21/06/2017

Após 8 anos, São João de Serrinha está de volta

 

A cidade de Serrinha no território do sisal sempre teve no seu calendário anual três grandes festas para atrair turistas; a primeira pela religiosidade através da Procissão do Fogaréu, o São João que sempre contou com as grades atrações e a Vaquejada.

Quando o então prefeito Osni Cardoso (PT) assumiu a gestão do município em 2009, optou por comemorar o São Pedro e ‘batizou’ a festa de Pedrinho de Serrinha, na ocasião ele dizia que teria menor custo nas contratações, porque a concorrência era menor pelos artistas. Osni Cardoso foi reeleito em 2012 e manteve a comemoração do Pedrinho até 2016.

O atual prefeito Adriano Lima que assumiu em janeiro deste ano já chega resgatando o São João e a expectativa é de reviver os grandes São João e contará com grandes atrações como Matheus e Cauã, Del Feliz, Magníficos, Arreio de Ouro, Menina Faceira, Kinho Chefão, Bandana do Forró e muitos outros. Além das atrações de peso nacional e regional, a cultura e artistas locais tiveram centralidade na edição deste ano. O grande Arraiá está sendo montado na Praça Luiz Nogueira.

Concurso de Quadrilha vai animar Quijingue nesta quinta-feira (22)

Na próxima quinta-feira à tarde, 22 de junho, o Arraiá do Triunfo vai se transformar em um grande palco para receber o V Concurso Municipal de Quadrilhas Junina de Quijingue, evento organizado pela secretaria de Educação do município e que envolve estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares, moradores de comunidades, bairros e grupo de idosos.

Este ano, sete quadrilhas participarão da disputa, que tem como objetivo valorizar, difundir e incentivar os festejos juninos, uma das maiores manifestações populares da cultura brasileira. As quadrilhas participantes serão julgadas por uma comissão e os finalistas receberão como premiação uma viagem cultural, valor em dinheiro, troféu e certificado.

As quadrilhas serão avaliadas nos quesitos figurino, animação, coreografia e harmonia, marcador, repertório musical e criatividade. O V Concurso Municipal de Quadrilhas Junina de Quijingue faz parte da programação oficial do Arraiá do Triunfo 2017. As apresentações começam às 15h.

  • Quadrilhas participantes

Quadrilha dos Idosos

Quadrilha Navarro de Brito

Quadrilha ACM

Quadrilha Buraco Quente

Quadrilha Quijingue me Veste

Quadrilheiros do Sertão

Flor de Mandacaru

Arraiá do Triunfo está praticamente pronto

O clima de São João começou a tomar conta da Praça de Eventos, logo na entrada da cidade, ao lado da Câmara de Vereadores da cidade de Quijingue para realização do Arraiá do Triunfo que terá inicio na quinta-feira, dia 22 com uma programação extensa, diversificada e com foco no resgate da tradição junina e na valorização dos artistas da terra, e sem perder de vista a responsabilidade com os gastos públicos, segundo informou prefeito Nininho Gois (PR).

Quase todas as áreas do espaço destinado aos shows já estão ornamentas e na segunda-feira (19), começou as montagens das barracas. Serão montados telões, área de apresentações das bandas e artistas e a estrutura contará ainda com ampla iluminação cenográfica e som específico para grandes shows e gravações.

A cidade contará também com espaços destinados a banheiros, serviços de saúde, segurança e no setor especial para os artistas, serão instalados camarins e estrutura de atendimento aos produtores artísticos. A expectativa é de que toda a cidade cenográfica que está sendo montada fique pronta até quarta-feira, dia 20, véspera da abertura oficial da festa profana do São João, pois no dia 24 acontecerão os festejos religiosos, já que São João é também o padroeiro do município.

A Prefeitura montou uma programação que teve inicio na segunda-feira com Baião Cultural produzido pela Rede de Ação Cultural ReAção onde foram montadas oficinas de artesanato, pintura, mostra de teatro, apresentações musicais. Nesta terça-feira, dia 20, será realizado o Arraiá dos Servidores com as atrações Vaninho Sam, Dona Aninha e Anderson Bulggari e no dia 21, a Prefeitura promoverá um Encontro de Sanfoneiros com Trio Graci, Fostino e Arnaldo, além de Joãozinho de Arthur e Fabio Oliveira.

No palco principal grandes nomes do forró nordestino como Kátia Cilene, Aduílio Mendes, Zé de Loura, Canindé, Antônio Rocha, Forró dos Plays, Rozí Mattos, Hilário Show, Nino Coutinho e Jeferson D’ Santos levarão muita animação a população quijinguense e visitantes. No dia 24 acontecerá a festa religiosa com a banda Doidin de Deus (DDD).Ambrósio e Grampulino são os Doidins de Deus, nordestinos do estado do Pernambuco com a missão de levar, de forma irreverente, a Palavra de Deus ao mundo, principalmente neste período junino.

Euclides da Cunha terá um dos maiores São João da Bahia, garante Prefeito

O prefeito Luciano Pinheiro (PDT) garante que os festejos do São João em Euclides da Cunha será considerado um dos melhores da Bahia e a novidade este ano é a cobertura na área de show para garantir aos foliões mais conforto e proteção, caso venha a chover nas noites da festa que começa dia 23 vai até a segunda-feira (26) como forma de aquecer o comércio, quando o mesmo funciona normalmente e os turistas poderão vivenciar mais um dia de forró com atrações de renome nacional, a exemplo de Adelmário Coelho e Solange Almeida.

Luciano destacou as atrações que passarão pelos palcos no período e garantiu que será 100% forró e que o município já está preparado para estes eventos, inclusive o pagamento do funcionalismo será efetuado nesta quinta-feira dia 22.

O São Pedro será festejado na comunidade de Ruilândia no dia 1º, onde a Prefeitura também irá fazer o investimento em bandas. O prefeito garantiu que foi montado um plano de segurança e tem certeza que tudo acontecerá com muita tranquilidade.

O Democrata Trabalhista, mesmo não sendo a opção pessoal do governador Rui Costa, quando em 2016 foi a cidade pedir votos para o candidato do PSD, acompanhou o chefe do executivo baiano na sexta-feira, dia 16, na inauguração do anel de contorno que desviou os veículos que passavam pelo centro da cidade, aqueles que necessitam chegar a BA 220. Agora o percurso é por fora, para quem deseja chegar à Monte Santo, por exemplo.

Mesmo sendo do grupo liderado pela oposição e isso ficou claro na disputa pela presidência da União das Prefeituras da Bahia (UPB) em janeiro, Luciano parabenizou o governo, reconheceu que Euclides da Cunha é uma cidade importante e garantiu que tudo que venha melhorar o município é bem vindo. Luciano compareceu ao evento com o governador acompanhado da maioria dos vereadores que faz parte de sua base.

Em Euclides da Cunha, o governador já demostrava está em clima de festa e pela segunda vez consecutiva chegou ao município debaixo de chuva, isto no fim de 2016 e agora em meados de junho.

 

Fonte: Calila Noticias/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!