20/06/2017

São João do Pelourinho e Paripe devem atrair 270 mil pessoas

 

Quem for passar o São João em Salvador este ano, terá opções variadas para curtir a festa, com palcos montados no Centro Histórico e também no Subúrbio Ferroviário, de quinta (22) a sábado (24). De acordo com a Bahiatursa, cerca de 270 mil pessoas passarão pelos locais, que contarão com palcos e toda a estrutura para animar o público da capital. Por dia, estão sendo esperadas 30 mil pessoas no Pelourinho, e 60 mil em Paripe.

A programação promovida pelo Governo do Estado no Centro Histórico será distribuída no Terreiro de Jesus, no Cruzeiro de São Francisco e no Largo do Pelourinho. Já em Paripe, a festa será na praça João Martins. Entre as atrações, estão nomes como Adelmário Coelho, Flávio José, Geraldo Azevedo, Dorgival Dantas, Estakazero, Luan Santana, Saulo, Pablo e Aviões do Forró.

Tradição

No último final de semana, cerca de dez mil pessoas assistiram às apresentações do X Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas da Bahia, tradição que também conta com apoio do Governo, e é realizada na Praça da Revolução, no bairro de Periperi, em Salvador. O concurso teve início na quinta-feira (15) e seguiu até domingo (18). Ao todo, participaram 40 quadrilhas juninas, de 36 municípios baianos.

A grande vencedora desta edição foi a Capelinha do Forró, da capital (bairro Capelinha), que obteve melhor pontuação em itens como casamento na roça, figurino e marcador, e vai disputar o Nordestão de Quadrilhas Juninas. Os segundo e terceiro lugares também ficaram com grupos de Salvador: Forró do ABC (Curuzu-Liberdade) e Imperatriz do Forró (Itacaranha).

  • Confira a programação completa:

QUINTA-FEIRA (22)

Largo do Pelourinho: Orquestra Sanfônica, Jeanne Lima, Arnaldo Farias, Renato Fechini, Cangaia

Terreiro de Jesus: Adelmário Coelho, Dorgival Dantas, Virgílio, Carlos Pitta, Nonô Curvêllo

Cruzeiro de São Francisco: Caciques do Nordeste, Trio Virgulino, Flor Serena

Paripe: Forrozão, Aviões, Forró do Muído

SEXTA-FEIRA (23)

Largo do Pelourinho: Tio Barnabé, Colher de Pau, Carlos Vilela, Gereba, Val Macambira

Terreiro de Jesus: Filomena, Genard, Flávio José, Cicinho de Assis, Menina Faceira

Cruzeiro de São Francisco: Zé de Tonha, Zelito Bezerra, Dona Enkrenka, Zefa di Zeca

Paripe: Saulo, Luan Santana, Papazoni, Pra Casar

SÁBADO (24)

Largo do Pelourinho: Kiko Sally, Flor de Maracujá, Cacau com Leite, PoiZé, Jorge Zarath

Terreiro de Jesus: Targino Gondim, Geraldo Azevedo, Del Feliz, Zelito Miranda, Tenison Del Rey

Cruzeiro de São Francisco: Mel Sem Pimenta, Bando Virado no Mói de Coentro

Paripe: Dan Valente, Estakazero, Pablo, Seu Maxixe, Jhony Paixão

Povo Nordestino é o tema da decoração do Pelourinho no São João da Bahia 2017

A beleza e a alegria dos nordestinos estão representadas no São João da Bahia, com ruas e praças do Pelourinho enfeitadas para a realização da maior festa popular do estado, de 22 a 24 de junho. Povo Nordestino é o tema da decoração deste ano, um atrativo a mais da programação preparada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa).

Elementos tradicionais da cultura do Nordeste estarão presentes no Largo do Pelourinho, no Terreiro de Jesus e no Cruzeiro de São Francisco. Uma área de aproximadamente 780 mil metros quadrados está sendo cuidadosamente decorada com a temática junina, criando assim o cenário ideal para a festa.

“O colorido da decoração e a cenografia se harmonizam perfeitamente com a arquitetura local, proporcionando aos visitantes a sensação de estar numa cidadezinha do interior”, afirmou o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado. Segundo ele, o Governo não poupou esforço no sentindo de proporcionar um grande espetáculo para baianos e turistas.

A festa começa a ganhar vida com a decoração típica. As bandeirolas coloridas, os bonecos, os estandartes, a “casa de reboco”, entre outros elementos, conferem aos espaços as características de um 'arraiá' tradicional. Ao todo, serão utilizados mais de 35 mil metros de bandeirolas distribuídas entre ruas, praças e largos.

O Largo do Cruzeiro de São Francisco, coberto por bandeirolas, tem como destaque seis balões e um casal de bonecos caipiras com mais de três metros de altura, além de três portais de sete metros com girassóis, pés de milho e espantalhos. Doze postes de oito metros contornando a praça e 12 balões de três metros também vão dominar o cenário, no Terreiro de Jesus.

As ruas do Centro Histórico estão sendo cobertas por bandeirolas e quatro pórticos de mais de cinco metros estarão espalhados no percurso entre os palcos. Toda a decoração é planejada no sentido de não provocar danos ao patrimônio público, informa o empresário Baldomero Trindade, responsável pela criação das alegorias juntamente com a artista plástica Telma Calheira.

Turistas são recebidos com animação e forró na chegada à Bahia

O arrasta-pé começou mais cedo no Aeroporto Internacional de Salvador. Quem desembarcou no local, nesta segunda-feira (19), entrou no clima do São João da Bahia, antes mesmo do início das festas. Trios nordestinos, quadrilhas juninas e as tradicionais baianas deram as boas-vindas aos visitantes de diversas partes do mundo, com o forró pé-de-serra e a distribuição de brindes, como as fitinhas do Senhor do Bonfim e chapéus de palha.

“Eu já amo a Bahia. Com uma receptividade tão maravilhosa como esta, fico ainda mais encantada. Praticamente todo ano venho para cá neste período. Gosto desse clima de cidade do interior, do forró, das comidas típicas e das festas”, afirma a empresária pernambucana Maria Morais.

Organizado pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), o receptivo acontece no Aeroporto até o dia 24 e também no Terminal Rodoviário, de 22 a 24 de junho. Ele faz parte do conjunto de ações do Governo do Estado para este São João, que envolve a programação de shows no Pelourinho e no Subúrbio Ferroviário, com atrações locais e nacionais.

Na capital baiana, o público vai poder conferir de perto mais de 50 artistas. “As atrações do Pelourinho foram pensadas para um ambiente mais familiar, com forró tradicional. Já no Subúrbio, o clima é de mais agitação, com artistas como Luan Santana e Saulo. O São João da Bahia é rico em cultura e música, tendo opções para todos os gostos”, afirma o diretor de Operações Turísticas da Bahiatursa, Paulo Vital.

Na quinta-feira (22), no Pelourinho, tem Adelmário Coelho, Virgílio e Dorgival Dantas. Na Praça João Martins, em Paripe, será dia de Aviões e Forrozão. Na sexta (23) se apresentam Flávio José, Cicinho de Assis e Menina Faceira. No Subúrbio, Saulo e Luan Santana fazem show. Já no sábado (24), a festa fica por conta de Targino Gondim, Geraldo Azevedo e Zelito Miranda no Pelourinho. No mesmo dia, Estakazero e Pablo se apresentam em Paripe.

 

Fonte: Secom Bahia/Ascom Bahiatursa/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!