05/07/2017

Senhor do Bonfim recebe palestra sobre sistema bioflocos

 

A ExpoBonfim 2017, que acontece em Senhor do Bonfim, entre os dias 7 e 9 de julho, terá uma programação voltada, especificamente, para piscicultores, estudantes e empresários. Durante o evento, a Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura) apresentará um novo sistema de piscicultura planejado para a criação de peixes em pleno sertão. O sistema será tema de uma palestra, que será realizada no sábado (8). A apresentação acontece às 14h, no auditório do parque de exposições da cidade.

O método de produção permite que os produtores baianos – especialmente aqueles localizados no semiárido – possam ter “fazendas” de peixes mesmo em locais com baixo suprimento de água. O sistema permite que o produtor passe até seis meses sem precisar renovar a água de seus tanques.

As inscrições para o curso podem ser feitas no estande da Bahia Pesca, montado no evento. O local contará com a exibição de um tanque para criação de peixes em bioflocos, onde os visitantes poderão ver de perto o funcionamento do sistema. O espaço estará aberto entre os dias 7 e 9 de julho, das 10h às 21h.

Iniciados procedimentos do Mutirão de Cirurgias na região de Senhor do Bonfim

Começaram a ser realizados na segunda (3) os procedimentos cirúrgicos do Mutirão de Cirurgias na região de Senhor do Bonfim. São 343 pacientes que farão cirurgias de vesícula, hérnias e histerectomias. As cirurgias serão realizadas no Hospital Dom Antônio Monteiro, em Senhor do Bonfim.

Além dos 343 pacientes, outros 75 passaram por consulta médica e tiveram alta ou foram encaminhados para unidades de referência para ter o atendimento integral. Haverá ainda no dia 05 de julho, uma retriagem para alguns pacientes que já fizeram o cadastro e que por ventura não tenham apresentado algum exame ou algum problema que impedisse a realização da cirurgia.

Mutirão

Desde o início das atividades, em setembro de 2016, até o mês de maio, já foram feitos mais de dez mil atendimentos e realizadas cerca 6,5 mil cirurgias em pacientes de 211 municípios. Além disso, cerca de outras 1,1 mil cirurgias estão agendadas.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, destaca que a meta do Mutirão de Cirurgia é reduzir a fila de espera de procedimentos eletivos na rede SUS. "O Governo do Estado disponibiliza a equipe médica e toda a estrutura para os procedimentos, além do acompanhamento do paciente após a cirurgia", afirma o secretário.

Irregular, Embasa não pode cortar água de ninguém em Paulo Afonso’, afirma vereador

O vereador Antônio Alexandre (PMBD), em entrevista à rádio Cultura, afirmou na tarde desta quarta-feira (04), que do jeito que está, a Embasa não poderá cortar a água de nenhum consumidor em Paulo Afonso. Alexandre explicou que até o momento, a empresa opera de forma irregular, porque seu contrato foi vencido ano passado e a prefeitura até o momento não mandou o projeto que renova o convênio.

“Nós demos um tempo tanto à Embasa quando a prefeitura municipal, já reiteramos três ofícios a ambos e nenhuma resposta até agora”, pontua Alexandre.   O vereador explicou ainda que a prefeitura fere a Lei de Acesso à Informação, pois não informa absolutamente nada, mas que por seu turno, tenta  novamente  tirar a Câmara do meio do caminho para que o prefeito Luiz de Deus (PSD), possa renovar convênios como bem entenda.   “A Embasa está trabalhando de forma clandestina, qualquer cidadão que tenha a água cortada por favor vá à justiça, e peça uma indenização por conta disso, pois ela não tem autonomia para fazer isso, está ilegal em Paulo Afonso e não dá qualquer resposta aos representantes do povo, quero deixar claro também que o prefeito não é dono de Paulo Afonso, é gestor, precisa seguir a lei”, declarou Alexandre.

Prefeito de Jeremoabo não poderá realizar novas nomeações para cargos comissionados

Depois de receber orientação do MP a Prefeitura de Jeremoabo, no norte do Estado, começou desde a semana passada o processo de desligamento de  todos os servidores comissionados.

