relacionados com as telecomunicações.

Vale destacar que os Radioamadores de Coité é destaque em prestação de serviços de utilidade pública, auxiliando a justiça eleitoral em épocas de eleições em locais em que a telefonia celular é deficiente.

Mutirão beneficia pacientes que aguardavam anos por cirurgias

Há oito anos, Maria Aparecida Cruz dos Reis, moradora do Pindobaçu, no centro norte da Bahia, descobriu um mioma. Ela já tentou fazer uma cirurgia para resolver o problema, mas ainda não havia conseguido. Nesta sexta-feira (9), no terceiro dia de atendimento do Mutirão de Cirurgias em Senhor do Bonfim, ela saiu com o procedimento agendado para o dia 5 de julho. “É uma ótima iniciativa. Ajuda todo mundo que não tem condições de chegar até Salvador”, comentou. O mutirão é uma ação do Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

 Também de Pindobaçu, Nivonete Lima Souza teve o procedimento de histerectomia marcado para o dia 13 de julho. “Estou há três anos com um mioma. Foi muito bom ter essa iniciativa. Não tinha condições de fazer essa cirurgia pagando”, disse Nivonete. Além delas, outros moradores de Pindobaçu, Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Ponto Novo e Senhor do Bonfim estão sendo beneficiados com a realização de cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia ou colecistectomia (vesícula). Em Senhor do Bonfim, as consultas pré-operatórias terminam nesta sexta (9).

A partir da próxima segunda (12), os atendimentos começarão em Jacobina. As unidades móveis para realização dos exames e das consultas ficarão estacionadas na Rua José Rocha, ao lado do Ginásio de Esportes e em frente ao estádio José Rocha. O atendimento começa às 7h. Além dos moradores de Jacobina, os atendimentos são destinados aos de Capim Grosso; Caem; Caldeirão Grande; Mairi; Miguel Calmon; Piritiba; Tapiramutá; Umburanas; Várzea Nova; Várzea da Roça; Mirangaba; Morro do Chapéu; Ourolândia; Quixabeira; São José do Jacuípe; Saúde; Serrolândia e Várzea do Poço.

 Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente pode se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido dos documentos exigidos.

Apresentação teatral da Embasa aborda água e meio ambiente para estudantes da região do sisal

O assunto é sério, mas rendeu boas risadas no auditório municipal de Santaluz, município da região sisaleira, na tarde desta quinta-feira (8). Mais de 500 estudantes da rede municipal de ensino assistiram à apresentação teatral “Gota d’Água”, encenada pelo Grupo de Teatro SaneArt, formado por funcionários da Embasa.

A atividade integra a programação da Semana do Meio Ambiente e foi realizada em parceria entre a Embasa e Secretaria Municipal de Educação. A secretária de educação Maria Aparecida da Silva Cézar assistiu à apresentação e elogiou a iniciativa. “Os personagens contribuíram muito com o aprendizado de nossos alunos. O grupo de teatro da Embasa conseguiu unir diversos temas, como saúde e meio ambiente de forma extraordinária”, declarou.

Na apresentação, voltada para o público infantil, sete personagens – água, animais, frutas e até um jornal – convivem num lixão onde vivenciam experiências de aprendizado sobre preservação, meio ambiente, reciclagem e saúde. “A principal lição é intervir positivamente no meio em que vivemos. São os pequenos gestos do dia-a-dia que fazem a diferença e as crianças são fundamentais para multiplicar essas informações”, comentou a atriz e assistente social da Embasa, Núbia Simas.

Na plateia, Maria Helen Ribeiro Silva, aluna do 5º ano do Centro Educacional Nilton Oliveira dos Santos, prestou bastante atenção à peça e contou o que aprendeu. “Aprendemos sobre como economizar água e reciclagem. Isso é muito importante para o planeta”. Rosiele Santos, do 5º ano da mesma escola também aprendeu com a atividade. “Também vimos esses assuntos na escola e aprendemos que precisamos cuidar do meio ambiente e da água”, disse.

Semana do Meio Ambiente

A programação da Semana do Meio Ambiente, realizada pela Embasa em municípios da região teve início em Feira de Santana no dia 2 de junho com apresentações teatrais, estande educativo e diálogos socioambientais em diversas escolas. No dia 7, a apresentação da peça “Gota d’Água” aconteceu no município de Santo Estevão e na quinta (8), em Santaluz. Na sexta (9), f a vez de Pintadas e Capela do Alto Alegre receberem o grupo de teatro.

 

Fonte: Ascom SINTRAF Coité/Calila Noticias/Ascom Sesab/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!