22/06/2017

Feira: Selecionada empresa para manutenção da Lagoa Grande

 

A MJF Serviços Técnicos Ltda (EPP) será a empresa responsável pela prestação de serviço de paisagismo, manutenção, conservação e limpeza da área verde, do espelho d´água e área pavimentada no entorno da Lagoa Grande, em Feira de Santana. O resultado da licitação foi publicado nesta quarta-feira (21), no Diário Oficial do Estado.

A empresa MJF Serviços Técnicos venceu o certame obedecendo a critério de menor preço, proposto pela tomada de preços 005/17. O valor total do serviço é de R$ 553.935,00.

Na mesma publicação do Diário Oficial, a Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia), homologa o resultado da licitação e convoca a empresa vencedora para assinatura de contrato.

O secretário Fernando Torres ressaltou a necessidade dessas intervenções. “Essas licitações que estamos promovendo complementam as ações de requalificação e urbanização da Lagoa Grande”, disse .

OBRAS COMPLEMENTARES

Outra licitação envolvendo obras complementares da Lagoa Grande vai ocorrer nos próximos dias. Ela estabelece nova intervenção na captação de águas pluviais de ruas adjacentes à lagoa, através de rede de drenagem em tudo de concreto.

O vertedouro implantado vai permitir controlar e manter o nível, conforme cota de espelho d´água, evitando retorno e inundações nas ruas próximas à lagoa. A obra vai contemplar as ruas Piracatu, João Nice, Angra dos Reis, Mauá, Varginha e Muriti.

A obra será executada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, através da Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia). O valor do investimento é de R$ 3.550.981,16. A obra tem prazo de duração 8 meses.

A Lagoa, que já foi responsável pelo abastecimento de água na cidade entre 1958 e 1970, terá a criação de um complexo de esporte, lazer e convivência com 2,3 km de pista de cooper e ciclismo, quiosques, campo de futebol no tamanho oficial, quadras esportivas, estacionamento para mais de 600 veículos, espelho d'água com aproximadamente o tamanho do Dique do Tororó em Salvador, espaço para eventos e uma companhia da Polícia Militar, que vai melhorar a segurança no local e região.

Mega estrutura montada para o São João de São José

Dona Antônia de Jesus Cruz participa do São João de São José há 32 anos. Acompanhou a evolução e o crescimento da festa. Ela é um dos 57 comerciantes cadastrados para comercializar nas barracas de comida e bebida. “Tudo está melhor. Todo ano as vendas são boas”, diz.

Assim como dona Antônia, moradores e comerciantes do distrito de Maria Quitéria vivem a expectativa pela festa. Jorge Nascimento é comerciante. Ele já sente no caixa da mercearia os efeitos positivos. “Aumenta muito o movimento, principalmente de produtos relacionados ao São João”, constata.

Carlos Eduardo Pires é barbeiro. No salão, o movimento aumenta mais que o dobro nesse período. “Queria que tivesse São João todo mês”, brinca.

O escrevente Geovani dos Santos veio pela primeira vez para o São João de São José. “Queria conhecer a festa, que é muito falada. Além de valorizar nossa cultura local, aproveitei para visitar parentes”, explica.

Os estudantes Walace Lopes e Jainara Ribeiro aproveitaram a manhã de quarta-feira, 21, para conferir a montagem do palco principal. “Saí da escola agora e aproveitei para ver o palco. Pretendo curtir todos os dias da festa”, diz Walace. “Minha família vem e eu adoro tudo”, acentua Janaíra.

ESTRUTURA

E para que dona Antônia, Geovani e os jovens Walace e Janaíra tenham uma festa perfeita, em um autêntico arraiá, um verdadeiro exército de trabalhadores se espalhou pelo distrito. Arrumação no palco principal, barracas, técnicos de internet, empresa fornecedora de energia elétrica, dentre outros serviços.

Nas residências também o vai-e-vem é intenso. Dona Maria da Conceição é moradora do distrito. Curte a festa todos os anos em local privilegiado, pois a casa fica ao lado do palco principal. “É meu camarote. Estou aqui na arrumação da casa pra receber os amigos e parentes”, destaca.

A organização do São João de São José fica a cargo da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), com importante colaboração de outras pastas. “Nessa quarta-feira tudo já estará pronto em relação à montagem das barracas dos comerciantes”, informa Luciano Oliveira, coordenador de montagem da estrutura pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito criou linha especial durante os dias da festa. Os usuários terão como opção de deslocamento para Maria Quitéria uma linha saindo do Terminal de Transbordo da Cidade Nova com destino à localidade a partir das 19h até à 0h e outra saindo do Terminal de Transbordo Central, também nos mesmos horários.

Após as 0h - horário de fechamento dos terminais de transbordo - os passageiros poderão pegar as linhas especiais na avenida Getúlio Vargas, ao lado do prédio da Prefeitura. A frota especial de ônibus coletivo destacada para atender ao São João do Distrito de Maria Quitéria é de 65 veículos distribuídos ao longo dos três dias do evento.

ATRAÇÕES

Na quinta-feira, 22, o São João de São José terá as apresentações de Paloma, Sutack Fogoso, Luan Estilizado, Joelma e Pegada das Antigas.

O segundo dia de festa, 23, terá Cecília Castele, Kixote é Esse?, Dan Ferraz, Tayrone e Pense Neu. No dia 24, Geruza Guedes, Mayrone, Italo França, Fulô de Mandacaru e Pau na Mulera.

Feira tem 105 equipes atuando nas Unidades de Saúde da Família

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Básica, dispõe de 105 equipes de profissionais atuando nas 85 Unidades de Saúde da Família (USF) e mais uma equipe que assegura o atendimento à população através do programa Consultório na Rua. Além destas, o cidadão de Feira de Santana tem a sua disposição 32 equipes garantindo o atendimento nas 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Isso demonstra o esforço do Governo Municipal em assegurar o acesso da população aos serviços da atenção primária, investindo na construção, reforma e ampliação de unidades, bem como em capacitações para os profissionais – entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e odontólogos.

De acordo com a chefe da Atenção Básica, Valdenice Queiroz, cada uma dessas equipes é responsável por uma área de abrangência, atendendo em média quatro mil usuários. Proporcionalmente é uma das maiores redes do país. “As equipes acabam atendendo até mais pessoas, sobretudo, nos bairros onde estão localizados os empreendimentos residenciais do Minha Casa, Minha Vida", afirma.

Novas unidades de saúde construídas

Nos últimos quatro anos, o Governo Municipal reformou 14 unidades de saúde, ampliou e reformou outras 11 e construiu 18. As novas USF contemplaram os bairros Tomba, com a inauguração USF Dr. Renato D’El-Rey Sá Bittencourt Câmara, localizada na rua do México, e o conjunto Feira VI com a USF Roque de Carvalho Cordeiro. Também foram construídas USF nos bairros Campo Limpo, Alto do Rosário, Expansão Feira IX, Panorama, Liberdade, Tanque da Nação, Conceição II, Feira X, Pedra do Descanso, Gabriela e o distrito de Maria Quitéria.

Segundo a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, o número de unidades e equipes de saúde que Feira de Santana disponibiliza mostra o comprometimento do Governo Municipal com a população. “Entendemos que a Atenção Básica é a porta prioritária para a assistência aos usuários, prestando o acolhimento adequado e necessário. Isso é resultado de um governo comprometido com a saúde do seu povo”, afirma.

 

Fonte: Ascom Sedur/Secom PMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!