Trabalhadores  de diversas áreas estão sendo notificados para a efetivação dos desligamentos.

A medida foi uma recomendação do Ministério Público e teve objetivo de reduzir os gastos da gestão municipal.

O número de contratados pelo governo AC comprometeu a folha de pagamento obrigando o órgão a interceder orientando a aplição do corte. A onda de desligamentos na prefeitura pode atingir até 500 funcionários.

Nos últimos dias foram feitos afastamentos pontuais, mas em número muito menor ao previsto.

A sentença em caráter liminar, também determina que o prefeito de Jeremoabo, Antonio Chaves (PSB) não poderá realizar novas nomeações para cargos comissionados até o julgamento final da ação. Com as demissões estima-se que o c

Nema promove palestra sobre a experiência do Instituto de Pesquisa Cananéia-IPeC"

O Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA) promove na próxima quinta-feira, 06, às 16h, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga a palestra: "O terceiro setor na pesquisa científica e sua conexão com a população: a experiência do Instituto de pesquisa Cananéia-IPeC" com o professor Emygdio L.A. Monteiro-Filho do departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O objetivo do evento é apresentar aos estudantes uma outra possibilidade de atividade profissional para o graduado em Biologia, além do trabalho em empresas de consultoria e nas universidades. Essa atividade é realizada por organizações não governamentais (ONG’s), o chamado terceiro setor. A palestra mostrará a experiência do Instituto de Pesquisa Cananéia (IPeC), que vem produzindo ciência fora da universidade, atuando junto a comunidades locais do litoral paulista e paranaense a aproximadamente 20 anos e que hoje conta com biólogos contratados além de outros profissionais.

O coordenador do NEMA, professor Renato Garcia, informa ainda que disponibilizará o ônibus da instituição aos estudantes para retornarem ao centro da cidade, já que o Museu de Fauna da Caatinga localiza-se no Campus de Ciências Agrárias da Univasf, zona rural de Petrolina-PE. As inscrições são presenciais e gratuitas.

NEMA

O NEMA é uma iniciativa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) enquanto Subprograma Flora – PBA 23 do Programa de Conservação da Fauna e Flora, no Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – PISF, do Ministério da Integração Nacional. Sua atuação nas áreas sob influência do PISF está voltada para a coleta de sementes, conforme o PBA 23, tendo como finalidade a produção das mudas que serão necessárias para implantação dos Planos de Recuperação de Área Degradada (PRADs) nas áreas definidas no Programa para Recuperação de Áreas Degradadas – PBA 09.

  • Serviço

Palestra "O terceiro setor na pesquisa científica e sua conexão com a população: a experiência do Instituto de Pesquisa Cananéia-IPeC"

Data - 06 de julho de 2017

Horário – 16h

Outras informações - (87) 2101-4867 (NEMA)

Local – Auditório do Museu de Fauna da Caatinga, Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina – Pernambuco.

Prefeitura de Água Branca confirma programação do Festival de Inverno

A Prefeitura de Água Branca confirmou nesta terça-feira, 4, a programação oficial do Festival de Inverno 2017, o evento acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de agosto e será realizado com recursos próprios e terá novidades na 14ª edição.

Será o domingo radical, com vários esportes que irão promover muita adrenalina.  

  • A informação foi confirmada pela a Assessoria de Comunicação do município:  

As atrações confirmadas por contratos são:   Solange Almeida – ex-cantora da Banda Aviões do Forró. Pedrinho Pegação Raí Saia Rodada Gil Mendes Igor Ativado Ruan Leno Fabinho Pressão Mara Souza Suzi.  

Alguns meios de comunicações divulgaram a presença de Geraldo Azevedo, mas ainda não foi confirmada, já que o município ainda aguarda o contrato da produtora do cantor de MPB, Forró e Frevo.

 

Fonte: Ascom BahiaPesca/PA4/Ascom Sesab/Ascom Cemafauna/Ação Popular/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!