06/07/2017

Casa Nova: 28ª Festa do Interior acontece neste final de semana

 

Palcos, toldos, stands de exposição, passarelas estão em ritmo acelerado de montagem no espaço de eventos da cidade de Casa Nova para a realização da 28ª Festa do Interior que acontece neste final de semana, entre os dias 07, 08 e 09.

O amplo espaço terá dois palcos, duas dezenas de toldos que abrigarão as localidades e distritos com barracas, haverá stands de diversos órgãos como SEBRAE, BNB, Banco do Brasil, CEF, Secretarias de Agricultura do Estado e Municipal.

O prefeito Wilker Torres, esteve no espaço na manhã desta terça-feira e foi informado que a montagem está dentro do prazo previsto e estará concluída ainda na manhã de sexta-feira, comentou: “faremos uma festa à altura do Povo de Casa Nova. Respeitando as tradições, resgatando o espírito e a idéia inicial da primeira festa, com representatividade de nossas comunidades”.

O prefeito destaca ainda um aspecto desta 28ª Festa do Interior: “Teremos representações das associações comunitárias das localidades e a presença do Banco do Nordeste e Banco do Brasil para incentivar negociações e créditos no período da festa. O principal é a festa, mas vamos aproveitar o tempo e aproximar nossas associações de pequenos produtores e os bancos que oferecem crédito rural”.

A Festa do Interior, realizada sempre na primeira quinzena de julho, logo após o encerramento das festas juninas, foi idealizada a mais de trinta anos, pois houve três anos em que não aconteceu, para integrar as comunidades e distritos de Casa Nova.

Município com mais de 9.500 quilômetros quadrados, com comunidades e distritos distantes 200 quilômetros da sede, a idéia de juntar em três dias de festa todas as localidades de Casa Nova, para que apresentassem suas atividades econômicas, o folclore, tradições e, principalmente, a culinária, cresceu a ponto de a cada ano entre 30 a 40 mil pessoas passarem pelo espaço de eventos da cidade.

“Neste ano nos voltamos para nossas comunidades, desde a escolha da rainha da festa, até a comida e a bebida que será comercializada. As atrações foram pensadas para agradar a todos os gostos e abrimos e ampliamos os espaços para artistas locais e regionais. Além disso durante os dias da festa teremos apresentações artísticas e culturais das comunidades. Será uma festa de Casa Nova, integrando nossa gente” – diz o prefeito.

“Queremos a presença de todos, como sempre acontece na Festa do Interior. Aqui é um espaço livre, aberto, seguro,  de paz e alegria. Todos:  casanovenses, juazeirenses, petrolinenses, nossos vizinhos de Remanso, Pilão, Sobradinho e Sento Sé, da Bahia inteira, como é costume. A Festa do Interior é integração e encontro.  Pensada e realizada para aproximar, unir e divertir. Este ano vamos mostrar à Bahia e ao Brasil as riquezas de nossa terra”.

Programação:

Sexta Feira: 14:00 horas, visita do Governador da Bahia Ruy Costa, acompanhado dos prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco (CONSTESF) ao espaço da feira, barracas da comunidades e stands. À noite,  abertura da festa e shows de Ana Costa, Ciel Rodrigues, Dorgival Dantas e  Flávio Leandro;

Sábado: apresentações culturais, comida típica durante o dia nas barracas e à noite shows de Chicana, Zefa de Zeca, Solange Almeida e Targino Gondim.

Domingo: o dia inteiro de apresentações, mostra de produtos regionais, apresentações folclóricas e à noite shows com a Banda Forrozão das Antigas, Leo Santana, Tayrone, Lenno e Ney Alves.

Pilão Arcado: População sofre sem água em suas casas

Moradores do município de Pilão Arcado, Bahia, continuam enfrentando o drama da falta de água em suas casas. Todos os dias existe manifestações de populares nas redes sociais solicitando providências do prefeito, Afonso Mangueira (PP) para que resolva a situação.

Mas pelo visto, as promessas de campanha jamais serão cumpridas, isso porque, segundo os próprios moradores, a falta de água serve como moeda de troca mesmo fora do período eleitoral para que pessoas possam comercializar a carrada de água através dos pipas espalhados pelo município.

“Na terra dos ‘laranjas do sertão’ todo tipo de ação pode ser criada para que alguém seja beneficiado. Um dos exemplos é a propaganda nas redes sociais para que famílias evitem instalar poços artesianos em suas propriedades com alegações irresponsáveis de que ‘vai prejudicar o meio ambiente'”, ironizou Paulo Roberto.

