18/06/2017

Bahia é oficializada como a próxima sede do Virtual Educa

 

A Bahia foi anunciada, na sexta-feira (16), pelo secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, como sede do próximo Virtual Educa, durante a cerimônia de encerramento do encontro internacional que começou na terça-feira (13), e reuniu mais de 29 mil pessoas em Bogotá, na Colômbia.

Pinheiro falou sobre a oportunidade de a Bahia sediar a 19 ª edição deste que é um dos maiores eventos mundiais da área. “O desafio de superar as barreiras para a melhoria da Educação está desenhado pela Organização dos Estados Americanos desde 2001, cabendo ao Virtual Educa esta tarefa. Agora, teremos a oportunidade de discutir também com o continente africano, que, pela primeira vez, participa do encontro. Portanto, o debate será global, sobre a possibilidade de chegar a uma nova escola e uma nova educação”, disse.

O secretário também destacou que a Bahia estará aberta para conhecer as mais diversas experiências mundiais. “Também queremos compartilhar as nossas experiências, para que possamos contribuir para consolidar uma nova educação”, disse, ao citar ainda a participação preponderante da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), representada pelo seu presidente Ruben Delgado, para a realização da próxima edição do encontro.

De acordo com o secretário geral do Virtual Educa, José María Antón, a Bahia foi escolhida para sediar a próxima edição por diversos fatores, a exemplo da diversidade cultural, localização, destaque em projetos educacionais e a vinculação com a África.

Na Colômbia, em um estande institucional, foram apresentadas as características multiculturais e a política educacional da Bahia que, em 2018, recepcionará representantes dos cinco continentes. A cerimônia foi encerrada por uma roda de capoeira, elemento cultural e identitário que une Bahia e África.

Campus Party levanta voo para a Bahia

Ao visitar a Campus Party Brasília, o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Vivaldo Mendonça, observou o quanto o maior evento de tecnologia do mundo muda a cara da cidade, envolvendo a comunidade tecnológica, agência de fomento, o governo e, principalmente, a juventude local. A experiência de Vivaldo aconteceu nesta sexta-feira (16), em Brasília, de onde a Campus levanta voo para chegar a Arena Fonte Nova entre os dias 9 e 13 de agosto.

"Já estamos cheios de expectativa. Ver a realização em outra cidade mostra o quanto a decisão do governador Rui Costa de apoiar esta realização foi acertada. A Bahia entrará na rota do desenvolvimento desta conexão mundial que a Campus permite", avaliou o secretário.

A visita rendeu até uma premiação cheia de "axé" para um dos "campuseiros". É que o Instituto Campus Party sorteou passagem e passaporte completo para acompanhar a realização na Bahia, em agosto. A jovem Kezia Zaiden foi a sorteada.

Uma das apostas do governo da Bahia é linkar o Parque Tecnológico, espaço de desenvolvimento de tecnologias já em funcionamento no estado, com a Campus. Na edição em Brasília uma mostra foi dada. "Trouxemos empreendimentos da Bahia que já estão integrados e incubados no Parque e a realização do evento lá potencializará o Parque Tecnológico", afirmou Vivaldo.

Jai Souza, da startup MooviGames, participou pela segunda vez da Campus e não vê a hora de seguir para a Bahia.

"É a segunda vez que participo da Campus Party, apresentando um pouco da empresa que a gente desenvolve na Bahia, no Parque Tecnológico, e, a gente espera que a Campus Party em Salvador seja um evento muito marcante, porque o povo da Bahia já tem um calor humano muito forte e acolherá muito bem as pessoas que forem para conhecer tudo que está sendo produzido no Estado".

Na Bahia, muitas escolas e grupos do interior estão de malas prontas pro leque de oportunidades que serão conhecidas no evento. Marcelo Costa, criador do aplicativo “Meu Remédio”, concordou com os demais baianos. "A expectativa está altíssima. Estamos com muita ansiedade para esse evento de tão alto nível e a gente espera que seja um sucesso”.

