14/06/2017

Feira: Primeira-dama do Estado receberá Comenda Maria Quitéria

 

A primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, será condecorada pela Câmara de Feira de Santana com a Comenda Maria Quitéria. A homenageada é enfermeira e desenvolve trabalhos voluntários com atuação em vários municípios baianos.

Ao justificar a honraria que será concedida à esposa do governador Rui Costa, o vereador Ronny (PHS) destaca o trabalho da homenageada em prol dos trabalhos voluntários ligados à saúde.  "Jamais subi e nunca subiria a esta tribuna para trazer um nome que não dignifique tamanha honraria", frisou o vereador.

A data da outorga ainda não foi definida, mediante avaliação de agenda da homenageada.

Em 2015, a primeira-dama, que é natural de Jequié, também foi homenageada pela Câmara de Salvador, que lhe concedeu o título de cidadã soteropolitana.

Capacidade de acumular água no tanque da Caatinga é aumentada em dez vezes

A futura capacidade de acúmulo de água do tanque da Caatinga, localizado no povoado do mesmo nome no distrito de Tiquaruçu, foi aumentado em até dez vezes a partir da intervenção na sua parte física realizada pela Prefeitura de Feira de Santana. Foi transformado em um açude de porte médio.

“A gente agora está esperando as chuvas para que o açude encha novamente”, disse o agricultor Silvânio Coutinho de Jesus. “Uma coisa é certa: o açude cheio é garantia de que pelo menos água para os animais a gente vai ter por muito tempo”. A última reforma do local foi realizada na década de 60.

O agricultor Raimundo Coutinho Cerqueira espera que, pelo tamanho esperado, o açude também seja povoado por peixes. “Aqui vai ser bem usado pelos animais e como espaço de lazer”. De acordo com ele, aos finais de semana centenas de pessoas usam o local para diversão.

A ampliação foi realizada em algumas semanas, pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Além da retirada do material do seu leito, as máquinas e equipamentos foram usados no seu alargamento e elevação em mais de três metros da parede que represa a água.

A nova capacidade de armazenamento vai beneficiar as centenas de famílias de pequenos produtores rurais que moram próximo ao açude, principalmente aqueles que tem pequenos rebanhos e que enfrentam problemas para o abastecimento de água para as criações.

Na sua capacidade máxima, o açude terá condições para atender a necessidade dos moradores do povoado durante vários meses. “A determinação do governo municipal é transformar estas aguadas em açude, que atenderão perfeitamente as necessidades das comunidades”.

Programa Identidade Jovem chega a Feira de Santana

Jovens com idade entre 15 a 29 anos passam a ter acesso a novos benefícios de inclusão social e cultural, através do programa Identidade Jovem. A iniciativa do Governo Federal com apoio do Governo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso), será apresentada para o público no próximo dia 14, às 14h, durante solenidade no auditório do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães.

O programa consiste na oferta de reserva de duas vagas gratuitas e mais duas com desconto de 50% em ônibus de viagens interestaduais, embarcações e trens, além de garantir a emissão gratuita da carteira de identificação estudantil, que poderá ser impressa ou utilizada através de identificação digital.

O lançamento do programa será realizado pelo secretário Nacional de Juventude, Assis Filho, com a participação do vice-prefeito Colbert Martins Filho e do secretário da Sedeso, Ildes Ferreira.

As inscrições para o programa podem ser feitas através do site da Caixa Econômica Federal e resulta em incentivos também para a prática esportiva, acesso a salas de cinema, isenções em taxas de concurso e também do ENEM, além de outros benefícios a nível nacional.

Coordenador do programa Estação Juventude em Feira de Santana, Geovanny Ferreira, ressalta a importância da iniciativa, promovida através da Sedeso, visando proporcionar aos jovens a inclusão social por meio da garantia de incentivos à cultura e prática esportiva com isenções de taxas.

Profissional de saúde deve identificar e notificar sinais de violência nos idosos

“A violência é um agravo de grande impacto, sobretudo, à saúde”, alertou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Júlia Gonçalves, ao chamar a atenção de médicos e profissionais do Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família – quanto à importância em identificar e notificar os casos de agressões aos idosos. O III Seminário Violência contra a Pessoa Idosa: prevenir, denunciar e enfrentar transcorre nesta terça-feira, 13, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira.

De acordo com a enfermeira, a violência nem sempre deixa marcas pelo corpo – arranhões, beliscões, queimaduras ou hematomas. Ela pode ser psicológica: sinais de depressão, como choro sem motivo, e aparência de desnutrição, provocado por ameaças, xingamentos, humilhações, ridicularização e manipulação afetiva.

