01/07/2017

Feira: Tudo pronto para Conferência Municipal de Assistência Social

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) já está com tudo pronto para a promoção da 11ª Conferência Municipal de Assistência Social de Feira de Santana. O evento, que este ano terá como tema  "Consolidar o SUAS (Sistema Único de Assistência Social)", ocorre no período de 19 a 21 de julho, na Igreja do Avivamento Bíblico, na avenida Senhor dos Passos, cruzamento com a rua Senador Quintino.

O secretário municipal da Sedeso, Ildes Ferreira, observa que das oito conferências na área de abrangência da secretaria, a de Assistência Social é a única obrigatória, de acordo com exigências do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.

A Expectativa do Governo Municipal é de atingir público recorde durante a promoção do evento. “Esperamos uma participação de cerca de 550 participantes”, afirmou o secretário, ao destacar a importância do evento diante das dificuldades econômicas do país e a necessidade de lutas para garantir a manutenção das conquistas e defender novas.

A abertura do evento será no dia 19 de julho, marcada por uma solenidade às 19h, no salão da Igreja do Avivamento Bíblico. Será o resultado de 24 pré-conferências realizadas durante os últimos dias em Feira de Santana, abrangendo todos os territórios dos 15 CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), 3 CREAS (Centros de Referência Especializados em Assistência Social) e mais o Centro POP (Moradores de Rua).

Fruto das pré-conferências foram selecionados 120 delegados, que apresentarão propostas a nível municipal, estadual e também federal. “A conferência é muito importante neste momento de definições da vida nacional, quando todos os municípios brasileiros estão discutindo propostas que serão levadas para não se permitir nenhum tipo de retrocesso nas conquistas sociais”, concluiu o secretário Ildes Ferreira.

Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial em setembro

Está confirmada a realização da IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial em Feira de Santana, nos dias 28 e 29 de setembro. Para viabilizar os preparativos, os representantes de entidades governamentais e da sociedade civil organizada se reuniram, na manhã desta quinta-feira, 29, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), para definir os preparativos do evento.

Durante a reunião, o secretário da Sedeso, Ildes Ferreira, ressaltou a preocupação do Governo Municipal de promover o evento, mesmo diante da crise na economia nacional e também não sendo uma programação obrigatória do Município. “Reconhecemos que é um evento de importância fundamental no momento em que discutimos questões da desigualdade racial com os vários segmentos organizados da sociedade”, afirmou.

Uma comissão organizadora foi formada para acelerar os preparativos do evento, desde espaço, temário, infraestrutura até a logística. Eles já começam a trabalhar no próximo dia 4, às 8h, na Casa dos Conselhos, quando deverão definir o espaço para promoção da Conferência. E no dia 6, às 14h, a próxima reunião do Conselho, na sede da entidade.

A presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Lurdes Santana, já se reuniu, logo em seguida, com o diretor do Departamento de Assistência Social, Carlos Lacerda, e outros membros da comissão organizadora do evento para tratar da promoção das pré-conferências, etapa obrigatória para a conferência.

De acordo com Lurdes Santana, serão 15 pré-conferências a serem realizadas durante o mês de agosto, envolvendo todos os 23 CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) e Centro POP (População de Rua).

Já no dia 11, às 9h, reunião com as coordenadoras dos CRAS e dos CREAS na Igreja do Avivamento Bíblico, na avenida Senhor dos Passos, cruzamento com a avenida Senador Quintino.

Reforma e ampliação do Ginásio Municipal ficam prontas em novembro

As obras de reforma e ampliação do Ginásio  Municipal Joselito Amorim devem ficar prontas em novembro. É a previsão da construtora responsável pelos trabalhos. Nesta sexta-feira, 30, esteve em visita ao local o prefeito José Ronaldo de Carvalho.

Contando com mais de 1.200 alunos matriculados e um grande número de professores e funcionários, o Municipal vai ganhar um moderno anfiteatro que será utilizado como espaço de convivência e atende ao Programa Mais Educação, onde serão realizadas oficinas de dança e música; um refeitório, um teatro coberto e uma sala de leitura. O padrão da fachada também será reformado.

Este novo equipamento, erguido na área de recreação do educandário, será composto de um Jardim Sensorial com vistas a ajudar as crianças no desenvolvimento dos sentidos. Em 2003, o Ginásio Municipal matriculou os primeiros alunos surdos e cegos nas turmas de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental.

O prefeito José Ronaldo, que em 2001 promoveu intervenções necessárias a estrutura física do educandário, ressaltou que esta reforma contemplará, ainda, a construção de duas baterias de sanitários e a reforma de todo o telhado.