Por fim, Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party, mandou um recado aos baianos. “A Campus Party é um lugar onde os jovens vão se encontrar, conviver, trocar experiências e conhecer palestrantes e cientistas de todo o mundo". Sobre a decisão do Governo para realizar o evento na Bahia, ele comentou: “O governador me surpreendeu porque ele estava muito antenado sobre o que era a Campus, o que é a revolução digital e tudo que tem que fazer para inserir a Bahia no trem da inovação.”

Museus reúnem arte, história e cultura da Bahia

A Bahia abriga uma quantidade expressiva de museus, que reúnem histórias, curiosidades e abrigam peças de arte das mais variadas possíveis. Em Salvador, um desses espaços é o Centro Cultural Solar Ferrão, localizado num solar do século XVII, no Pelourinho. Lá, é possível encontrar coleções singulares nas galerias, que estão sempre abertas para receber projetos de artistas baianos.

Atualmente, uma exposição de imagens de santos, intitulada Amém & Axé, da artista plástica Geórgia Legalle, reúne santos da Igreja Católica caracterizados com as contas dos orixás das religiões Candomblé e Umbanda. Ainda no Solar Ferrão, o público confere uma exposição de fotos, do fotógrafo Ricardo Sena, com imagens que retratam o cotidiano e as festas do calendário das religiões de matriz africana. A mostra contém fotografias de espaços situados em Salvador, Cachoeira, São Félix, Santo Amaro e Ilha de Itaparica.

Na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, está localizado o Parque Histórico Castro Alves, criado em 1971, na fazenda que deu origem à cidade, e onde nasceu o poeta Castro Alves. O espaço abriga o acervo do poeta e também de sua família. Além disso, também acolhe exposições temporárias, como a que está disponível no momento, sob responsabilidade de Washinton Queiroz, relatado a vida e o ofício dos vaqueiros, que foi reconhecido como patrimônio cultural da Bahia, em 2012.

Osba abre inscrições para seleção de 28 novos músicos

A Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), instituição responsável pela gestão da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), abriu inscrições, nesta quinta-feira (14), para o processo seletivo que tem como finalidade a contratação de músicos para composição do quadro funcional da Osba.

O Edital de seleção oferece oportunidades para preenchimento de 28 vagas, sendo 14 destas reservadas para violino (1 spalla, 1 chefe de naipe e 12 músicos de fila), 4 para viola (1 chefe de naipe e 3 músicos de fila), 6 para violoncelo (1 chefe de naipe e 5 músicos de fila), 2 para contrabaixo (1 chefe de naipe e 1 músico de fila), 1 fagote (chefe de naipe) e 1 oboé (chefe de naipe). As inscrições são gratuitas e serão realizadas, exclusivamente, por e-mail, até o dia 26 de junho de 2017. Os interessados devem enviar sua inscrição para o e-mail: selecao.osba@gmail.com.

O processo seletivo ocorrerá por meio de audições presenciais realizadas entre os dias 8 e 16 de julho de 2017, nas cidades de Salvador e São Paulo. Nos dias 8 e 9 de julho (sábado e domingo), as audições acontecem na capital baiana, no Teatro Castro Alves. Já na capital paulista, as audições serão realizadas nos dias 15 e 16 de julho (sábado e domingo), em local divulgado em momento oportuno. Antes das audições, há ainda uma etapa de pré-seleção que consistirá da análise de currículo e de vídeo do candidato com a interpretação de repertório definido no próprio Edital. Para obter mais informações e ter acesso a todo repertório exigido no processo seletivo, o candidato deve acessar o Blog da ATCA  e/ou o site do TCA. Os arquivos com as partituras podem ser baixados em qualquer um destes canais, mas eles não serão fornecidos impressos.

A ATCA estará disponível para auxiliar candidatos em caso de dúvidas, por meio do e-mailselecao.osba@gmail.com e pelo telefone 55 71 3117-4834 para esclarecimentos sobre as inscrições e sobre o processo seletivo. O atendimento se dará apenas em dias úteis e das 9h às 12h e 14h às 17h.

 

Fonte: Ascom Educação/Ascom Secti/Secom Bahia/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!