29/06/2017

Feira: 12 anos da FUNTITEC terá Balé do TCA e Neojibá

 

A Fundação de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa comemora, entre os dias 3 e 8 de julho, seu aniversário de 12 anos. A programação contará com vários eventos que possibilitarão à população feirense experimentar, em seis dias, o que o órgão tem proporcionado em mais de um década de existência.

Estão programadas apresentações de quadrilha junina pelos alunos da Escola Municipal da Associação Cristã Feminina; contação de histórias; samba de roda; bumba-meu-boi; brincadeiras infantis; apresentação da Orquestra de Neojibá; da Orquestra Juvenil; lançamento do livro “A Biblioteca e o segredo do quarto livro”, do feirense Redivaldo Ribeiro, e do livro do 3º Concurso Municipal de Poesia; chá literário; apresentação do grupo musical ArtMaria; balé; oficina para confecção de relógios solar; atuação da peça teatral “De um tudo”; do Recital Cônico; do Musical de Baianês; além da apresentação de Balé do Teatro Castro Alves e a certificação dos alunos que cursaram as oficinas do Projeto Arte de Viver.

Os eventos ocorrerão nas instituições públicas administradas pela FUNTITEC como uma forma de incentivar a população a ocupar esses ambientes de cunho cultural e educativo.

A FUNTITEC é uma instituição de fomento à cultura em Feira de Santana inaugurada em 7 de julho de 2005. Há doze anos coopera para a existência e manutenção do diálogo entre a sociedade feirense e as instituições públicas, promovendo projetos que incentivam a criação, a produção, a pesquisa, a difusão e a memória das Artes Visuais, do Audiovisual, do Circo, da Dança, da Literatura, da Música e do Teatro na cidade.

  • Confira abaixo programação completa:

Dia: 03/07/17 09:00 hs

Local: Biblioteca Municipal Arnold Silva

Abertura com o Hino de Feira

Participação: Jaumira Batista e Isaias de Oliveira (teclado)

09:15 hs - Apresentação de quadrilha junina pelos alunos da Escola Municipal da Associação Cristã Feminina.

09:50 hs - Contação de historias

10:15 hs - Samba de roda, bumba-meu-boi

11:00 hs - Brincadeiras Infantis

15:00 hs - Apresentação da Orquestra Neojibá

16:00 hs - Apresentação da Orquestra  Juvenil (Projeto Música Na  Escola-SEDUC)

17:30 hs - Lançamento do livro “A Biblioteca e o segredo do quarto livro” do escritor  feirense Redivaldo Ribeiro

18:00 - Chá literário

18:30 - Encerramento

Dia: 04/07/17 19:30 hs

Local: Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira

Programação: Lançamento do Livro do 3º Concurso Municipal de Poesia

Recital de poemas no concurso e do poeta homenageado Godofredo Filho, sob a direção de Gleide Gavim (ministrante da oficina de performance).

Apresentação do grupo musical ArtMaria, composta por ex- alunas do Seminário de Música, que tem em seu repertorio clássicos da MPB.

Dia: 05/07/17 14:00 hs

Local: Museu Parque do Saber Dr. Dival Silva Pitombo

Em alusão a data do aniversário da Funtitec serão realizadas atividades de cultura, ciência e tecnologia. Uma oficina para confecção de relógios solar utilizando diferentes tipos de matérias especialmente os recicláveis.

Dia: 06/07/17 19:00 hs

Local: Teatro Municipal Margarida Ribeiro

“Peleja de Chico Tampa e de Maria Tampada”

Autor- Erotildes Miranda

Diretoria- Roberval Barreto

Programação: Projeto de Recital Cônico – Musical de Baianês – peça teatral “DE UM TUDO”.

Elenco e ficha técnica

Direção – Fernando Guerreiro

Texto: Alan Miranda e Daniel Arcades, livremente inspirado no livro “Dicionário de Baianês” de Nivaldo Liraú

Musical – Geronimo Santana

Direção musical - Yacoce Simões

Elenco - Ana Mametto

Alexandre Moreira

Denise Correia

Diogo Lopes Filho

Gerônimo Santana

José Carlos Junior

Yacoce Simões

Cenário e figurino - Euro Pires

Iluminação – Fernanda  Paquelet

Coreografia - Rita Brandi

Direção de Produção – Paula Hazin

Dia: 07/07/17 19:00 hs

Local: Teatro Ângela Oliveira – Centro de Cultura Maestro Miro

Apresentação do Balé no Teatro Castro Alves

Diretor Artístico- Antrijo Sanches

Coreografias:

1-Youkáli de Constanze Mello

2-Dê Lírios de Tutto Homes

Dia: 08/07/17 17:00 hs

Local: Centro de Cultura Maestro Miro

Certificação dos alunos que cursaram As Oficinas do Projeto Arte de Viver

18:00 hs - Atividades musicais com as participações dos vencedores das Edições 13º, 14º e 15° do Festival Metropolitano de Musica Vozes da Terra  e dos vencedores das Edições 7°, 8° e 9° do Festival Metropolitano de Música Gospel. 

19:00 hs - Festa dançante

São Pedro de Humildes começa nesta quinta, 29

O distrito de Humildes está transformado em um grande arraiá. Movimentação intensa para promover a maior festa de São Pedro da região, que acontece de quinta, 29, a sábado 1º de julho.

Funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Públicos cuidam da grama e do mato. Na área das barracas, movimentação intensa.

Elizabeth de Jesus monta a barraca onde vai vender comida e bebidas com a mãe. Acompanha a festa há muitos anos. “Mais de 20 anos aqui na festa e todos os anos, graças a Deus, ganhamos um dinheirinho”, acentua.