Histórico

Criado em 26 de abril de 1961 através da lei municipal de nº 325, e passando a funcionar no dia 17 de abril de 1963, depois de ser inaugurado pelo então prefeito Francisco Pinto, o Ginásio Municipal Joselito Amorim, é uma das mais tradicionais instituições de ensino de Feira de Santana.

SMT monta operação especial para o Centro de Feira e distritos com festa de São Pedro

O Centro comercial de Feira de Santana e os distritos de Humildes, Jaíba e Bonfim de Feira contam com operação especial de trânsito durante os festejos de São Pedro deste ano.

O objetivo do plano de ação, como é denominado pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), é proporcionar segurança e garantir a mobilidade de pedestres quanto condutores. O trabalho de monitoramento foi iniciado no distrito de Humildes, na noite de ontem, 29, e na manhã de hoje no Centro da cidade. A operação segue até sábado, 1º de julho nos distritos.

Segundo o superintende de Trânsito do município, Maurício Carvalho, um efetivo de 31 agentes, além de 8 viaturas quatro rodas, garantem o suporte necessário para a organização do trânsito nestas localidades.

Calçadas, esquinas e/ou filas duplas, bem como orientação aos cidadãos e ordenamento do tráfego no acesso à sede dos distritos fazem parte do planejamento estratégico da SMT.

“Repetiremos a operação realizada durante o São João e intensificaremos a fiscalização com a presença dos agentes da SMT, sempre com atenção para o fluxo do tráfego e focados em minimizar os transtornos e conflitos no trânsito”, ressalta o superintendente.

Ele destaca ainda que foi escalado um coordenador de trânsito para atuar em cada distrito visando garantir autonomia e qualidade no serviço. Também, se houver demanda emergencial de trânsito, explica Carvalho, profissionais de plantão e viaturas motocicletas estão em escala de sobreaviso.

Monitoramento

Equipes da SMT também monitoraram pontos estratégicos da região central do município, como os acessos ao Centro de Abastecimento e ao Feiraguai, as Avenidas Getúlio Vargas e Senhor dos Passos, as ruas J.J. Seabra e Conselheiro Franco, além da Praça do Nordestino.

Aluna do Programa Música na Escola ganha violino de presente de aniversário

“Desde que começaram as aulas do Programa Música na Escola, ela sonha em ter um violino. Hoje, conseguimos realizar esta surpresa”. A fala partiu de Ananias Gonzaga Oliveira, pai de Anna Luiza Oliveira, aluna do quinto ano da Escola Municipal Elizabeth Johnson, durante uma festa surpresa realizada para a estudante na tarde desta quinta-feira, 29. A comemoração contou com a presença dos instrutores da Orquestra Sinfônica Infantojuvenil Princesa do Sertão.

Motivado pelo sonho da filha, Ananias Oliveira resolveu comprar o instrumento e presenteá-la: “Ela sempre gostou de música. Já possui um teclado, mas ela queria mesmo um violino. Depois das aulas na escola, ela queria chegar em casa e continuar praticando. Foi então que tive a ideia de comprar o presente e, para transformar a entrega num momento especial, convidei os instrutores da Orquestra que ela faz parte”, comenta.

“Eu não esperava por um presente como este. Estou muito feliz e prometo que vou me dedicar muito para ser uma grande maestrina e, também, uma musicista muito boa”, afirma, entre lágrimas, Anna Luiza Oliveira.

Como forma de parabenizar a estudante e encorajá-la a percorrer o caminho da música, o auxiliar de coordenação do Programa Música na Escola, Wellington Neri, disse algumas palavras durante a festa de aniversário: “Você é uma das alunas mais dedicadas que nós temos e lhe desejamos muita sorte e perseverança na sua caminhada no mundo da música”.

Criado em 2014 pela Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Educação, o Programa Música na Escola beneficia a mais de sete mil crianças de 55 escolas municipais. “Inserir música no dia-a-dia dos alunos amplia os horizontes deles, melhora a concentração, aumenta a sensibilidade e o senso de coletividade também cresce”, avalia a professora da Universidade Federal da Bahia, Rosa Eugênia Vilas Boas, que é coordenadora musical do programa.

Representando a secretária de Educação, Jayana Ribeiro, na celebração, Luscilla Lima, que é chefe de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, relembrou o objetivo do Programa: “Momentos como este só nos ajudam a reafirmar o nosso compromisso em levar arte para os estudantes e de proporcionar a eles um desenvolvimento em outras áreas além do currículo regular. Estamos muito felizes em ver o sonho de Anninha ser realizado”.

 

Fonte: Secom PMFS/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!