15/06/2017

Paulo Afonso confirma programação do São João e São Pedro 2017

 

A Prefeitura de Paulo Afonso divulgou nesta terça-feira, 13/6, a programação completa do São João e São Pedro 2017.

No dia 22 de junho, na área externa do Centro de Cultura Lindinalva Cabral, será aberta a programação da já tradicional Vila do Forró, cenário dos festejos juninos de Paulo Afonso, que este ano, mais uma vez será mostrada ao vivo pela Rede Globo para todo o Nordeste. A transmissão será feita no sábado (24) durante o show de Fagner, uma das atrações mais esperadas da programação.

Mais uma vez, será montado o cenário que retrata uma pequena cidade interiorana com casinhas que servirão de pontos de venda de comidas juninas e bebidas diversas.

  • Programação

Centro (Apolônio Sales)

Quinta-feira, dia 22:

Sala de Reboco

Jorge de Altinho

Luanderson e Forró Seis Cordas.

Sexta-feira, dia 23:

Fábio Jean e Forró Bagaço

Assisão

Joquinha Gonzaga

Cláudio Lima.

Sábado, dia 24:

Fagner

Ruben Brasil – Cangaço Novo

Anderson e Banda.

Domingo, dia 25:

Apriginho e Banda

Flávio Leandro

Ary Souza e Forró a 2.

Nos intervalos, o coreto do Forró Pé de Serra será animado por Juquinha do forró (dia 22), Riso do Acordeon (dia 23), Ramon Lima (dia 24) e Roberinho (dia 25).

BTN (Bairro Tancredo Neves)

O São Pedro do Bairro Tancredo Neves, no Campo do Flamengo, será realizado de 30 de junho a 02 de julho, com as seguintes atrações:

Sexta-feira, dia 30/6:

Artur Ezzer

Gabriel Diniz

Loz Kuatros.

Sábado, dia 1º/7:

Alex e Herly

Ciel Rodrigues

P e G – Forró Ostentação.

Domingo, dia 2/7:

Farra na Balada

Solange Almeida

Helinho Ventura.

No coreto do Forró Pé de Serra, as atrações serão:

30/6 – Amantes do Forró;

1º/7 – Luizinho do Acordeon;

2/7 – Aluysio do Acordeon.

Embasa oferta exclusivamente água do Açude Jacurici para Queimadas e Santaluz

A Embasa está captando água exclusivamente na Barragem da Fazenda Correnteza, alimentada pelo Açude Jacurici, para abastecimento dos municípios de Queimadas e Santaluz. A Barragem da Leste, anteriormente utilizada como manancial do sistema, entrou em colapso total na última semana, devido à estiagem prolongada na bacia do Rio Itapicuru.

De acordo com o gerente regional da Embasa, Euvaldo dos Santos Neto, a operação do sistema vinha sendo feita de forma alternada entre os dois mananciais, mas, com o esgotamento da disponibilidade da barragem da Leste, a empresa opera exclusivamente com a estrutura implantada em março. “Felizmente, a nova estrutura de adução e captação da partir do Açude Jacurici nos garantiu a possibilidade de manter o abastecimento regular nos dois municípios. Sem essa nova captação estaríamos num cenário de forte restrição de oferta ou até mesmo de suspensão total do abastecimento”, lembra.

A instalação de uma adutora e um ponto de captação da água na Fazenda Correnteza, em Queimadas, onde é represada água do Açude Jacurici, foi feita um março deste ano de forma emergencial com um investimento de R$3,3 milhões. A ação, executada pela Embasa, atende a mais de 50 mil pessoas nos dois municípios.

Qualidade da água

Com o uso exclusivo da barragem da Fazenda Correnteza para abastecimento, a população pode notar mudanças nas características da água. A água que está sendo fornecida tem teor de cloretos maior do que o habitual e, por isso, apresenta um sabor característico de sais. Esta condição não afeta a saúde e não compromete a qualidade da água nos aspectos bacteriológicos.

Retirolândia: prefeito anuncia as atrações do São Pedro

O prefeito de Retirolândia-BA, município localizado na região nordeste do estado, Alivanaldo Martins, conhecido popularmente por Vonte do Merim (PSC), teve uma terça-feira (13) dia de Santo Antônio padroeiro do município bastante concorrida. Primeiro em Salvador para receber uma nova ambulância para melhor a frota no setor de saúde. Vonte ao lado do deputado Alex da Piatã recebeu da mão do governador Rui Costa o veículo zero quilometro.

Ao chegar a cidade foi até a Praça Deraldino Ramos (Zebrinha) onde havia um grande número de pessoas, e da mesma forma que recebeu a chave do veículo da mão do governador e do deputado, repassou para o secretário de saúde do município Cláudio Inocêncio.

