06/07/2017

Livro retrata tradições das festas religiosas na Bahia

 

Ao longo dos últimos dezesseis anos, o fotógrafo Roberto Faria viu as festas populares da Bahia mudarem suas feições. Do atual excesso de protocolo para lavagem das escadarias do Bonfim, o fim da Lavagem da Pituba até o quase desaparecimento da oferta de caruru nas festas de São Cosme e Damião, o fotógrafo percebeu a necessidade de registrar a memória dessas expressões culturais.

O resultado do registro documental e estético pode ser conferido durante o lançamento do livro Bahia dos Deuses e das Crenças, hoje, às 18 horas, no Palácio da Aclamação, com entrada gratuita.

O livro retrata 25 festas religiosas em 202 imagens distribuídas por 192 páginas. A edição é trilíngue e a obra poderá ser adquirida no lançamento pelo valor promocional de R$100,00. Depois de hoje, o livro poderá ser adquirido nas principais livrarias da capital.

O livro tem início com uma imagem da Festa do Bonfim em 2013 e a de Santa Bárbara em 2007. Considerada uma das maiores festas populares de Salvador, a Lavagem do Bonfim é registrada em 2005, 2008, 2009,2011,2012,2016, reforçando a presença das várias linguagens religiosas presentes na festa desde o seu suposto surgimento no século XIX até hoje, além da forte presença do povo de santo que, atualmente, dialoga melhor com a Igreja Católica. Momentos distintos da Festa de São Lázaro, na Federação, também estão presentes no livro. Mas nem só de festas na capital é feita a obra. A Lavagem de Santo Amaro, a Festa de Cachoeira e outras tantas.

Outras festas

O processo de documentação não vai parar nas festas mais populares. Roberto Faria pretende lançar um desdobramento do livro com o registro de festas não tão conhecidas do grande público, como a Festa do Divino, em Andaraí, a Procissão de Corpus Christi, em Rio de Contas e a Festa de Reis, em Lençóis, todos na Chapada Diamantina.

Confessadamente apaixonado pela cultura do Estado, Roberto vem guardando a memória da Bahia há tempos. Em 2004, lançou o Saveiros da Bahia e o Bahia de Todas as Cores, em 2011.  No primeiro, fez questão de abordar uma tradição que vem se perdendo. Os saveiros foram soberanos nas águas da  Baía de Todos os Santos e em rios do Recôncavo desde o ciclo da cana de açúcar, no Brasil Colônia, até o final do século XX. No segundo livro, Roberto revela sua vocação como explorador de cores. “A Bahia é um prato cheio para as imagens e isso é o que revelo nesses livros”, conta.  O Bahia dos Deuses e das Crenças estará presente nas feiras literárias de Mucugê (em agosto) e Cachoeira (outubro).

Estéticas e cores

A fotografia surgiu para esse baiano -  que já teve trabalhos publicados na National Geographic Náutica, Viagem & Turismo - de modo inusitado, quando atuava exclusivamente como cirurgião dentista, especializado em odontologia estética  e capitão da Polícia Militar. “Precisava fotografar o antes e o depois dos tratamentos, mas isso me levou a estudar fotografia e estética”, conta, ressaltando que, hoje, a odontologia é exercida apenas na função do cargo público e que a fotografia começou a dominar toda a sua vida profissional. Roberto lembra que no início, a inspiração veio da obra de Pierre Verger. “Ele fez um trabalho espetacular, mas faltava muito ainda a ser registrado, especialmente as festas religiosas e populares”, conta o fotógrafo que ao longo desses 16 anos reuniu um acervo com 120 mil fotografias. “Chegar as duas centenas de fotos que compõem o livro foi um exercício de síntese, difícil, mas muito interessante”, conta.

O projeto para execução do livro foi viabilizado através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura e durante a X Reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada em Salvador no início de maio, o livro foi presenteado aos Ministros da Cultura dos países de Língua Portuguesa que estiveram presentes ao evento.