“É lei. O profissional de saúde tem a obrigação de notificar os casos de situações de violência”, afirmou Júlia. De acordo com a enfermeira, há muitos casos que deixam de ser notificados. “Talvez por falta de conhecimento”, acrescenta.

Segundo a enfermeira da Viep, o profissional de saúde deve preencher uma ficha de notificação, caso ele identifique no paciente os sinais de violência. A informação é sigilosa. “Essas informações vão alimentar o banco de dados do Sinan (Sistema de Informações de Agrafos e Notificações)”, explica.

A enfermeira referência em Saúde do Idoso, Isabela Machado, também ressaltou que “os profissionais de saúde, que atuam na Atenção Básica, têm um papel importante em identificar e notificar os casos de agressões aos idosos. A partir daí podem ser tomadas as medidas cabíveis. Esse é um trabalho de parceria”, afirma.

O seminário vai transcorrer no período da tarde para enfermeiros e médicos. Haverá palestra com a titular da Delegacia da Mulher, Clécia Vasconcelos. Também participou do evento Cacilda Miranda, presidente do Conselho Municipal do Idoso. A iniciativa faz parte das ações da Secretaria Municipal de Saúde em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa – 15 de junho.

Vereador quer implantação de delegacia do idoso em Feira de Santana

Em discurso na tribuna da Casa da Cidadania, nesta terça-feira (13), o vereador Roberto Tourinho (PV) informou que vai solicitar ao governador Rui Costa (PT) e ao secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Teles Barbosa, por meio de requerimento, a implantação de uma Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso, semelhante a da capital baiana.

Na oportunidade, o vereador parabenizou a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Cacilda Miranda, por promover, no último dia 12, um ato público em defesa dos idosos que pedem o fim da violência na cidade de Feira de Santana.

“Foi realizado pelo Conselho Municipal do Idoso uma caminhada, um ato público, como parte das ações pelo Dia Internacional de Combate à Violência aos Idosos – 15 de junho. Está acontecendo agora um seminário no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na Secretaria de Saúde, com o objetivo de discutir a violência contra a pessoa idosa: como prevenir, diminuir e enfrentar. Além do Conselho Municipal do Idoso, as atividades contam com o apoio da 16ª Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa Idosa do município de Feira de Santana”, disse o edil, ressaltando a importância de políticas afirmativas na defesa do idoso.

Em seguida, Tourinho informou também que, em consonância com o Conselho Municipal do Idoso, ele dará entrada em um projeto de lei em benefício dos idosos.

Programa encaminha 200 alunos ao mundo do trabalho

Cerca de 200 alunos de cursos profissionalizantes de diversas áreas, promovidos pelo Centro Integrado de Capacitação e Apoio à Família Gilza Melo (Cicaf), estão sendo encaminhados para inserção no mundo do trabalho. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), através da promoção do programa Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), promovendo o cadastro para emprego na Casa do Trabalhador.

Conforme a coordenadora do Acessuas Trabalho, Geizika Dantas, este é um passo importante para que os jovens sejam inseridos no mundo do trabalho. Estão sendo encaminhados ao mercado de trabalho os jovens a partir dos 18 anos que estejam encerrando os cursos profissionalizantes em diversas áreas, promovidos pelo Governo Municipal, através da Sedeso, no Cicaf.

Esta é a segunda turma de formandos de cursos do Cicaf encaminhada à Casa do Trabalhador. A primeira seleção este ano envolveu cerca de 150 alunos para cadastro e encaminhamento ao mercado de trabalho.

Geizika Dantas observa que o encaminhamento ao mercado de trabalho é feito de acordo com a aptidão profissional dos alunos. “Os candidatos fazem os cursos no Cicaf, em diversas áreas, a exemplo de recepcionista, informática básica, cabeleireiro, auxiliar de farmácia, básico integrado e muitos outros, e a partir daí têm seus currículuns cadastrados em suas respectivas áreas de formação”.

Antes do encaminhamento, o programa Acesso ao Mundo do Trabalho promove o acompanhamento dos alunos, durante todo o semestre de duração do curso, com orientações quinzenais. Durante este período os técnicos informam sobre serviços socioassistenciais ofertados pela Sedeso, a importância da qualificação profissional, para os jovens e as formas de acesso ao mundo do trabalho. Além disso, se o candidato ao emprego ainda não tiver carteira de trabalho, o documento é emitido na própria Casa do Trabalhador.

 

 

Fonte: BNews/Secom PMFS/Ascom CMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!