O secretário agradeceu ao prefeito pelo empenho e disse que o gestor é testemunha de sua luta, “encontramos uma frota de carros velhos e sucateados que recebemos como herança e que nos deram muito trabalho. Então, essa ambulância está vindo para amenizar, claro que o meu desejo é que nenhum que está aqui nessa praça venha a fazer uso dela, mas infelizmente as fatalidades acontecem, porque tudo é de acordo aos planos de Deus, não é de nossa vontade”, afirmou Cacau como também é conhecido o secretário.

O prefeito Vonte ao falar dessa conquista afirmou que não tem sido fácil gerir o município diante das dificuldades, mas que agradece a Deus, pois em apenas cinco meses frente ao Governo Municipal conseguiu limpar o nome da prefeitura que estava sem poder firmar convênios junto ao Cadastro Único de Convênios – CAUC, ” reforço o que Cacau falou, espero que ninguém precise usar, mas a ambulância está aqui e nossa obrigação é entregar com todo carinho”, afirmou o gestor.

Anuncio das atrações do São Pedro

O Município de Retirolândia é sem dúvida um dos mais conhecidos da Bahia e do Nordeste pela tradição do São Pedro que teve inicio há mais de meio século. Este ano a festa vai acontecer nos dias 30 de junho, 1º e 02 de julho e o público presente na Praça da Zebrinha pôde conhecer a grade de atrações.

Essa foi a primeira vez na história do município que um prefeito da cidade se manifestou para fazer o anúncio oficial das atrações do evento que atrai milhares de foliões de todas as partes do país. Na proporção que Vonte amuniciava uma atração o responsável pela sonorização da praça colocava um pouco de uma música destaque.

O prefeito anunciou Caciques do Nordeste, Olivan Monteiro, Nino Coutinho, Del Feliz, Naldinho e Léo Rios, EstakaZero, e a pedido da grande maioria está sendo feito o sacrifício para levar Tayrone como principal atração.

O prefeito Vonte disse que além das principais atrações dará oportunidade aos talentos da cidade buscando valorizar cada um, pois, “só assim ajudaremos a expandir a cultura local”, ressaltou.

História do São Pedro de Retirolândia

A festa de São Pedro em Retirolândia surgiu em 1965, fruto de uma parceria entre o extinto colégio cenecista e a prefeitura local. A partir de 1971 a festa começou a ser realizada na praça 27 de julho por meio de trios elétricos. A partir da gestão do prefeito Adelidio Júnior, por volta de 1998, o circuito da festa foi transferido para a praça do centro de abastecimento através da estrutura de palcos.

Mesmo com apresentações de artistas de outras culturas musicais, o forró é o estilo que predomina ao longo dos habituais 3 dias de folia.

Sento Sé: Mineiros escapam de desmoronamento, mais riscos continuam

Um desmoronamento ocorrido em um dos “cortes”, como são chamadas as escavações em busca de ametista, na Serra da Quixaba, em Sento-Sé, nesta terça-feira(13), deixou 3 homens feridos e por muito pouco não aconteceu uma tragédia de maiores proporções. De acordo com informações colhidas pelo Blog Geraldo José, os sobreviventes só saíram com vida porque o movimento de terra aconteceu na profundidade em que eles trabalhavam,  fator que impediu que fossem totalmente cobertos pela avalanche.

Em entrevista concedida na tarde de ontem no Programa Bodega do Brocoió, na Rádio Juazeiro, Tony Lopes, morador de Sento-Sé, informou que os “cortes” na Serra da Quixaba atingiram profundidades entre 8 e 14 metros e já há informações de encontro de escavações no subsolo”, o que certamente torna os risco de desabamentos mais iminentes.

De acordo com Tony há uma diminuição no fluxo de novos garimpeiros passando pelo sede do município, mas no local a movimentação continua intensa. “Diminuiu a movimentação na sede, mas creio que isso é, provavelmente, em função das pessoas já terem se estabelecido no local, onde sobram barracas e acampamentos provisórios”, disse.

Em que pese a atuação da prefeitura do município, que segundo Tony tem orientado sobre riscos, cuidados na área ambiental, de saúde e necessidades de um ordenamento com a criação de uma cooperativa, é importante um esforço maior de conscientização dos garimpeiros para evitar outras oorrências.

Os 3 garimpeiros feridos no acidente desta terça-feira (13) passam bem e só um deles, com fratura numa das pernas, deve ser encaminhado para clínica especializada neste tipo de tratamento.

 

Fonte:PA4/Ascom Embasa/Calila Noticias/BlogdoGeraldoJosé/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!