02/07/2017

Cachoeira: Instituto de Cinema e Audiovisual deve fechar

 

Sem continuidade do contrato de parceria firmado pela Prefeitura de Cachoeira, o Instituto Roque Araújo de Cinema e Audiovisual (IRA) deve fechar na primeira semana de julho.

“Ultimamente, eu estou pagando funcionário com o meu dinheiro, pago minha passagem para lá, a hospedagem e a alimentação. Estou fazendo um trabalho para o benefício da cidade e não tenho suporte nenhum”, falou o presidente do IRA, Roque Araújo.

De acordo com ele, o fechamento se dará por falta de verba e apoio com a cessão de funcionários e manutenção do espaço, emprestado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

“Eu abri o museu de cinema em Cachoeira. Eu poderia ter colocado ele em qualquer outra parte do Brasil, podia ser no Rio, em São Paulo, tive vários pedidos para levar para lá. Eu preferi a Bahia porque sou baiano e quis que os baianos tivessem o único museu específico de cinema e audiovisual”, desabafou Roque. 

Ele afirma que o principal objetivo Instituto, que tem entrada gratuita, é possibilitar o acesso da população de baixa renda à sétima arte.

Criado em 2014 por uma parceria entre a prefeitura municipal e o IPAC, o IRA abriga um relevante acervo de equipamentos cinematográficos e já ultrapassou a marca de 45 mil visitas.

Muniz Ferreira: Pescadores e aquicultores ganham reforço com embarcações

O desenvolvimento socioprodutivo e a ampliação da produtividade do pescado no Distrito de Onha, no município Muniz Ferreira, no Território Recôncavo, é o objetivo do convênio firmado entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Associação dos Pescadores e Aquicultores de Muniz Ferreira (Apamuf). A assinatura do documento, que prevê a aquisição de quatro embarcações, foi realizada nesta sexta-feira (30), no gabinete da Setre, em Salvador.

De acordo com o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, apoiar o trabalho desenvolvido pela Setre e pela Bahia Pesca, no estímulo à qualificação das atividades de pesca artesanal em rios e lagos, integra a transversalidade das ações do Governo do Estado. “Essa embarcação ajudará os pescadores de Muniz Ferreira a ampliar a captura de pescados, de forma mais segura e adequada, com consequente ampliação da renda das famílias atendidas”, afirmou.

Dias fez a proposta da realização de um intercâmbio no Centro Vocacional Tecnológico Territorial do Pescado (CVTT), sob gestão da Bahia Pesca, localizado no povoado de Acupe, no município de Santo Amaro, além da possibilidade de conhecer experiências de cooperativas que já beneficiam a produção. “Na nossa avaliação, pensar no beneficiamento, para agregar valor à produção, e em estratégias de comercialização, são os próximos passos a serem dados pela associação", acrescentou.

A secretária da Setre, Olívia Santana, destacou a importância dessas aquisições para os pescadores e aquicultores do município de Muniz Ferreira e salientou que “esse convênio vai possibilitar o aumento e o retorno, aos pescadores, da produção”. Santana comentou ainda sobre a necessidade da realização de atividades em conjunto das entidades que representam os pescadores e aquicultores, para melhorar as condições de trabalho desse segmento.

Para o presidente da Apamuf, Abinael Morais Leal, o convênio é extremamente importante para os associados e suas famílias. “Além de gerar renda para o município, o convênio vai ajudar, substancialmente, a atividade dos pescadores e pescadoras locais. Acredito que, com a aquisição desses barcos, a produção vai dobrar, ou talvez, triplicar, na região".

Candeias: Após interdições, readequações estão sendo realizadas no Hospital Ouro Negro

O interventor judicial do Hospital Municipal José Mário dos Santos (Hospital Ouro Negro), Fábio Almeida, enviou nota esclarecendo a situação da instituição de Candeias que teria tido duas áreas interditadas após fiscalização da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental.

"Durante os trabalhos da Divisa foram detectadas inconformidades técnicas em dois equipamentos em funcionamento nos serviços de radiologia e lavanderia, motivo pelo qual se deu a interdição de ambos", informou, reiterando que a auditoria determinada pela Justiça.

José afirmou ainda que estão sendo realizadas as readequações para que a operação desses equipamentos seja liberada rapidamente.

Prefeitura de Lauro de Freitas prorroga prazo do Refis para agosto

A prefeitura de Lauro de Freitas prorrogou até 30 de agosto de 2017 o prazo para negociação dos débitos tributários pelo Programa de Recuperação Fiscal (Refis). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município que circulou na sexta-feira. Débitos com Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU), contribuição de melhorias (asfalto e calçada), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e outras taxas podem ser regularizadas com o Refis.

Segundo o secretário municipal da Fazenda, Aristóteles Menezes, o prazo foi prorrogado em virtude da grande procura dos contribuintes para regularizarem suas dívidas com o fisco. "A decisão da gestão atende a uma demanda dos contribuintes e é importante porque representa mais uma oportunidade para negociarem os débitos e cumprirem com suas obrigações tributárias".

Benefícios

Os cidadãos que possuem débitos em discussão administrativa ou judicial com IPTU, ISSQN e outras taxas podem realizar o pagamento da parcela única da dívida com desconto de 90% sob juros e multas.

Para pagamento à vista de 50% do valor da dívida, será concedido um desconto de igual porcentagem sobre os juros e multas, podendo ainda dividir o saldo remanescente em até 24 parcelas mensais. Já quem preferir o pagamento à vista de 25% do valor da dívida, será concedido um desconto de 25% sobre juros e multas, podendo ainda dividir o saldo restante em até 48 parcelas mensais. "Há várias opções para facilitar o pagamento de acordo com o perfil do credor", completa Menezes.

Cancelamento

Caso o contribuinte não efetue o pagamento da cota única ou da primeira parcela dentro do prazo estipulado, o pedido de parcelamento será cancelado automaticamente. Além disso, o Município poderá inscrever o contribuinte inadimplente em órgãos de proteção ao crédito e protestar o título.

Festival SESI Música inscreve até o dia 31 de julho

Estão abertas, até o dia 31 de julho, as inscrições para a edição estadual 2017 do Festival SESI Música. Podem se inscrever trabalhadores da indústria (ativos e aposentados) maiores de 15 anos de todo o estado, bem como seus cônjuges e dependentes. O festival também é aberto aos estudantes da Rede SESI de Educação, maiores de 14 anos.

O Festival acontece em 1º de outubro, quando serão conhecidos os vencedores das três categorias: Músicas Inéditas - composição Inédita (letra e música), Músicas não inéditas - músicas já gravadas e editadas e Interpretação. Para conhecer os detalhes do edital, basta acessar o site do SESI www.fieb.org.br/sesi/festivalsesimusica.

Na capital e no interior, as inscrições podem ser feitas diretamente nas unidades do SESI Bahia de cada região. Os vencedores em 1º lugar de cada categoria serão contemplados com premiação no valor de R$ 2 mil.

 

 

Fonte: BN/Ascom SDR/Camaçari Noticias/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!