Em algumas residências de famílias carentes, as pessoas estão apelando para abrir buracos no quintal para tentar adquirir um pouco do liquido, mesmo que seja inapropriado com cor barrenta, para fazer comida, tomar banho e lavar.

Enquanto as famílias carentes sofrem com esse descaso, a administração não para de fazer exaltações com dinheiro público a exemplo de festas, contratações de carros de luxos, e ainda entupir a prefeitura com contratações de funcionários sem concurso.

Canudos: Vereadora denuncia descaso e abandono

A vereador do município de Canudos, Lucinha de Zé Raimundo (PP) está preocupada com a falta de saneamento e calçamento em parte do município, inclusive no centro da cidade onde esgotos escorrem a céu aberto e caem dentro do açude que abastece a cidade.

Em contato com a reportagem do AP, a vereadora apresentou algumas imagens sobre a falta de atenção da administração municipal que não toma providências em solucionar o problema que vem se arrastando há anos.

De acordo a vereadora, a imagem a cima é referente “a entrada do Bairro Aeroporto, pois o prefeito Geo prometeu tanto arrumar nos palanques de campanha e hoje está assim nesta situação de abandono”.

Lucinha informou ainda que em outras artérias da cidade o abandono é geral deixando pessoas numa situação desconfortável. “Com os esgotos escorrendo a céu aberto, e acumulando em alguns pontos da cidade, surgem os focos de reproduções de muriçocas. Elas só faltam levar as pessoas, a coisa aqui é séria e esse homem só vive de fazer propaganda de coisas que não existem”, disparou.

Juazeiro: Fomento à economia local foi tema de encontro promovido pela Prefeitura

Empresários e instituições que buscam fomentar o desenvolvimento do município e região participaram de uma reunião promovida pelo corpo técnico da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) na terça-feira (04) no Rapport Hotel em Juazeiro.

O encontro teve como objetivo, apresentar as ações da Agência, e dispor de espaço de escuta dos empresários, visando à promoção de ações que movimentem a economia do município.

“Apresentamos a estrutura da ADEAP e as ações que estamos realizando. Queremos ouvir as demandas do empresariado local para buscarmos promover e movimentar, através de ações, a economia local. O objetivo é descobrir as melhores soluções para os gargalos encontrados no dia-a-dia desses trabalhadores”, observou a titular da pasta, Maraiza Carvalho.

Na ocasião a diretora de desenvolvimento econômico da ADEAP, Lilian Koshiyama falou sobre a perspectiva de ações que instiga o desenvolvimento e o fortalecimento das parcerias público privado com a rede do agronegócio. “Queremos fazer um trabalho diferenciado com a ajuda de todos através de uma ação participativa”, observou.

Representantes da Codevasf, Sebrae, Banco do Nordeste, Agrovale, distritos de irrigação, imprensa e associações participaram do encontro e falaram sobre os trabalhos desenvolvidos na localidade. “Acredito que esse encontro é o inicio de uma grande parceria para podermos desenvolver melhor o agronegócio e valorizar toda a cadeia. Vamos unir os projetos e trabalhar de forma participativa visando o todo”, destacou o superintende agrícola da Agrovale, Francisco José Celestino.

Projetos e ações foram apresentados durante a reunião, a exemplo do ‘Juazeiro Empreendedor’, a requalificação do centro comercial, o programa Palmas para Juazeiro, a Expovale, a Fenagri, as feiras de caprinos e ovinos dos distritos, a sala do empreendedor, hortas comunitárias, feira de orgânicos e outros.

Para o gerente regional do Sebrae, Carlos Cointeiro o trabalho será ainda mais intensificado. “É uma grande felicidade ser parceiro da ADEAP nessa nova missão, buscar a melhoria e possíveis soluções para os problemas encontrados no agronegócio do nosso município. Podemos contribuir com apoio aos pequenos negócios por meio da capacitação dos empreendedores, além de orientá-los para o acesso ao crédito”, frisou.

Durante o encontro ficou definida a realização de um fórum permanente de desenvolvimento econômico, composto por entidades empresários dos diversos ramos da atividade. O fórum será um espaço de debate para propor ações de desenvolvimento econômico local, parceria público privada e criar uma rede articulada de eventos para movimentar serviços e comércio.

 

Fonte: Ascom PMCN/Ação Popular/Ascom PMJ/Municipios Baianos

Comentários:

Comentar | Comentários (0)

Nenhum comentário para esta notícia, seja o primeiro a postar!!