Amanda Santiago apresenta Batucada Brasilady no MAM

Além da JAM no MAM, que atrai mais de 1.000 pessoas todos os sábados, às 18h, e do forró de Zelito Miranda que foi sucesso no mês de junho, a área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) traz agora mais um projeto musical bem-sucedido que é a ‘Batucada Brasilady’, da cantora e compositora baiana, Amanda Santiago. A apresentação acontece no dia 16 de julho, domingo, às 17h, horário do pôr do sol, com a participação especial da cantora Daniela Mercury.

O projeto Batucada Brasilady tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Fundação Cultural, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

A apresentação de Amanda no MAM reúne canções da própria artista e sucessos de outros compositores, aliadas à percussão. São composições da MPB, misturadas com músicas autorais e dançantes. Entre os principais sucessos, ‘Titela’, que marcou o verão e carnaval 2017, ‘Aquele Beijo’, ‘Macumba’ e ‘Fofoqueira. O nome do projeto ‘Brasilady’ foi criado pelo músico e compositor Carlinhos Brown, com quem Amanda trabalhou durante os nove anos que esteve na Timbalada. Atualmente em carreira solo, a cantora lançou em novembro do ano passado o CD Batucada Brasilady, que está disponível.

Sobre a participação de Daniela, Amanda é só elogios. “Ela é uma pessoa muito querida e, mesmo com uma agenda repleta de compromissos, vai participar do projeto ‘Batucada Brasilady’ no MAM”, destaca Amanda. A direção musical do projeto é de Amanda em parceria com Alex Ferreira. Direção artística de Miguel Vieira.

Os projetos musicais na área externa do MAM passam sempre por análise de técnicos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), que asseguram a preservação do patrimônio edificado do Solar do Unhão, onde está o MAM. O IPAC administra ainda o Palacete das Artes, Museu de Arte da Bahia, Palácio da Aclamação, Solar Ferrão, dentre os outros, na capital e interior baiano.

Espaço Cultural Alagados recebe curso de teatro, palhaçaria e contação de histórias

O Espaço Cultural Alagados – administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) - recebe o Projeto Teatro Griô em Flor durante o mês de julho. Todas as terças e sextas-feiras, às 14h e às 19h, a comunidade tem a oportunidade de participar de três cursos: Teatro, Arte do Palhaço e Arte de Narrar Histórias. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente no espaço cultural ou através do e-mail teatro@teatrogrio.com.br.

Todos os cursos são direcionados à iniciação e ao aperfeiçoamento artístico, baseados em metodologias próprias, a partir da interação estética entre o Teatro, a Tradição Oral, a Arte dos Narradores Tradicionais e dos Palhaços, da Cultura da Infância, da Literatura Oral e do Teatro de Rua.

Esta é uma das ações do projeto “Teatro Griô em Flor – Apoio às atividades artísticas de criação, formação, pesquisa, qualificação, aperfeiçoamento técnico, intercâmbio e manutenção do repertório do grupo Teatro Griô”. O projeto tem o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

O Teatro Griô é um grupo que tem como fonte de inspiração a Tradição Oral e a arte dos narradores, brincantes e palhaços, com sua simplicidade, humor e poesia. Criado em 1998, pelos artistas Rafael Morais e Tânia Soares, o grupo, realiza diversas apresentações artísticas no Brasil e exterior, nos mais variados espaços cênicos, como teatros, centros culturais, praças e ruas. O grupo desenvolve pesquisas e metodologias próprias, além de espetáculos, oferece cursos e oficinas artísticas para pessoas com ou sem experiência de todas as idades.

  • PROGRAMAÇÃO

CURSO "A ARTE DE NARRAR HISTÓRIAS", com Rafael Morais - Público Alvo: Adultos (artistas, estudantes, educadores e comunidade em geral);

CURSO DE “INICIAÇÃO AO TEATRO”, com Tânia Soares - Público Alvo: Adolescentes e Jovens (de 11 a 17 anos);

CURSO "ARTE DE PALHAÇO", com Rafael Morais - Público Alvo: Crianças (de 07 a 10 anos);

DATAS: Os cursos acontecerão às terças e sextas-feiras do mês de julho, das 14 às 17 horas (Teatro e Arte do Palhaço) e das 17 às 19 horas (Arte de Narrar).

 

Fonte: Correio/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!