Nos dois palcos os últimos ajustes. “Tudo está caminhando bem e vamos terminar a montagem de toda a estrutura dentro do prazo estabelecido”, destaca Luciano Oliveira, coordenador de montagem de estruturas da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

A Defesa Civil faz um trabalho preventivo. Os barraqueiros são orientados sobre cuidados para evitar acidentes. “Principalmente cuidados relacionados à parte elétrica e com fogões”, explica Pedro Américo, coordenador do órgão.

Tudo organizado no capricho para receber a grade de atrações programadas pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

ATRAÇÕES

O São Pedro de Humildes terá, na quinta-feira, 29, a banda local Beijo Roubado, Menina Faceira, Naldinho e Leo Rios, Pablo e Capim Molhado. No dia 30, Beto Pitombo abre a noite, logo após terá Acarajé com Camarão, Caviar com Rapadura, Solange Almeida e Caracu com Ovo. No último dia, 1º de julho, a animação ficará por conta de Diego Alison, Jota Sobrinho, Filé de Camarão, Arreio de Ouro e Delírios do Olhar.

A festa de São Pedro também é realizada nos distritos de Bonfim de Feira e Jaíba, ambos nos dias 30 de junho e 1º de julho. Em Bonfim de Feira o primeiro dia será por conta de Timbaúba, João Almeida, Del Feliz, Chambinho e Forrozeiros do Norte. No segundo Xoxotaí, HD.com, Daniel Dial, Diego Costa e Marron Glacê.

No distrito de Jaíba os festejos começam com Neném do Arcodeon, Roquinho do Forró, Arnaldo Farias, Os Clones e Amor Voraz. O segundo dia terá Léo e Teclados, Pé de Cerca, Felipe Aladim, Banda D’play e Asas Livres.

Vereador quer CPI para apurar perseguições da SMTT aos “ligeirinhos”

Na manhã desta quarta-feira (28), em pronunciamento na última sessão da 1ª etapa do 1º período da 18ª legislatura da Casa da Cidadania, o vereador Zé Filé se mostrou indignado com forma de atuação dos prepostos da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) no que tange à fiscalização contra motoristas do transporte clandestino de passageiros, popularmente conhecidos como ligeirinhos.

De acordo com o edil, na manhã do último dia 27, às 8h30, na Via Pedestre 24 e Via Pedestre 12, do conjunto Viveiros, prepostos da SMTT, com duas viaturas aterrorizaram o bairro perseguindo os “trabalhadores” do transporte clandestino, em alta velocidade e atirando, pondo em risco assim a vida dos moradores e dos passageiros.

“Quem é que está sendo beneficiado com isso aí? O Viveiros já é abandonado pelo poder público e ainda saem daqui do centro da cidade para perseguir lá o pessoal do bairro Viveiros”, disse Zé Filé, afirmando que quase uma criança foi atropelada por conta da referida perseguição.

Para o vereador, só existe o transporte clandestino de passageiros porque as empresas que operam o transporte coletivo urbano não prestam um serviço de qualidade.

“Tem que cobrar das empresas de ônibus, e não daqueles que estão trabalhando não. Ali naquele bairro, eles [prepostos da SMTT] não estavam correndo atrás de bandidos não. E mesmo que estivessem correndo atrás de bandidos, não poderiam sair atirando”, criticou, reiterando que os motoristas do transporte clandestino, apesar de não estarem regularizados, são trabalhadores, que, segundo ele, estão nessa situação por conta do desemprego.

Em sua opinião, o Ministério Público precisa investigar. “Também precisamos de uma CPI dentro dessa Secretaria para saber o motivo pelo qual estão perseguindo o povo e qual é a autoridade que eles  têm para ficar atirando no pessoal”, disse.

Vereador reclama das ações da SMTT

O vereador Alberto Nery (PT), no uso da tribuna no último dia da 1ª etapa do 1º período da 18ª Legislatura, lamentou que a cidade de Feira de Santana vá na contramão  da realidade brasileira, mesmo com todo o investimento realizado. “A cidade mantém aquele velho hábito do coronelismo”, completou.

Nery falava sobre a perseguição dos prepostos da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) a um carro clandestino que estava realizando transporte de passageiros, o conhecido ligeirinho. “Chegou ao ponto da população se revoltar e queimar o carro do preposto. Isso é um absurdo”, criticou.

Segundo Nery, todos sabem onde são os pontos em que deve se combater os ligeirinhos. “Em frente a Receita Federal, no Nordestino, no Feira Tênis Clube e no Supermercado Todo Dia são os pontos onde o novo secretário deve procurer os ligeirinhos. O que não pode é sair por aí em alta velocidade correndo o risco de atropelar pessoas, armados e atirando podendo atingir inocentes que nada tem a ver com essa situação”, afirmou.

Estacionamento no CA

O vereador ainda reclamou que foi fechado o estacionamento na parte em que é comercializado carnes no Centro de Abastecimento e está funcionando apenas o estacionamento onde se comercializa farinhas.

O novo secretário, ainda de acordo com o vereador, colocou uma viatura no local onde os agentes ficam de dentro multando, sem nem mesmo haver uma abordagem.

“As pessoas que vão aquele local, vão para comprar, ficam no máximo dez minutos e imediatamente retornam aos seus veículos para ir embora. Esse é um Governo perseguidor de trabalhadores e de pessoas que estão ganhando a sua vida dignamente”, explicou.

Nery reclamou ainda que de forma arbitrária com que o poder público vem colocando tatames em toda a área do Centro de Abastecimento. “Não poderia deixar de fazer essa denúncia antes do recesso”, findou.

 

Fonte: Secom PMFS/Ascom CMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!